Acampamento em família: 5 dicas essenciais para seguir

Saiba como preparar um acampamento e aproveitar ao máximo esse momento de lazer

Sair um pouco da realidade urbana, permeada pelo trânsito intenso, pela correria diária e pelo uso excessivo das telas, e poder se conectar um pouco mais com a natureza provavelmente é um dos objetivos de quem deseja acampar.

Para quem tem crianças ou adolescentes em casa, por sua vez, essa é uma ótima oportunidade para ter um tempo de qualidade em família. Fazer um acampamento, porém, exige organização, principalmente de itens indispensáveis, a exemplo da clássica barraca de camping.

Isso sem falar de cuidados que vão além do material, como conferir a previsão do tempo e verificar o local onde o acampamento será montado. Pensando nisso, selecionamos tudo o que é, de fato, necessário para que você consiga ter uma experiência inesquecível com a sua família.

Guia para quem vai acampar em família

Confira dicas práticas para garantir que sua experiência de acampamento em família seja inesquecível e sem contratempos.

Defina o local e o meio de transporte

Especialmente para quem vai acampar pela primeira vez, é necessário conhecer os locais onde é possível acampar com tranquilidade. Existem campings específicos para isso, com uma estrutura básica para que você e sua família possam fazer as refeições e tomar banho em chuveiros com água quente, por exemplo.

Há alguns campings, inclusive, que oferecem o serviço de aluguel de barracas. Caso prefira, porém, leve um modelo com capacidade para caber todas as pessoas. Defina também se a viagem será feita de carro próprio ou alugado, já que isso facilita, e muito, na praticidade do passeio.

Faça uma lista de todos os itens necessários

Listar tudo o que será necessário é algo que evita esquecer itens de grande importância no caminho. Considere levar itens como protetor solar, repelente e um kit básico de primeiros socorros. Lembre-se de levar também lanternas, saco de dormir ou colchonetes, papel higiênico, panos de chão e galochas.

O vestuário também deve ser compatível com o local, assim como os calçados a serem usados. Caso o ambiente seja mais frio, leve casacos, calças, meias e gorro; se, por outro lado, for mais quente, prefira roupas mais leves e, se tiver alguma cachoeira ou rio próximos, leve também biquíni e toalha de banho própria.

Prepare os utensílios de cozinha e alimentos

A depender do tipo de camping escolhido, vocês poderão fazer as refeições nos refeitórios ou restaurantes próximos ou preparar aquilo que vão comer. A recomendação geral é levar alimentos não perecíveis e de fácil consumo para garantir a praticidade, juntamente com garrafas térmicas com água fresca.

Caso queira fazer preparos assados, vale a pena levar uma churrasqueira portátil. Não se esqueça de levar carvão, álcool e fósforos para acendê-la. Além disso, é preciso levar uma toalha para as refeições feitas no chão e utensílios básicos, como garfos, facas, colheres e copos que podem ser descartáveis.

Leve também lona, cobertor, toalhas e sacos de lixo

Antes de montar a sua barraca, é preciso observar se o terreno em questão é plano e se tem uma boa sustentação. Além disso, é preciso colocar uma lona (de preferência impermeável para que o colchonete ou colchão não fique úmido e sujo desnecessariamente).

A depender do clima, também é sugerido levar mais de uma coberta, bem como toalhas de banho. Atenção para a limpeza do local: jamais deixe lixo espalhado em meio à natureza. Portanto, leve sacos de lixo para descartar todo e qualquer resíduo, como embalagens plásticas e restos de alimentos.

Separe alguns jogos e brincadeiras

Por último, separe alguns jogos e brincadeiras que podem ser praticados com toda a família. Um conjunto de frescobol, uma bola de futebol ou de vôlei, um baralho tradicional ou tipo Uno podem animar a galera e deixar o momento mais divertido para todo mundo.

Caso tenha esse tipo de habilidade musical, você pode levar um instrumento, como um violão ou uma gaita, e reunir a família em uma roda para cantar as mais diversas canções ou até mesmo mostrar para as crianças algumas cantigas e músicas antigas.