Como funciona o Google Shopping e como usá-lo

O Google Shopping é uma excelente ferramenta para quem trabalha com varejo, e pode ser um grande impulsionador de vendas em sua empresa, permitindo que um público muito mais amplo tenha acesso ao que pode oferecer.

Para uma empresa de curso de operador de empilhadeira, por exemplo, essa pode ser uma excelente oportunidade de destacar ainda mais o material a disposição e atrair novos clientes para esse tipo de atividade.

O mundo está cada vez mais adaptado ao conceito digital. Hoje, a maioria das pessoas têm confiança em fazer operações online e comprar produtos ou contratar serviços diretamente pela internet.

Essa mudança de comportamento é resultado do processo conhecido como transformação digital, que tem tornado cada vez mais comuns os avanços tecnológicos e ferramentas virtuais.

Dentro dos canais mais populares da internet, a gigante da tecnologia Google oferece uma série de soluções para o usuário comum, muitas vezes gratuitas ou com versões de teste que podem ser usadas sem nenhum custo.

Por isso, empresas de remediação ambiental, por exemplo, tem buscado maneiras de se destacar em ambientes digitais, garantindo um público muito maior para suas propostas e conquistando um posicionamento mais adequado no mercado.

Para as empresas, utilizar esses recursos da Google ajuda a otimizar as ações de mercado que possui e pode tornar a companhia ainda mais relevante no mercado em que ela está inserida.

Essas facilidades ajudam em todo o processo de vendas, acompanhando e auxiliando cada uma de suas etapas e permitindo que a empresa se posicione melhor no mercado, com práticas positivas.

Por isso, entender esses recursos e como aplicá-los corretamente é fundamental para garantir um resultado positivo nesse tipo de interação.

Google Shopping

A ferramenta de integração para empresas é um dos recursos mais avançados para o comércio, pois coloca uma ligação direta entre o site da empresa e a ferramenta de busca do Google.

Dessa maneira, uma companhia pode criar sua própria vitrine virtual, que funciona em conjunto com a ferramenta de gerenciamento de e-commerces do próprio Google, o Merchant Center.

Empresas de jardinagem e paisagismo, por exemplo, que utilizam esse tipo de ferramenta tem seus produtos divulgados ainda na página de consulta, tornando mais fácil para o consumidor encontrar o que precisa dentro das opções da marca.

Esse tipo de pesquisa costuma aparecer antes da lista de resultados comum, o que acaba dando mais destaque para o produto procurado, e pode ser um diferencial para completar a venda nesse tipo de ação.

Além de mostrar fotos e preços dos produtos, o Google Shopping também abre espaço para avaliações de clientes, o que ajuda a divulgar ainda mais sua marca, desde que consiga fazer um atendimento diferenciado. Dentro das possibilidades de inserção de informações na ferramenta, é possível utilizar:

  • Identificador do produto;
  • Imagens;
  • Preço;
  • Disponibilidade. 

Além de uma série de outros elementos que ajudam a entender melhor tudo o que pode fazer com a ferramenta, ampliando ainda mais suas chances de conversão em vendas de estudos de impacto ambiental, por exemplo. 

Como o Google Shopping funciona?

Agora que conhece um pouco mais da ferramenta, é hora de pensar em como utilizá-la a favor de sua empresa, e conseguir um destaque ainda maior para seus negócios.

Vale lembrar que cada empresa é única no mercado e possui uma série de questões que precisa ser avaliada sempre que tenta inserir uma nova ferramenta em suas estratégias de vendas.

Por conta disso, duas empresas de um mesmo segmento podem acabar com resultados completamente diferentes, uma vez que a inserção de informações e as ferramentas utilizadas para otimizar esse processo também são distintas.

Adaptar esse tipo de informação a sua realidade ajuda a criar um conceito melhor estruturado para utilizar o Google Shopping, possibilitando que ganhe ainda mais destaque com seus produtos ou serviços, como de uma topografia com drone, por exemplo. 

Além disso, é importante se atentar a alguns itens essenciais, que precisam ser trabalhados para ter o resultado que espera com relação a ferramenta e até mesmo com seu faturamento.

Quanto mais conseguir utilizar estes recursos a seu favor, maior é a chance de conseguir mais vendas e ampliar seus resultados a longo prazo.

Conta no Merchant Center

Para conseguir aproveitar tudo o que o Google Shopping pode oferecer, é muito importante criar sua conta no Merchant Center, onde todas as configurações para utilização da ferramenta serão efetuadas.

É possível fazer o primeiro acesso com sua conta Google, mas deverá preencher um formulário próprio com informações de sua empresa, incluindo os objetivos que deseja conquistar com a ferramenta.

Mesmo as opções de pagamento para os produtos ou serviços oferecidos, como o levantamento floristico, por exemplo, devem ser levados em conta, para que o cadastro não tenha nenhum problema e possa ser criado rapidamente.

Detalhes da companhia

Aqui informa algumas das principais informações da empresa, para que a plataforma consiga identificar oportunidades e benefícios ao longo de sua utilização.

Quanto mais informações puder fornecer, mais completo será o cadastro da empresa. Isso conta muitos pontos para a plataforma de pesquisa do Google.

Além disso, os consumidores tendem a acreditar que empresas com mais informações têm mais autoridade de mercado, e sentem-se mais confortáveis de consumir o tipo de conteúdo apresentado por ela.

Por isso, essa é uma etapa muito importante para garantir um retorno adequado para sua companhia que trabalha com emissão de boletos, por exemplo. 

Informações de canais digitais

O grande destaque de suas vendas pela internet é o site em que oferece seus produtos ou serviços. Por isso, é importante que ele esteja vinculado à ferramenta para garantir o máximo de retorno.

Confirmar seu acesso e autoridade sobre o site normalmente é um processo rápido, mas é preciso atenção para garantir que utilizará corretamente esses elementos em sua loja virtual.

Muitas plataformas de sites e blogs possuem ferramentas para vinculação automática com o Google Shopping, mas é importante validar as informações para garantir um retorno adequado para suas atividades como um todo.

Frete e prazos

Determinar a estrutura logística de sua empresa é um passo fundamental para conseguir mais vendas, e essas informações devem estar disponíveis para facilitar a busca do consumidor pelo que tem a oferecer com caixa de isopor preço, por exemplo. 

Esse tipo de ação inclui uma série de questões, desde a área de cobertura da empresa até o tempo de entrega, com diferentes métodos envolvidos para oferecer mais diversidade ao consumidor.

Esse tipo de informação é muito relevante, e está diretamente integrada a produtos e serviços possíveis para os usuários, principalmente com relação ao interesse deles.

Quando uma pessoa faz uma compra pela internet, é muito comum que ela fique ansiosa esperando pela entrega. Por isso, é fundamental que seja completamente transparente nessa operação.

Oferecer opções mais caras de frete, mas que apresentam os produtos desejados pela empresa da mesma forma pode ser uma ótima maneira de conseguir os resultados que precisa em suas vendas, conquistando uma estrutura de qualidade.

Adicionar produtos

A plataforma do Google Shopping permite a inserção de produtos ou serviços de sua empresa por uma lista pronta, utilizando alguns arquivos específicos para esse fim. Também é possível fazer o cadastro individual, caso seja do interesse da empresa.

Normalmente, na opção de cadastrar cada produto, são exigidas mais informações e imagens dos produtos, o que é ótimo para quem deseja mais detalhes na oferta para oferecer informações de qualidade aos clientes.

Por outro lado, a opção de lista é muito mais rápida, ideal para empresas com uma grande leva de produtos a inserir na aplicação.

Conclusão do cadastro

Essa é uma etapa muito importante, uma vez que é necessário concluir corretamente seu cadastro para possibilitar que a empresa apresente as respostas desejadas junto ao Google.

Para conseguir utilizar o Google Shopping corretamente, é muito importante aceitar as políticas de divulgação e comercialização, que possibilitam que os itens sejam apresentados pela gigante da internet.

Dessa maneira, é possível aproveitar melhor esses recursos dentro de sua possibilidade, ampliando ainda mais os resultados de consumidores interessados no que tem a oferecer.

Considerações finais

O Google Shopping é uma excelente ferramenta de vendas e pode impulsionar consideravelmente seu material, possibilitando uma estrutura de qualidade para suas vendas.

Por conta disso, é muito importante entender seu funcionamento e como colocar seus itens para vender na plataforma, atingindo mais pessoas e gerando assim, novas oportunidades de negócio para sua empresa.

Dessa forma, você consegue ganhar mais destaque no mercado e até mesmo se tornar uma liderança no segmento em que atua.