A relação entre a doença celíaca e a saúde bucal
A doença celíaca é um problema que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), acomete 1% da população mundial.
Apesar de pouco conhecida, essa doença é comum no Brasil e muitas pessoas não realizam o tratamento adequadamente, seja por falta de informação ou recursos.
O que é a doença celíaca?
A doença celíaca é uma reação defensiva que atinge o corpo, mais especificamente do organismo, devido à ingestão de glúten.
Quando a pessoa come algum alimento que contém glúten, acontece uma reação tóxica que causa danos no intestino delgado e não permite que o alimento seja absorvido corretamente. Contudo, é comum que se perguntem o porquê essa reação acontece.
A reação acontece por conta da não digestão das partículas do glúten, que não conseguem passar pela parede intestinal. Deste modo, uma reação imunológica surge e acaba agredindo a camada superficial do intestino delgado, causando inflamações.
O que muitos não sabem é que a doença celíaca pode aparecer em qualquer etapa da vida. Nos adultos, por exemplo, pode surgir após uma cirurgia, estresse emocional severo, infecção viral, gravidez ou parto.
De toda forma, a possibilidade de aparecimento de problemas bucais, não deve desencorajar o paciente de procurar por tratamentos odontológicos, como o tratamento de canal endodontia.
É um problema que não tem cura e o único tratamento possível é evitar ao máximo a ingestão de glúten.
Sintomas da doença celíaca
Os principais e sintomas mais comum dessa doença são:
- Anemia;
- Prisão de ventre;
- Distensão do abdome;
- Gases intestinais;
- Alterações anormais de peso;
- Diarreia constante;
- Desconfortos e cólicas abdominais.
Além desses, a doença celíaca pode causar formigamento nas mãos e nos pés, dor óssea e infertilidade. Por se tratar de uma doença autoimune, pode afetar também a parte bucal.
Qual a relação entre a doença celíaca e a saúde bucal?
Uma vez que uma doença gastrointestinal afeta o intestino, logo ela acaba prejudicando todos os tecidos moles e a boca é um deles.
São diversas as manifestações da doença celíaca na parte oral como aftas, defeitos nos dentes, ressecamento na boca, entre outros:
- Aftas
O desenvolvimento de aftas pode atrapalhar a deglutição e fala. As aftas podem desaparecer e surgir sozinhas.
É possível identificar as aftas por conta dos seguintes aspectos: imperfeições no esmalte dos dentes, aftas esbranquiçadas na língua e bochechas, além dos sintomas como diarreia, erupções e fadiga.
Um jeito de resolver a questão do esmalte dos dentes é realizando um clareamento dental.
Sendo assim, procurar um profissional especializado nessa área é o jeito de solucionar esse problema. Para as aftas, o dentista pode prescrever enxaguantes bucais ou anestésicos tópicos.
- Defeitos no esmalte dentário
Portadores da doença celíaca podem sofrer com a perda do esmalte dos dentes, o que é um problema. Isso está relacionado ao desenvolvimento precário e a descoloração do esmalte.
Deste modo, é comum o amarelamento e alguns pontos amarronzados, listrados e até esbranquiçados nos dentes.
Uma maneira de buscar soluções para o caso é tendo uma dieta sem glúten e procurar uma clinica odontológica estética, além de conversar com o dentista sobre a situação para que ele possa ajudar.
- Ressecamento da boca
O ressecamento da boca, também conhecido como síndrome da boca seca (ou xerostomia), é outro ponto que mexe com a saúde bucal. A pessoa fica com a sensação de secura na região.
Quando o organismo tem dificuldade de produzir saliva, o processo de mastigação e engolir os alimentos fica mais complexo, comprometendo até a dicção.
Essa sensação de incômodo não é normal, já que a saliva é muito importante para a manutenção da limpeza bucal e a sua ausência pode contribuir para a deterioração dos dentes e surgimento de cáries.
Uma pessoa com doença celíaca pode, por exemplo, procurar um dentista para entender melhor que há a possibilidade de utilizar uma faceta dental para corrigir as imperfeições de cor e tamanho dos dentes.
Tratamento da doença celíaca
O indicado para quem tem doença celíaca é uma alimentação sem glúten, por que ao retirá-lo da alimentação, os sintomas não aparecem. Sendo assim, é necessário tirar massas, cereais, pães e grãos que contenham glúten.
Conviver com essas restrições alimentares é um grande desafio, mas é possível ter uma alimentação com os seguintes alimentos:
- Vegetais;
- Suco de frutas;
- Leite e derivados;
- Milho e mandioca;
- Sagu;
- Arroz;
- Batata;
- Cará;
- Inhame.
Para saber se a sua parte nutricional está bem é necessário realizar alguns exames e caso haja deficiência, o médico pode indicar uma suplementação vitamínica para melhorar os índices de vitaminas.
Isto posto, a doença celíaca mexe com todo o corpo, podendo afetar a parte bucal, mexendo com os dentes. Dependendo da condição dos dentes, o dentista pode indicar um tratamento de implante de dente ou outro procedimento, mas isso muda de caso para caso.
Assim, cuidar da alimentação para evitar que os sintomas da doença celíaca apareçam é um jeito de manter a saúde bucal em dia e assim viver com mais qualidade de vida e bem-estar.
Para mais conteúdos relacionados à Dicas e Informações diversas, ou até mesmo de Saúde, acesse nosso portal.