Como adotar práticas seguras no trânsito ao pilotar uma moto?
A segurança no trânsito é uma medida para todos. Conhecer as boas práticas dela pode salvar a sua vida e a de outras pessoas
As vendas de moto estão crescendo. Uma razão é que o trânsito vem buscando outras alternativas para existir, principalmente em grandes cidades como São Paulo, que precisam dirigir de forma mais veloz. Além disso, o custo-benefício tem sido cada vez mais atraente, desde o financiamento até à sua utilização.
Contudo, não podemos ignorar o risco para acidentes que esse veículo pode provocar. É necessário ter duas vezes mais atenção. Aprender boas práticas de condução pode ajudar a salvar a sua vida e a de outras pessoas que estão envolvidas no trânsito, diariamente.
Reduzir a velocidade, não trafegar ziguezagueando entre os carros, usar um capacete fechado e evitar fazer manobras perigosas são apenas algumas medidas que podemos tomar para que tenhamos um trânsito mais seguro.
Tenha sempre bastante atenção ao trânsito
Para evitar acidentes, a sua atenção ao trânsito deve ser total e imprescindível. Outra boa prática é a direção defensiva, que ajuda a prevenir colisões. Esteja sempre muito atento aos movimentos no trânsito, para todas as conversões e para todos os veículos, além de observar como o pedestre trafega.
Outra boa dica é garantir que os seus faróis estejam sempre limpos e com boa iluminação, além de estarem na regulagem correta para garantir que você tenha boa visão, mas sem atrapalhar os demais condutores (que pode acontecer quando ele está mais equilibrado).
Aprenda a usar os freios da moto
Sempre que precisar reduzir a velocidade, mantenha os joelhos firmes contra o tanque e o corpo reto. Procure aplicar cerca de 70% da força no manete do freio dianteiro, sem acionar a embreagem ou mudar a marcha.
Use também o freio traseiro. Aplique-o no pedal, mas com cautela para evitar derrapagens. Na categoria de scooters, tanto o freio da frente quanto o traseiro são acionados de forma manual — o manete direito aciona o freio dianteiro e o esquerdo, o traseiro.
Muito cuidado na hora de ultrapassar
Outra orientação importante para a segurança dos motociclistas é ser cauteloso nas ultrapassagens. Nunca ultrapasse pelo lado direito!
Como o condutor do outro veículo não acha que tal movimento será feito na via, ele fica desprevenido, o que pode ocasionar acidentes. Por isso, essa é uma manobra terminantemente proibida. Realize ultrapassagens apenas pelo lado esquerdo e em locais permitidos. Nunca se esqueça, também, de sinalizar a ultrapassagem ou as conversões na via usando a seta.
Tenha equipamentos próprios para conduzir motos
O motociclista cauteloso conduz utilizando os acessórios essenciais. Um item que certamente não pode faltar é o capacete. Lembre-se que ele deverá ser usado corretamente, muito bem fixado ao queixo com a cinta e ajustado, não permitindo folgas — e a viseira deverá ser abaixada.
Caso o capacete não tenha viseira, a lei determina a utilização de óculos específicos para direção.
Além do capacete, é essencial usar:
- Luvas específicas para proteger as mãos;
- Botas para proteger os pés, proporcionando maior firmeza, conforto e segurança;
- Jaqueta para proteção de ventos e objetos que possam voar, como pedrinhas, ou roupas com proteção UV em situação de muito sol;
- Óculos de proteção contra poeira, pedras pequenas e outros itens que possam voar ou pular e, assim, ocasionar danos e, principalmente, prejudicar a visão plena do trânsito;
- Coletes refletivos caso a visibilidade esteja baixa.
Mantenha distância segura na pilotagem
O segredo é saber manter uma boa distância do carro ou da moto que esteja à sua frente, prevenindo qualquer eventualidade. Outra dica fundamental é que você evite trafegar pelos corredores e jamais faça a pilotagem em formato de zigue-zague.
Não esteja em pontos cegos, como atrás de caminhões ou ônibus. Esteja sempre visível na pista e com a atenção ligada.
Sabemos que nem sempre conseguimos antever tudo o que está à nossa volta, entretanto, com usando as medidas que listamos, certamente você não dará bobeira para qualquer eventualidade. A segurança e a vida vêm em primeiro lugar no trânsito.