5 equipamentos para tornar seu veículo mais conectado e seguro
Novas funcionalidades garantem que o motorista tenha mais segurança e tranquilidade ao dirigir o automóvel
A segurança é a principal preocupação das fabricantes de veículos. Você já reparou como os carros de hoje são muito mais seguros do que os de 30, 40 anos atrás? Invenções como air bags e freio ABS ajudaram a tornar o trânsito mais seguro.
Porém, muitas outras novidades podem ser percebidas nos modelos lançados nos últimos anos. Afinal, além do som e vídeo automotivo de primeira qualidade, todo motorista quer desfrutar de equipamentos recentes que tornem os carros mais seguros, e alguns deles já estão presentes em boa parte da nova frota atual. Será que você conhece todos? Conheça as novidades no texto a seguir.
Câmera de ré
Fazer baliza é o principal medo de muitos motoristas. Esse é um momento crucial, em que o condutor deve executar os movimentos certos para estacionar o veículo em uma vaga, mas sem esbarrar no veículo da frente ou no de trás. Não por menos, é o teste derradeiro para conseguir a carteira de habilitação.
Porém, a vida do condutor torna-se muito mais tranquila quando o veículo é equipado com a câmera de ré. Hoje, isso é considerado um item de segurança presente em diversos modelos (inclusive os mais populares), uma vez que retira a falta de visão traseira e de pontos cegos, evitando colisões ou acidentes. Isso permite que o motorista tenha uma importante assistência, tornando as manobras de estacionamento mais precisas e rápidas de fazer.
Assistente de permanência na faixa
Todo motorista, ao menos uma vez, já se estressou com um carro que fecha seu veículo sem dar seta — situação que pode causar colisões ou acidentes. Em outros casos, essa invasão à faixa vizinha acontece sem intenção do condutor. Pensando nesses cenários, foi desenvolvido o assistente de permanência na faixa.
Basicamente, é um sistema que monitora se o veículo está prestes a deixar a sua faixa de rolagem involuntariamente. Quando isso acontece, a função é acionada, alertando o motorista e atuando para corrigir a trajetória do veículo, mantendo-o dentro da faixa de rolagem. Porém, isso não quer dizer que o carro dirige sozinho: o motorista assume o controle a qualquer momento e se mantém responsável pela condução do veículo.
Programa Eletrônico de Estabilidade
Um dos grandes temores dos motoristas é encontrar situações adversas enquanto dirigem, principalmente pistas molhadas e escorregadias. Na estrada, essa preocupação é ainda maior por causa das altas velocidades envolvidas. É justamente para oferecer mais tranquilidade aos condutores que foi desenvolvido o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP).
Essa tecnologia é uma combinação do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) e Sistema de Controle de Tração (TCS). Isso permite detectar movimentos de derrapagem do automóvel e agir imediatamente para neutralizá-los, comparando a dinâmica do veículo com a direção que o motorista deseja seguir.
Se houver discrepâncias, o ESP intervém para corrigir, com o programa controlando o torque do motor automaticamente e freando as rodas individualmente. Além das situações citadas acima, essa tecnologia também auxilia muito o condutor a desviar de obstáculos inesperados ou mesmo fazer curvas mais fechadas.
Central multimídia
Além das questões de segurança, não se deve esquecer dos equipamentos que permitem que o seu veículo fique mais conectado. Uma central multimídia no painel do carro facilita a vida do motorista, oferecendo funcionalidades práticas, como assistência de estacionamento e navegação, além de conectividade com outros aparelhos eletrônicos via bluetooth ou mesmo wi-fi.
Frenagem Automática de Emergência (AEB)
Por fim, é preciso destacar também o sistema de Frenagem Automática de Emergência (AEB), que tem sido uma peça importante para aumentar a segurança no trânsito. Composto de um radar e/ou câmera, ele consegue analisar o tráfego e identificar possíveis obstáculos no caminho.
Ao detectá-los, ele freia o veículo e alerta o motorista. Caso não haja resposta do condutor, o próprio sistema aciona a frenagem completa, evitando uma batida ou, ao menos, reduzindo a intensidade da colisão. Dessa forma, as colisões traseiras tornam-se muito mais raras e menos prejudiciais.