Automação de Marketing: como usar ferramentas de automação para otimizar seu tempo e aumentar sua eficiência

Automação de marketing nada mais é do que usar ferramentas tecnológicas que automatizam ações e processos para trazer mais eficiência e escalabilidade ao marketing, ao mesmo tempo, criar relacionamento personalizado com o público.

O termo se refere a qualquer ação automatizada que dependa de recursos tecnológicos, como agendar publicações nas redes sociais, usar chatbot no atendimento e disparar e-mails.

As interações automatizadas pelas redes sociais não são recomendadas, entretanto, também é uma forma de automação. Só que as empresas precisam entender que esse recurso não se refere a algo pontual.

O ideal é que ele seja aplicado em todo o planejamento de marketing para ativar uma tarefa após a outra, sem precisar de qualquer ação manual. Geralmente, o recurso é usado no Inbound Marketing, mas pode ser aplicado em outros processos.

O grande propósito por trás disso é automatizar a gestão de leads dentro do funil de vendas para que evoluam sem a necessidade de intervenções muito grandes por parte dos profissionais.

Para ajudar as empresas a implementar a automação de marketing, este artigo vai mostrar quais são as ferramentas usadas, o que são as ferramentas de automação, como criar esse processo e quais são seus tipos.

Principais ferramentas de automação de marketing

Existem diversas ferramentas de automação de marketing que as empresas podem usar, e entre as mais comuns estão:

Sendinblue

Sendinblue é uma ferramenta popular que permite fazer o design de e-mails para o processo de vendas e newsletters simples para engajar os usuários. Existem vários modelos disponíveis, mas a organização pode criar seu próprio modelo.

Para alcançar os leads, a organização pode disponibilizar formulários de assinatura rapidamente e sincronizá-los com a lista de contatos. Outra opção é trabalhar com fluxos de automação pré-definidos para mensagens de boas-vindas e abandono de carrinho.

Uma empresa de cabeça de impressão evolis também pode aproveitar outros recursos da Sendinblue, como:

  • Criar campanhas por e-mail;
  • Enviar SMS;
  • Rastrear taxa de abertura;
  • Analisar taxa de entrega;
  • Ver número de cliques.

Tudo isso faz com que a plataforma se torne uma das ferramentas de automação de marketing mais completas do mercado.

Mailchimp

Essa ferramenta é uma das mais conhecidas e atualmente ajuda mais de 10 milhões de empresas a construírem o próprio negócio e mantê-lo em crescimento constante. Isso se deve à facilidade de uso e ao seu excelente custo-benefício.

O Mailchimp proporciona recursos para automatizar e-mails de boas-vindas, retomar contatos com os clientes, avisar sobre carrinho abandonado e fazer estratégias de remarketing.

Por meio dele, um fabricante de cortina blackout consegue criar e-mails de direcionamento mais precisos, além de ter uma ferramenta CRM com todos os recursos necessários para que o negócio prospere.

Sharp Spring

De acordo com a própria Sharp Spring, essa é a melhor plataforma de automação por que possui as melhores avaliações e oferecem oportunidades de negócios com baixo custo.

Trabalha com serviços de Inbound Marketing que apresentam resultados reais por meio de contratos duradouros. Para que as vendas se tornem mais previsíveis, o sistema pode ser usado para criar funil de vendas que melhora a comunicação com os leads.

iContact

Esse recurso foi desenvolvido para facilitar o trabalho com e-mail marketing e o negócio consegue aumentar o público, criar e-mails com designs inteligentes, personalizar as mensagens e automatizar a comunicação.

É a melhor opção para pequenas empresas e desde 2003 colabora com marcas que precisam enviar muitos e-mails mensalmente.

Mas o que são ferramentas de automação?

As ferramentas de automação de marketing são recursos usados para agilizar os processos de marketing e para apoiar as campanhas digitais.

Eles lidam com o gerenciamento dessas campanhas, segmentam o público, fazem análises comportamentais, monitoram sites e pontuam os leads.

Para uma empresa de instalação de paineis solares, elas são fundamentais para automatizar tarefas repetitivas, reduzir erros humanos e melhorar os resultados.

As coisas deixam de ser feitas manualmente e os profissionais podem se concentrar em processos estratégicos, como planejar e criar o design das campanhas, definir metas, fazer pesquisas, trabalhar a consistência de marca, medir indicadores, entre outros.

Quando se ouve sobre automação de marketing, muitos pensam no e-mail, só que as ferramentas vão muito além das campanhas de e-mail marketing porque elas servem para muitas outras tarefas.

O negócio consegue gerar leads e classificá-los, segmentar e direcionar o público, realizar atividades de upsell e vendas cruzadas e trabalhar com programas de fidelidade e retenção de clientes.

Outra possibilidade é fazer análises e elaborar relatórios que otimizam as estratégias de marketing de conteúdo, além da realização de testes para saber quais ofertas, imagens, templates e outros recursos funcionam melhor.

Para um fabricante de ar condicionado central apartamento, as ferramentas de automação também são muito úteis para coletar dados de clientes e criar perfis mais próximos das características do consumidor.

Os dados também podem ser usados para melhorar a experiência do cliente e a marca desenvolve com facilidade experiências personalizadas nos canais digitais que utiliza.

Como criar automação de marketing?

Para fazer automação de marketing, a primeira coisa que a empresa deve fazer é definir seus processos e objetivos, e toda a equipe precisa entender o que deve ser feito.

É fundamental que os colaboradores entendam a importância da automação, seu papel na estratégia e de que maneira ela pode contribuir com os resultados.

Só depois de fazer isso é que o negócio vai contratar uma ferramenta, tendo em mente que esses recursos não fazem o trabalho sozinho. Na verdade, eles precisam de toda uma estratégia por trás para alcançar os resultados esperados.

Um fabricante de azulejos fora de linha não vai desperdiçar dinheiro contratando ferramentas e pagando mensalidades porque primeiro vai definir um processo e seu funil de vendas, e com base nessa estrutura escolher a ferramenta.

Os segmentos possuem menos leads do que a base toda, mas os disparos de e-mail serão muito mais eficientes se o mailing for segmentado.

A segmentação serve como base para a personalização, melhorando o relacionamento com os potenciais clientes e os resultados do fluxo. Quando a companhia criar mensagens e configurar os envios, deve personalizar com o nome do destinatário.

Por fim, é importante integrar o time de marketing e vendas dentro da ferramenta de automação para definir quem serão os responsáveis por emitir alertas. No entanto, fora da ferramenta também é importante saber como eles vão se alinhar.

Quando os times trabalham juntos, conseguem definir facilmente as metas dos fluxos, a pontuação que o lead precisa ter para sair do marketing e ir para as vendas e outros dados que devem ser coletados nos formulários.

Tipos de automação

Além de saber como implementar a automação de marketing, uma empresa de locação de andaimes também precisa saber quais são os tipos de automação.

Existem muitas possibilidades e uma delas é para gerar leads qualificados, e isso acontece por meio da criação de conteúdo relevante, compatível com a entrega feita no momento de chamar a atenção do cliente e atender suas necessidades.

Para otimizar essa tarefa, existem diversos softwares de automação que estão se desenvolvendo, e eles permitem chamar a atenção dos potenciais clientes, otimizar o trabalho da equipe e criar campanhas bem direcionadas.

Também é possível automatizar o suporte ao cliente, um setor muito importante para o sucesso da companhia. Um fabricante de portão basculante manual pode reduzir o tempo que o atendimento exige por meio de ferramentas de automação.

Geralmente, esse processo é usado para esclarecer dúvidas comuns dos consumidores, deixando as necessidades mais complexas para os atendentes humanos.

Investir em suporte automatizado ajuda a reduzir custos, melhorar a satisfação dos clientes, aumentar a produtividade e reduzir o tempo médio de espera.

Outra possibilidade é a automação no Instagram, o que possibilita realizar ações automaticamente, como seguir usuários, enviar mensagens para perfis engajados e agendar publicações no feed e nos stories.

Um fabricante de divisória de escritório também consegue curtir e comentar os conteúdos de outras pessoas, enviar mensagens no direct, melhorar o atendimento pelo canal e responder comentários com mais agilidade.

Se a marca quiser, a automação de Instagram também emite relatórios, responde conteúdos ligados ao negócio e ainda ajuda a monitorar as ações realizadas na conta.

Considerações finais

Para criar um bom planejamento de marketing digital, existe muito trabalho a ser feito, e tentar dar conta de tudo manualmente, mesmo no caso dos pequenos negócios, é um tiro no pé.

Mais do que atualizar o blog, cuidar do site institucional, enviar e-mails para os clientes, trabalhar o funil de vendas, criar anúncios no Google e nas redes sociais e atualizar essas plataformas, todo esse trabalho precisa ter qualidade.

Manualmente é impossível, mesmo que a organização possa ter uma grande equipe. A automação e suas ferramentas agilizam muitos processos e melhoram o retorno sobre os investimentos em marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.