Como definir um bom CTA?

CTA é uma sigla para Call-to-Action (Chamada para Ação) e é uma das principais estratégias de marketing digital. Utilizá-la é muito importante para que a empresa consiga obter os resultados que espera.

Quando um negócio começa a investir em marketing, logo ouve falar sobre a importância de produzir conteúdos e outras estrelas régias que envolvem uma chamada para ação.

Toda prática de marketing tem um objetivo, mas quando o propósito é induzir o usuário a realizar uma ação específica, é primordial saber convencê-lo. É justamente nesse momento que entra o CTA.

Independentemente de qual seja o segmento de atuação do negócio, é possível usar essa prática e potencializar os resultados dos investimentos em marketing. Mas não basta simplesmente criar um botão com uma frase.

Existem algumas particularidades que precisam ser compreendidas antes de começar a investir nessa estratégia. Aspectos como a cor do botão, seu posicionamento dentro da página, entre outros são indispensáveis para um resultado satisfatório.

Para esclarecer o assunto, este artigo vai explicar o que é CTA, para que serve essa estratégia, como ela funciona no processo de conversão e onde incluir a chamada para ação.

O que é CTA?

Cal-to-Action (CTA) é uma chamada visual ou textual que convence o usuário que está visitando uma página a realizar uma ação determinada. Trata-se de um recurso muito importante para promover as ofertas e gerar leads.

As organizações podem trabalhar com diferentes tipos de CTA, e conhecer todos eles faz diferença. Por exemplo, é possível usar um link que leva o visitante para outra publicação relacionada ou oferecer um material rico.

Um fabricante de expositor de acrílico para alimentos também tem a possibilidade de direcionar o usuário para uma landing page.

Seja qual for a intenção, é importante ter em mente que a chamada para ação precisa levar o visitante para o próximo passo dentro do funil de vendas. A dúvida em relação a isso é sobre como proceder com essa estratégia.

Por exemplo, algumas marcas têm dúvidas sobre a publicação certa para um e-book, ou então próximo artigo que o leitor vai gostar de ler, entre outras. Tudo isso depende do objetivo, mas antes é necessário compreender para que serve a estratégia.

Para que serve o CTA?

O CTA tem como objetivo induzir o visitante a realizar uma ação esperada pela empresa. Em outras palavras, ele serve para indicar o próximo passo que o potencial cliente deve dar.

Desse modo, a empresa consegue aproveitar oportunidades com pessoas que realmente se interessam por seus conteúdos, produtos e serviços.

Nas redes sociais, o recurso pode ser usado para cultivar a audiência, aumentar o engajamento e incentivar as conversões.

Para funcionar, a estratégia não pode ser feita de qualquer forma, uma vez que existem vários elementos que devem ser incluídos na chamada para que a organização possa atrair as pessoas certas.

Uma pessoa que está procurando informações sobre onde encontrar auxiliar de enfermagem particular está mais propensa a realizar uma ação do que aquela que não pretende contratar o serviço.

Por essa razão, é muito importante encontrar as pessoas certas e investir em chamadas que façam sentido para o público, de acordo com o objetivo da marca.

Também de nada adianta apenas incentivar uma ação, tendo em vista que o negócio deve oferecer algo valioso para induzir o usuário a realizar aquilo que ele espera.

A estratégia compactua com as demais, ou seja, é parte de outra ação utilizada como introdução, por isso, o CTA também pode ser usado para:

  • Oferecer avaliações;
  • Solicitar dados de contato;
  • Oferecer produtos;
  • Promover ofertas.

É com base nisso que a estratégia vai ajudar no processo de conversão, mas a marca precisa compreender como tudo isso funciona.

O CTA no processo de conversão

Há muito tempo, existe no marketing um conceito conhecido como AIDA, um acrônimo para as palavras “atenção”, “interesse”, “desejo”, “ação”.

Esse princípio define que, desde o momento em que uma pessoa abriu uma página ou visualiza um anúncio, até o momento em que deseja realizar uma ação, precisa passar por diversas etapas.

Um fabricante de porta etiqueta adesiva precisa conhecê-las porque cada uma exige cuidados específicos. O site institucional precisa estar preparado para alcançar objetivos específicos.

Primeiro a empresa precisa conquistar a atenção do visitante e fazer com que ele se interesse em continuar navegando. Nesse momento, ele terá uma primeira impressão do que está olhando e começa a procurar mais informações sobre a oferta.

Ao olhar as ofertas, começa a fazer análises mais detalhadas, de modo a encontrar os benefícios e características dos produtos para se certificar de que eles atendem suas necessidades.

Finalmente, após tomar uma decisão, ele entra em ação, e é quando a conversão acontece. As empresas de hidrojateamento industrial utilizam o CTA para auxiliar os usuários durante as etapas de atenção e interesse, pois duram poucos segundos.

O recurso também pode ser usado na etapa da ação, pois consiste no ato de clicar no próprio CTA. Desse modo, fica muito mais fácil para a organização fazer suas conversões.

Onde colocar o CTA?

Todas as páginas do site possuem um objetivo, por exemplo, existem aquelas em que o propósito é a venda de um produto, enquanto outras oferecem materiais para download, testes gratuitos, pedidos de orçamento, entre outras possibilidades.

Com base nisso, é interessante que todas elas tenham uma chamada para ação para indicar qual é o próximo passo que o visitante precisa dar.

Mas ainda existem muitos sites que foram feitos sem considerar esses objetivos, possuindo páginas de produtos e publicações sem um objetivo específico. Quando isso acontece, a empresa acaba perdendo oportunidades.

Para identificar onde deve colocar o CTA, uma empresa de localização de centro para dependentes químicos pode considerar os seguintes fatores:

Características da persona

É fundamental levar em conta as características da persona para pensar a quem se destina a oferta e qual é o problema desse público.

Por exemplo, em uma postagem focada nas empresas de tecnologia, é interessante publicar um material sobre estratégias que fazem sentido para elas e para o tipo de cliente que o negócio pretende atrair.

Estágio na jornada de compra

Outro fator que precisa ser considerado é o estágio em que o lead se encontra dentro da jornada de compra.

Se for um CTA sobre pedido de orçamento em um artigo que tem o objetivo de atrair visitantes que não conhecem a empresa, dificilmente o resultado será positivo.

Do mesmo modo, naquela página em que a empresa explica sobre seus produtos e serviços, não faz sentido colocar uma chamada para ação para que o visitante assine a newsletter.

Contexto do CTA

Uma oficina especializada em art laudo elétrico também precisa levar em conta o contexto do CTA, pois ele é fundamental para definir o sucesso.

Uma instituição de ensino, por exemplo, pode colocar duas chamadas em uma mesma página, em que uma oferece a inscrição para o curso e a outra oferece um material para atrair o interesse de quem ainda não sabe se vai se matricular.

A empresa não precisa se limitar ao seu próprio site, pois o recurso pode ser usado em PDF, campanhas de e-mail marketing, e-mails dos colaboradores, redes sociais, materiais impressos, vídeos, entre outros canais usados.

Tudo o que a organização precisa fazer é levar em conta o contexto e a otimização da página para facilitar o processo de conversão.

Se uma clínica que faz procedimento de implante capilar para redução de coroa achar que sua taxa de conversão está muito baixa, antes de fazer qualquer mudança na chamada para ação, precisa considerar esses aspectos na página.

Todos os seus elementos precisam estar em sintonia com o botão para que tudo funcione adequadamente. Isso prova que o conceito AIDA pode ser muito bem trabalhado pelo CTA.

A marca só precisa se atentar ao desejo porque esse aspecto exige uma análise mais aprofundada sobre as características do visitante, além de construir uma landing page que forneça todas as informações necessárias.

Ao fazer essas considerações, uma empresa de inversor de frequência monofásico terá mais facilidade para definir outras características do CTA, como o formato, a cor utilizada, entre outras questões pertinentes.

Considerações finais

O primeiro passo para que as estratégias de marketing alcancem os resultados esperados pela empresa é compreender o funcionamento do CTA.

Feito isso, a companhia já está pronta para aprender a elaborá-lo e escolher o tipo de chamada compatível com sua estratégia.

O que ela não pode é deixar o visitante muito solto dentro da página sem saber a direção que ele deve seguir.

Se a empresa puder conduzir suas ações e escolhas, vai ficar muito mais fácil alcançar o resultado que espera e entregar para o consumidor aquilo que ele deseja.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tags: