Aplicações de tecnologia na avaliação educacional
A avaliação educacional é fundamental para a manutenção da qualidade de ensino. Para fazê-la, as escolas passam por diversos procedimentos de verificação que podem ser exaustivos e pouco precisos.
Assim como uma máquina embaladora de gelo melhora a eficiência e eficácia das fábricas de gelo, a tecnologia também pode ter impacto positivo no universo da educação.
Entenda o que é avaliação educacional, como a tecnologia pode influenciar esse processo e quais as principais aplicações dos recursos tecnológicos na avaliação do sistema educacional.
O que é avaliação educacional?
A avaliação educacional é um processo de análise da qualidade do ensino e da aprendizagem em um ambiente educacional, seja uma escola, uma universidade ou qualquer outro local de ensino.
Da mesma forma que elevadores de carga industrial são submetidos a uma série de testes para averiguar se estão seguros e confiáveis, a relação entre ensino e aprendizagem também precisa ser conferida.
A avaliação educacional pode ser realizada de diferentes formas, utilizando diferentes instrumentos e metodologias, como provas, trabalhos em grupo, apresentações, entre outros.
Ela permite aos educadores, estudantes, pais e demais envolvidos no processo educacional avaliar o desempenho dos estudantes, identificar possíveis deficiências no processo de ensino e aprendizagem, e buscar soluções para melhorar a qualidade da educação.
Como a tecnologia influencia esse procedimento?
A tecnologia pode ter um papel fundamental na avaliação educacional, ajudando a tornar o processo mais eficiente, objetivo e acessível, assim como facilita o trabalho de profissionais capacitados a emitir laudo de conformidade NR12.
Com o uso de softwares de correção automática, é possível corrigir provas e exercícios com rapidez e precisão, permitindo aos professores terem mais tempo para se dedicar a outras atividades.
As plataformas de avaliação online também são recursos importantes. Elas permitem a criação e aplicação de testes e questionários, além de fornecerem relatórios de desempenho dos estudantes.
Já com o uso de ferramentas de análise de dados é possível obter insights sobre o desempenho dos estudantes, identificar pontos fortes e fracos do processo de ensino e aprendizagem, e tomar decisões assertivas para melhorar a qualidade da educação.
Conheça algumas aplicações da tecnologia
A aplicação de tecnologia, apesar de demandar adaptação e preparação, assim como um treinamento NR5, pode ser extremamente benéfica para a avaliação educacional.
Confira algumas das principais formas de incorporar esse recurso às análises do sistema de educação.
Plataformas de avaliação educacional
As plataformas de avaliação permitem criar avaliações personalizadas de acordo com as necessidades específicas de cada disciplina e nível de ensino. É possível criar perguntas de múltipla escolha, verdadeiro/falso, além de permitir a inclusão de imagens, vídeos e áudios.
Há um aumento na praticidade, ao eliminar a necessidade de preparar e imprimir folhas de papel e corrigir manualmente as avaliações. Isso permite que os educadores economizem tempo e tornem o processo de avaliação mais eficiente, além de sustentável.
Uma parceria com uma empresa de poda de árvores, por exemplo, pode ser uma maneira de incentivar o uso desse recurso e evidenciar razões menos óbvias para o uso da tecnologia no ambiente educacional.
A correção automática realizada pelas plataformas online também é mais objetiva e precisa do que a correção manual. Além disso, elas fornecem resultados mais rapidamente, permitindo aos educadores terem uma visão mais clara do desempenho dos alunos.
Outro benefício do uso das plataformas é a obtenção de relatórios completos com estatísticas sobre o desempenho geral da turma e individual de cada aluno, que permitem a identificação de pontos fortes e fracos do processo de ensino e aprendizagem.
Softwares de correção automática
Os softwares são ferramentas fundamentais para todos os segmentos do mercado. Uma empresa de topografia e georreferenciamento usa programas de computador, por exemplo, para compilar informações e fazer uma leitura otimizada do terreno.
Na avaliação educacional, os programas de correção automática oferecem uma série de benefícios, como a agilidade. A correção automática realizada pelos softwares é muito mais rápida do que a versão manual realizada pelos educadores.
Isso permite que os resultados sejam obtidos mais rapidamente, o que é especialmente útil em períodos em que é necessário corrigir um grande número de provas ou exercícios.
O trabalho dos softwares é mais objetivo e preciso do que a correção manual, uma vez que os programas seguem critérios pré-determinados e não são suscetíveis a erros humanos. Para questões de múltipla-escolha, as ferramentas funcionam especialmente bem.
Os softwares de correção também podem fornecer feedback imediato aos alunos, permitindo que eles avaliem seu próprio desempenho e identifiquem áreas onde precisam melhorar, motivando os alunos a se dedicarem mais aos estudos.
Além disso, os recursos tecnológicos economizam tempo e trabalho dos educadores, permitindo que eles se concentrem em atividades mais criativas e construtivas.
E por serem personalizáveis, podem atender às demandas de cada disciplina, permitindo a criação de critérios de correção específicos para cada tipo de questão, garantindo que a correção seja realizada de maneira justa e precisa.
Acesso remoto
O acesso remoto permite que os educadores avaliem os alunos a qualquer hora e em qualquer lugar. Esse recurso é fundamental para os alunos que precisam de horários flexíveis ou que não têm acesso a um ambiente de aprendizagem tradicional.
Pode, também, fornecer aos alunos acesso a recursos educacionais que não estão disponíveis em suas comunidades locais. Isso pode incluir a participação em aulas e palestras, bibliotecas digitais e o uso de ferramentas de aprendizagem online.
O monitoramento do progresso dos alunos ao longo do tempo é impactado positivamente pelo acesso remoto. Assim, é possível fazer a revisão de trabalhos, testes e outros materiais de avaliação online.
Com o acesso remoto há uma importante redução dos custos associados à avaliação educacional, como o custo de transporte e a necessidade de espaço físico para realização de testes e outras avaliações.
Esse tipo de recursos também reforçam a segurança durante a avaliação educacional, reduzindo a possibilidade de fraude e outros problemas de integridade.
É preciso lembrar, entretanto, que a avaliação educacional deve ser adaptada às necessidades dos alunos e às circunstâncias específicas de cada situação educacional.
Simulações e jogos educacionais
Assim como a planta baixa com layout, os jogos de simulação educacionais ajudam os alunos a ter uma visão realista do que poderão encontrar fora da escola e se preparar para o ambiente de trabalho.
No contexto da avaliação educacional, as simulações e jogos educacionais podem ser usados para verificar o conhecimento dos alunos ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem. Existem diversas plataformas que podem ser utilizadas, como:
- Quizlet;
- Prodigy;
- GeoGuessr;
- Code.org;
- Duolingo.
Essa abordagem é chamada de avaliação formativa, e permite que os educadores chequem o desempenho dos alunos e ajustem a estratégia de ensino em tempo real.
Simulações e outras atividades lúdicas também podem ser aplicadas como um teste de avaliação somativa. Nesse caso, eles testam a habilidade dos alunos de aplicar o conhecimento adquirido em situações reais e práticas.
Esse tipo de atividade é excelente para aumentar o engajamento dos alunos com os estudos, sendo mais atraentes do que os testes tradicionais e ajudando a aumentar a motivação e o interesse dos alunos pela disciplina.
Os jogos educacionais podem fornecer feedback imediato aos alunos, permitindo que eles avaliem seu próprio desempenho e identifiquem áreas onde precisam melhorar. Assim, é possível incentivar a autoavaliação e proatividade dos estudantes.
Além do desempenho acadêmico tradicional, as atividades lúdicas ajudam a desenvolver habilidades específicas, como a resolução de problemas, comunicação e colaboração.
Essas habilidades, comumente chamadas de soft skills, são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho, e a avaliação dessas habilidades pode ser útil para orientar o processo de ensino e aprendizagem.
Ferramentas de análise de dados
As ferramentas de análise de dados permitem que os educadores identifiquem tendências e padrões nos dados de desempenho dos alunos, mapeando áreas de força e fraqueza no ensino e aprendizagem
A partir das análises é possível personalizar o ensino de acordo com as necessidades individuais dos alunos e preparar planos de atividades e revisões para auxiliar estudantes baseado nas áreas de maior dificuldade.
O recurso pode ser aliado ao feedback dos alunos sobre o sistema de ensino, abordagens adotadas e sugestões de melhorias. Da mesma forma, uma empresa de topografia e agrimensura utiliza as impressões dos profissionais para melhorar os serviços prestados.
Além disso, essas ferramentas podem se mostrar úteis para a tomada de decisões informadas sobre o ensino e a aprendizagem, que incluem a escolha de materiais didáticos, a definição de metas de aprendizagem e a alocação de recursos.
A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Usá-la no processo de avaliação educacional proporciona resultados mais eficazes e rápidos que permitem melhorias em tempo real, tornando o ensino mais efetivo.