Automação de Marketing: Entenda o que é e como se aplica

A automação é muito importante para o marketing digital, pois é através dela que as empresas conseguem dar conta de toda demanda que os processos necessitam.

Afinal, o público que se encontra no ambiente digital é imenso, além disso, existem uma série de estratégias que a empresa precisa utilizar para conseguir atrair os seus consumidores, por isso o desafio de realizar tudo com excelência é enorme.

Pois é justamente nesse cenário que entra a automação de marketing, com ela é possível atingir potenciais clientes em uma grande escala, mas tudo isso de forma personalizada, construindo uma relação mais próxima com o cliente.

Ficou curioso e quer saber como a automação do marketing pode ajudar a sua empresa? Continue lendo este artigo e saiba como implementar essa estratégia em seu negócio, seja uma pequena empresa embaladora de pipoca ou uma grande multinacional. Boa leitura!

O que é Automação de Marketing?

Definimos automação de marketing, como o uso de tecnologias para automatizar ações e processo, o seu principal objetivo é aumentar a eficiência e a escalabilidade do marketing, além de manter o relacionamento mais próximo e personalizado com os leads.

Quando falamos em automação de marketing, saiba que podemos nos referir a qualquer ação automatizada com tecnologia como:

  • Disparo de e-mails;
  • Agendamento de posts nas redes sociais;
  • Uso de chatbots.

Essas automações agilizam o trabalho da empresa, fazendo com que todas as pessoas sejam atendidas da maneira certa, além de receberem as informações necessárias sobre os produtos e serviços.

Por exemplo, uma empresa não tem tempo disponível para responder todas as mensagens que perguntam sobre mangueiras hidráulicas, dessa forma ela pode ativar as mensagens automáticas e sempre que surgir esse questionamento os chatbots respondem.

É importante que você entenda que as automações de marketing, não dizem respeito a ações pontuais, mas sim de tudo que está relacionado ao processo de marketing através do fluxo de trabalho que ativam as tarefas de forma automática, sem a intervenção manual.

Saiba que a automação do marketing pode ser usada em diversas estratégias, porém ela é bem mais comum no Inbound Marketing.

Pois a intenção é automatizar a gestão dos leads e o funil de vendas, para que eles se transformem em consumidores, com o mínimo de interação das equipes, fazendo com que os colaboradores invistam esse tempo gasto em outras coisas.

Se você é empreendedor e tem uma distribuidora de produtos de limpeza, por exemplo, sabe que muitas vezes as pessoas lotam suas redes sociais com perguntas que muitas vezes não levam a lugar algum, e fazem com que você fique preso aquela conversa.

Dessa forma você deixa esse primeiro contato na mão da automação, se esse lead realmente se transformar em um consumir aí sim você terá braço para lidar com as suas necessidades.

Esse processo de automação de marketing, desenvolvem funções em torno de:

  • Gerar leads;
  • Nutri-los até o momento da compra;
  • Conquistar novos clientes;
  • Ativar os clientes que já efetuaram suas compras;
  • Estimular sua retenção e gerar recomendações.

Nos dias atuais onde as vendas pela internet estão cada vez mais concorridas, é importante contar com uma automação que te auxilie em todos os processo de comunicação com os clientes.

Como funciona a automatização do marketing?

Agora que você já sabe a definição da automação de marketing é importante saber como funciona.

Por exemplo, uma empresa de esteira modular plástica ao utilizar essa estratégia consegue garantir uma comunicação com base no comportamento dos seus consumidores com a sua marca.

Dessa forma será possível analisar o engajamento do público, permitindo a criação de ações personalizadas, com o objetivo de otimizar tanto o tempo dos colaboradores como o dinheiro da empresa.

É importante que você entenda que essa é uma ferramenta que permite com que as empresas:

  • Entendam os interesses dos seus leads;
  • Saiba em qual fase do funil de vendas eles estão;
  • Segmente o seu público através de dados cadastrados e comportamento;
  • Realizar ações integradas com mídias sociais, site, landing page.

Com isso, quanto mais você aumenta sua lista de leads e clientes, mais trabalho sua empresa terá e consequentemente mais vendas de produtos e serviços.

Para que serve a automação de marketing?

Bom, quando uma empresa de acessórios para cabos de aço realiza a automação de marketing, tem como principal objetivo a criação de estratégias personalizadas para diferentes jornadas de compra.

Dessa forma, com a abordagem correta é possível aumentar as vendas da empresa e com isso otimizar todos os processos de marketing e vendas, diminuindo de forma considerável os custos de aquisição por cliente.

Sem contar que a automação permite com que a empresa trabalhe na fidelização de clientes antigos, oferecendo um desconto em seus serviços de consultoria de metrologia, por exemplo, com isso mantendo um relacionamento contínuo.

Podemos destacar como uma das melhores vantagens a facilidade em obter e observar todos os dados, fazendo com que cada fase se mostre efetiva seja qual for o seu objetivo de atração, fidelização e conversão final.

Através desses dados, uma empresa de exaustor industrial grande, por exemplo, consegue observar todo o caminho que uma pessoa fez em sua jornada de compra e identificar se existe algum problema entre esses processos.

Esses problemas podem surgir de diversas formas como um indicativo de que o marketing não está entregando um lead de qualidade, por exemplo, ao identificar esse problema de maneira rápida é possível encontrar a solução.

Além disso, você consegue identificar se as suas campanhas estão alcançando um grande número de pessoas, além de envolver a marca com os consumidores, mostrando se suas campanhas estão sendo efetivas.

Por isso que a automação de marketing é importante, pois só através dela você consegue enfocar as lacunas existentes em seu negócio.

Benefícios da automação para as empresas

Como você pode ver a automação de marketing é muito importante para as empresas, veja a seguir alguns benefícios ao utilizar essa estratégia em seu empreendimento.

Facilita o acesso à informação

Sem sombra de dúvidas um dos grandes desafios que as empresas enfrentam hoje é a competitividade do mercado, afinal, não existe apenas uma empresa de picking logística, existem milhares delas.

Por isso que para se destacar é preciso fazer com que os seus clientes tenham acesso a todas as informações de maneira rápida e fácil, caso contrário os consumidores irão desistir da sua página e procurar outra.

Além disso, com a automação, as empresas conseguem substituir as atividades manuais por softwares, fazendo com que todas as informações fiquem centralizadas em um único lugar e disponível a todos. 

Isso permite com que os dados sejam consultados a qualquer momento, o que evita com que um setor fique dependendo do outro, assim os seus colaboradores terão disponíveis as informações que os clientes precisam.

Possibilita uma gestão segura e eficaz

A automação permite que a empresa seja transparente e racionalize todos os processos, afinal todas as informações estarão organizadas e centralizadas, dessa forma os gestores conseguem ter uma visão mais ampla do funcionamento dos processos como um todo.

Com isso fica bem mais fácil compreender todas as etapas e elaborar os planos, de acordo com a realidade da empresa e os objetivos traçados a longo prazo, pense que com decisões mas embasada o seu negócio terá uma gestão mais segura e eficaz.

Tudo isso impacta em diversos setores e ações como:

  • Custos;
  • Mercado;
  • Concorrência;
  • Experiência do cliente.

Manter uma gestão mais eficiente faz com que os seus produtos e serviços tenham mais qualidade, além de oferecer um atendimento de excelência para todos os seus clientes.

Aumenta a competitividade

Manter a sua empresa de forma competitiva no mercado, é essencial para fazer com que você cresça cada vez mais não é mesmo?

Pois bem, com os processos automatizados, racionalizados e organizados da maneira correta, faz com que o seu negócio seja aperfeiçoado, tornando a gestão mais eficaz, proporcionando com que melhorias sejam feitas.

Isso tudo faz com que a sua empresa consiga entregar produtos e serviços com qualidade, o que irá fazer com que sua marca seja referência no mercado, conquistando cada vez mais clientes e se destacando da concorrência.

Como já dito, o ambiente digital é muito competitivo, por isso é importante que a sua empresa consiga se destacar no mercado, só assim você conseguirá crescer de maneira mais fácil e eficaz.

A automação do marketing acompanha as tendências de mercado e o novo perfil dos consumidores, por isso é crucial que a sua empresa entenda sua relevância e utilize suas práticas.