Branding: o que é tom de voz da marca?

Para que uma empresa consiga se conectar com o seu público, é importante que ela esteja alinhada de diversas maneiras junto dessa audiência. Tudo isso faz com que seja essencial para essa marca saber como trabalhar o seu tom de voz para atrair atenção desse grupo.

Por mais que isso sempre fosse algo necessário no mercado, a verdade é que nos últimos anos esse cenário vem se tornando cada vez mais urgente muito por causa da alta concorrência que existe atualmente, onde para cada produto existem vários fornecedores.

Diante de tudo isso, os consumidores vêm despertando um novo tipo de interesse, olhando para algo muito além do valor ou da qualidade daquilo que compra. Na verdade isso continua sendo algo essencial para uma venda, mas agora conta com outros tópicos.

É nesse ponto que entra a necessidade de uma empresa em oferecer o melhor tipo de experiência ao seu público, tal como um fornecedor de água mineral, que deve destacar a pureza daquilo que oferece ou então qualquer outro tipo de conceito que considere de valor.

Durante isso se mostra relevante para uma empresa saber como trabalhar melhor o seu tom de voz, de modo a construir uma melhor relação com o seu público, conquistando assim não apenas resultados imediatos, mas também uma performance a longo prazo.

Essa realidade vem atingindo um número cada vez maior de empresas, afinal, o que vem se modificando é justamente o comportamento do público, cabendo aos diferentes negócios se adaptarem a isso, de forma a se manterem em alta em seus respectivos segmentos.

Logo, estamos falando de uma necessidade de adaptação a ser adotada tanto por quem administra um pequeno restaurante, como também por quem gerencia uma fábrica de produção de esmerilhadeira pneumática, pois públicos diferentes buscam algo especial.

Para conseguir então se destacar é preciso que uma marca seja vista com os melhores olhos possíveis por parte do seu público, a ponto de sentirem confiança no produto apenas ao ver a assinatura do fornecedor em tais mercadorias diante do valor de tal empresa.

Agora, para que seja possível adotar a melhor estratégia de comunicação para o seu negócio, desenvolvendo um tom de voz que seja melhor recebido pelo seu público, primeiro é importante entender melhor sobre o que compõe esse tipo de conceito.

Branding e a voz de uma marca

Dentro do mercado existe um conceito importante de ser trabalhado pelas empresas que é a ideia de branding, um termo que está associado a forma como uma companhia mantém sua marca viva, usando de certas estratégias para que o público veja a marca com tal olhar.

O objetivo principal desse tipo de estratégia é fazer a garantir a melhor gestão possível de uma marca, fazendo com que ela seja vista com bons olhos por parte do público. E isso vale até mesmo para quem não é cliente da empresa, reconhecendo o valor dela.

Para que tal tipo de performance venha a ser conquistada, é importante que essa empresa saiba muito bem como lidar com o tom de voz a ser aplicado dentro de todos os seus canais de comunicação, o que pode incluir desde anúncios na TV ao atendimento presencial.

Em relação aos bancos, por exemplo, é comum vermos sendo aplicado um diálogo muito mais sério e formal, passando assim credibilidade à companhia, tal como pode ser visto também com uma empresa de consultoria empresarial, por exemplo.

Por outro lado, uma marca voltada ao público jovem, tal como linha de roupas para adolescentes, o tom de voz mais indicado para ser adotado é um mais informal, sendo possível até mesmo usar de gírias e termos comuns à nova geração.

Tudo isso precisa ser bem pensado por parte de uma companhia, pois existem diversas possibilidades que podem ser trabalhadas de acordo com o seu perfil de público, tal como uma instituição que aposta em uma voz descontraída para seu serviço de poupança infantil.

Seja qual for o tom de voz a ser adotado, é essencial que ele seja mantido em todos os canais de comunicação da empresa, com esse estilo sendo responsável por destacar quais são as atitudes e valores de uma marca, ampliando assim seu destaque junto aos clientes.

E quando falamos sobre esse tom, não nos referimos apenas ao diálogo da companhia, mas também sobre como ela se pronuncia visualmente, o que pode incluir até mesmo o modelo de design adotado no anúncio de uma capa de retrovisor gol g5, por exemplo.

Tudo isso acaba envolvendo a criação de uma voz específica para uma empresa, sendo algo a ser visto com bastante atenção por parte de quem comanda um negócio, afinal, estamos falando de algo capaz de aumentar suas vendas ou de te levar ao ostracismo.

A necessidade de ter uma boa voz no mercado

Para entender a importância de se trabalhar o tom de voz da sua empresa, basta olhar para o cenário comercial atual, no qual as empresas disputam sua audiência através das mais diferentes estratégias, dando atenção para a conexão a se formar com seu público.

Esse tipo de atenção é importante até mesmo por causa da pluralidade e opções que hoje existem no mercado, com o público preferindo negociar com as empresas que ofereçam algo de especial para si, mesmo que tal diferencial seja o tratamento personalizado dado.

De um modo geral, podemos destacar a relevância de se trabalhar com a sua comunicação com o público hoje como uma atividade essencial para conquistar e manter o interesse de tal audiência, sendo a função de uma assessoria esportiva ou de qualquer outra área.

Nesse sentido, podemos destacar os mais diverso canais que uma marca ou entidade precisa trabalhar para manter esse diálogo social com o seu público, o que inclui plataformas e estratégias como:

  • Anúncios;
  • Conteúdos gerais;
  • Posts em redes sociais;
  • Texto em blogs;
  • Atendimento ao cliente.
  • E-mais.

Todos esses são caminhos que devem ser estabelecidos entre uma empresa e o seu público, mantendo atenção ao tom de voz adotada pela marca, para que o público possa se sentir abraçado por essa companhia de diversas formas, seja qual for o canal a se recorrer.

Tudo isso explica um pouco sobre a importância em se trabalhar com a voz do seu projeto, sabendo que isso é essencial para a relação a ser mantida entre uma empresa e o seu público, sendo relevante então estabelecer um diálogo interessante ao seu público-alvo.

Como criar uma voz para a sua marca?

Já entendemos que é importante para uma empresa ter um tom de voz próprio, com isso sendo relevante para que um anúncio de refrigerador industrial possa alcançar um maior interesse por parte do público. O difícil é saber como desenvolver a imagem de um negócio.

Caso você esteja neste preciso, sendo algo comum para quem acaba de abrir um empreendimento, é indicado então prestar atenção nas dicas a seguir, já que elas podem ajudar você a encontrar o tom de voz da sua empresa.

  1. Estude tudo ao seu redor

O primeiro passo a ser dado é fazer o dever de casa, analisando tudo aquilo que possa impactar o seu negócio de alguma forma. Isso pode incluir o seu público, concorrentes, além do mercado inteiro ao qual o seu negócio está incluído.

Ao ter um conhecimento mais amplo sobre todo esse cenário, é possível entender melhor o que o seu público procura, quais são as práticas comuns dentro do seu segmento, além de como adotar um estilo que possa ser diferente daquilo que já está sendo aplicado.

  1. Construa personas

As personagens de marketing são figuras desenvolvidas em cima de características do seu público, criando assim um perfil que pode servir como base para qualquer decisão a ser tomada por uma empresa, como o diálogo de um anúncio de cinto automático.

Por meio dessas pessoas é possível garantir que o tom de voz da empresa esteja alinhado às expectativas do público principal ao qual uma companhia está em busca de atingir.

  1. Estabeleça um padrão

Lembra quando falamos sobre a importância de se manter o mesmo tom de voz sempre, seja qual for o canal adotado? Bem, para garantir isso se destaca a criação de um manual de marca, sendo um documento que reúne todas as regras a serem seguidas pela marca.

A partir disso é possível aos mais diversos segmentos da empresa trabalhar alinhados por um mesmo tipo de comunicação, até mesmo visual, conseguindo assim com que um anúncio de micro pintura automotiva e um conteúdo em seu blog sigam o mesmo estilo.

  1. Evolua a personalidade da marca

Por fim, é importante destacar que assim como o seu público evolui, o mesmo deve ocorrer em relação ao tom de voz da sua companhia, sendo importante ter cuidado para não fazer nenhuma mudança drástica que possa acabar afastando o seu público já conquistado.

Frente a tudo isso, é possível para uma empresa estabelecer uma melhor relação com o seu público, com isso valendo não apenas para o presente, mas também para o futuro de tal companhia, apoiada então no tom de voz a ser desenvolvido a um negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.