Dieta mais saudável: como encontrar o equilíbrio na alimentação
Confira formas práticas de deixar a rotina alimentar mais equilibrada
Muita gente adoraria ter uma dieta mais saudável. Afinal, aquela frase famosa de que “você é o que você come” não podia ser mais verdadeira. Sendo assim, quem quer ser mais saudável, ter mais qualidade de vida e menos problemas de saúde precisa cuidar do que come.
Por outro lado, isso pode ser complicado, pois, com tantas opções no mercado, fica até difícil escolher o que levar para casa. Fora a correria, que muitas vezes faz com que a gente opte por coisas não muito boas.
Para te ajudar com isso, hoje trouxemos um guia com dicas para uma dieta mais saudável, que vai desde a escolha de alimentos simples e práticos, como carne moída bovina, até a montagem do cardápio.
O que é uma dieta mais saudável?
Primeiro, é importante entender do que se trata uma dieta mais saudável. Será que é uma alimentação predominantemente vegetal? Devo parar de comer gordura, carne suína e outros tipos de carne vermelha? É dúvida que não acaba mais!
Na verdade, uma dieta mais saudável é aquela que oferece todos os nutrientes de que precisamos. Isso inclui carboidratos, proteínas, vitaminas e vários outros nutrientes.
Como garantir uma dieta mais saudável?
Para garantir uma dieta mais saudável, o ponto de partida é a variedade. Como vimos, são muitos os nutrientes de que precisamos e você não vai encontrar todos eles em um tipo só de comida.
Sendo assim, devemos comer de tudo um pouco, digamos assim, de forma proporcional ao valor nutricional de cada alimento. Ou seja, quanto mais você precisar de um nutriente, mais alimentos ricos nele você vai comer.
Priorize alimentos naturais
Alimentos naturais costumam ter muito mais valor nutricional que alimentos processados ou industrializados. Por exemplo, a carne moída bovina pura é muito mais saudável que um hambúrguer congelado pré-pronto.
Da mesma forma, uma laranja é melhor do ponto de vista nutricional que um suco pronto de caixinha. Isso porque alimentos processados, carnes embutidas e outros produtos alimentícios industrializados levam conservantes, corantes e substâncias químicas que fazem mal à saúde. Além disso, os processos pelos quais eles passam para durar por mais tempo fazem com que percam nutrientes.
Por isso, prefira comer alimentos naturais. Em vez de usar pacotinhos de tempero pronto, use cebola, alho, cebolinha e outras ervas frescas. No lugar de comprar hambúrgueres prontos, compre carne moída bovina, tempere e prepare o seu em casa. Prefira frutas frescas a sucos e geleias artificiais e faça molhos frescos com tomates, ervas, etc., em vez de comprar extrato de tomate ou ketchup prontos.
Enfim, dentro do possível, substitua alimentos industriais por naturais.
Equilíbrio é fundamental em uma dieta mais saudável
Outro ponto importante para uma dieta mais saudável é o equilíbrio. Muita gente pauta sua dieta na restrição completa de alguma classe de alimentos. Por exemplo, deixar de comer laticínios, gordura animal, carboidratos, etc.
No entanto, todos os alimentos têm algo a acrescentar em uma dieta mais saudável. Então, o ideal é equilibrar. Por exemplo, comer menos coisas gordurosas e mais alimentos de origem vegetal é uma boa ideia, pois você estará ingerindo mais vitaminas e sais minerais, e menos lipídios. Porém, cortar de vez as fontes de gordura não é bom, pois elas fornecem energia para o funcionamento do organismo, ajudam na regulação térmica, entre outras coisas.
Monte cardápios variados e simples que incluam desde carne moída bovina até frutas, verduras e legumes
Uma das principais “desculpas” para não seguir uma dieta saudável é a falta de tempo. Porém, é possível usar estratégias simples para aliar praticidade e qualidade das refeições, como:
- Cozinhe grandes quantidades de grãos, como feijão, lentilha, grão-de-bico, etc., e congele porções individuais que possam ser aquecidas antes do consumo;
- Use proteínas de fácil preparo, como carne moída bovina, para fazer hambúrguer ou almôndegas, por exemplo, e congele. Você também pode cozinhar e desfiar peito de frango e guardar em porções pequenas para preparar sanduíches naturais e outras receitas mais rapidamente;
- Lave, escorra e guarde vegetais folhosos em potes tampados na geladeira. Assim, basta pegar algumas, misturar e sua salada estará pronta em minutos. Também é possível guardar cenoura ralada, aipo picado, etc.;
- Bata frutas frescas no liquidificador ou processador e guarde a polpa em pacotinhos no freezer para fazer sucos naturais.
Com isso, você terá diversas opções de cardápios prontos, variados e nutritivos que poderão ser feitos tão rápido quanto qualquer congelado.
Viu como é possível ter uma dieta mais saudável e sem complicações? Sem contar que a carne moída bovina fresca, por exemplo, costuma sair mais em conta que os hambúrgueres congelados, assim como outros alimentos frescos. Portanto, sem desculpas! Coloque essas dicas em prática, sua saúde agradece!