Entenda a importância de uma pesquisa de mercado para definir público-alvo

á se perguntou por que algumas marcas parecem falar diretamente com você, enquanto outras nem tanto? Isso não é por acaso! Vem comigo que vou te mostrar o poder de conhecer profundamente seu público-alvo através de uma pesquisa de mercado bem feita. Vai ser uma viagem interessante por dentro do mundo do marketing e da segmentação, prometo!

Para se ter sucesso nas ações de marketing da sua empresa, se faz extremamente necessário uma pesquisa de mercado aprofundada.

Isso se dá porque é através dessa pesquisa que você identifica quem é o seu segmento de atuação e, consequentemente, entender seu consumidor com uma maior profundidade para que, assim, consiga aumentar as suas vendas.

Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é um público-alvo, como você pode os identificar de uma maneira eficaz e entre muitos outros fatores.

O que é público-alvo?

Público-alvo é um grupo de pessoas que possuem características semelhantes, onde esse termo pode ser utilizado como: público-alvo, segmento-alvo ou mercado-alvo.

Ele é um grupo em específico dentro do mercado a quem os produtos ou serviços de uma empresa se direcionam a atender às suas necessidades.

Cada segmento dentro do mercado possui diferentes características, desejos, problemas e reações a determinados produtos e abordagens.

Dessa forma, o seu público-alvo o ajuda a identificar a quais perfis o seu produto melhor se relaciona e quais abordagens possuem o maior e melhor impacto em seus consumidores.

Qual a importância de definir um público-alvo?

É impossível abordar todas as pessoas e conseguir conquistar a mesma reação a um produto ou serviço em específico.

Assim, ao definir um segmento, a sua empresa consegue deixar de dispersar seus esforços de marketing com pessoas que não possuem o perfil para adquirir o seu produto, e passa a impactar as pessoas que realmente possuem o perfil para, de fato, o comprarem.

Através de uma pesquisa de mercado aprofundada, é possível identificar o segmento-alvo dentro do mercado que melhor se encaixa com as características que o seu produto fornece e satisfaz.

Público-alvo para pessoa

O mercado é dividido em vários segmentos, onde existem 4 características principais que ajudam a definir e identificar quem é o seu público-alvo, ou seja, a qual grupo de pessoas o seu produto ou serviço se destinam:

  • Geográfica;
  • Demográfica;
  • Psicográfica;
  • Comportamental.

São através dessas características que é possível identificar o seu público-alvo e focar em uma estratégia de venda mais eficiente e que obtenha um maior número de conversões no mercado.

Geográfica

Essa segmentação se refere à região em que seu público se localiza, onde se você vende um ultracongelador em Santa Catarina, por exemplo, não pode criar estratégias baseadas no perfil das pessoas que residem na Bahia, e vice-versa.

Dessa forma, pode-se dizer que estão dentro da segmentação geográfica as nações, estados, regiões, cidades, bairros e entre outras maneiras de localização.

Isso acontece porque diferentes regiões possuem diferentes culturas, modos de expressão, de fala, humores e estilos.

Com isso, é muito importante se atentar aos diferentes aspectos de cada lugar, já que existem ainda setores que dependem única e exclusivamente de sua localização, como é o caso de mercadinhos locais, lojas pequenas de bairro e até academia.

Assim, é possível observar uma preferência àquelas que são próximas à sua residência ou local de trabalho, sendo esse processo em específico conhecido como marketing local.

Demográfico

O segmento demográfico possui muitas variáveis, onde ele é dividido por idade, tamanho da família, ciclo de vida da família, sexo, renda, ocupação, grau de instrução, religião, raça, geração e classe social.

Isso acontece porque a idade e o ciclo de vida de uma pessoa têm grande impacto nos seus hábitos de consumo, assim como os outros elementos citados.

Por exemplo, um jovem que acabou de adquirir o seu primeiro imóvel pode não estar interessado nos serviços de uma empresa segurança patrimonial, estando mais interessado em economizar um pouco mais.

Já essa mesma pessoa, com mais idade e uma família maior, além de uma maior estabilidade financeira, pode ter como prioridade a segurança e qualidade de sua moradia e, assim, anos mais tarde contratar esse mesmo serviço.

Psicográfica

Na segmentação psicográfica, os perfis são divididos baseados na personalidade, estilo de vida e valores, onde nesse segmento a sua principal análise são as motivações do seu cliente e os seus recursos.

Já nessa área, se observa se o seu público é vaidoso, autoconfiante, sempre em busca por novidades e inovação e entre outros aspectos.

Comportamental

A característica comportamental está correlacionada com a segmentação psicográfica, entretanto, esse segmento analisa as atitudes de seu cliente e o seu modo de vida.

Por exemplo, uma pessoa que busca um financiamento imobiliário para policiais, necessariamente deve atuar nessa profissão, podendo se enquadrar em homens e mulheres de 30 a 60 anos, aventureiros e que buscam por segurança para as suas famílias.

Público-alvo para empresa

Já no público-alvo para empresas, o B2B, ou seja, business to business, ou negócios para negócios, as características são diferentes, uma vez que o seu target, ou alvo, passam a ser empresas ao invés de pessoas, onde os seus segmentos são divididos em:

  • Segmento de atuação;
  • Porte da empresa;
  • Faturamento;
  • Número de funcionários;
  • Localização;
  • Maturidade no mercado.

Todos esses fatores impactam no meio de abordagem e no seu mercado-alvo, auxiliando na melhor forma de interagir com o seu público.

Por exemplo, uma empresa que oferece controle de acesso de veículos para condomínios pode buscar por condomínios de alto porte, com uma média de 200 moradores, situada no sudeste brasileiro e entre outros fatores.

Através dessa análise, é possível realizar uma segmentação muito específica no mercado e, consequentemente, atrair seus clientes da melhor maneira, com divulgações e interações voltadas exclusivamente para eles.

Outro exemplo de segmentação B2B pode ser uma empresa que fornece locação de impressoras, onde ela pode buscar por escolas que precisam desse equipamento e entre outras empresas.

Com isso, pode-se perceber que existem diferentes perfis para possíveis compradores

e cada um deles deve receber diferentes formas de abordagens para a venda do produto.

Público-alvo e persona

É muito comum haver confusão de público-alvo com persona, uma vez que os dois são muito parecidos, entretanto, eles possuem significados diferentes.

O público-alvo é um grupo de pessoas para quem seu produto ou serviço é destinado, podendo ser caracterizado pelos segmentos anteriormente citados.

Já a persona é o consumidor ideal para o seu produto, sendo aquele personagem criado e idealizado, com dores, necessidades e hábitos que se encaixam perfeitamente com o seu produto e a solução que ele oferece.

Problemas, Medos e Sonhos

Uma vez que a pesquisa de mercado já foi realizada e assim foi identificado o segmento do mercado que melhor se identifica com o seu produto, é possível analisar quais são os problemas, necessidades, medos e sonhos do seu cliente.

Além de identificar o segmento de atuação, é também através dessa pesquisa de mercado que você consegue observar o que o seu público-alvo realmente quer, o que ele busca e espera do seu produto e como ele pode resolver o problema do seu lead, ou seja, potencial cliente.

Todo produto ou serviço sana uma dor, onde é através da relação com o seu cliente que é possível identificar esses aspectos.

Por exemplo, quando o seu cliente pesquisa “telefone voip preço” no Google, ele pode não estar apenas em busca dos melhores valores do mercado, mas sim de maneiras de inserir tecnologias em seu negócio, a fim de alcançar melhores resultados com ele.

Como você pode perceber, nesse caso, esse produto sana um sonho, onde o empreendedor deseja que a sua empresa cresça ainda mais.

Isso acontece porque, quando se identifica os problemas que o seu cliente possui, é possível criar estratégias específicas de abordagem, mostrando que seus problemas e medos podem ser sanados pela sua empresa e que seus sonhos podem ser alcançados graças ao seu produto.

Outro exemplo seria uma empresa que busca por um túnel de congelamento, sendo essa uma empresa do setor alimentício e que zela pela qualidade do produto, buscando proporcionar alimentos melhores para o seu consumidor final.

Com isso, você sana a dor da empresa, uma vez que ela precisa de equipamentos para regularizar os seus alimentos produzidos, segundo a lei, fornecendo produtos de qualidade e congelados devidamente.

Pesquisa de mercado

Você já sabe quem é o seu segmento-alvo e conhece as suas dores, medos e desejos, agora falta apenas conhecer o mercado.

Isso acontece porque o seu produto, além de fazer com que o lead se identifique com você, precisa se destacar das demais que já existem, se sobressaindo da concorrência.

É necessário fazer um benchmarking, ou seja, estudo da concorrência, bem aprofundado, onde você deve descobrir como o seu concorrente se apresenta para o seu lead, qual seu diferencial, como ele interage com o seu cliente e como se posiciona.

Por exemplo, ao pesquisar “climatizador industrial preço” no Google, as empresas podem se identificar como uma cooperativa que possui uma alta qualidade do material, além de oferecer um baixo custo, onde ao comprar em lote, você pode obter formas de economizar.

Além disso, também é preciso uma pesquisa de mercado setorial, identificando como está o seu setor de atuação no atual cenário econômico, como ele se comporta com as mudanças macroeconômicas e se ele é muito volátil ou se é estável, entre outros fatores.

Ferramentas para identificar seu público-alvo

Existem algumas ferramentas que o ajudar a encontrar as tendências do mercado e o seu segmento-alvo com uma maior facilidade, sendo essas:

  • Google Analytics;
  • Google Trends;
  • Formulários online.

Com a pesquisa de mercado você consegue descobrir quem é o seu público-alvo, além de proporcionar a possibilidade de uma melhor abordagem com o seu cliente e, consequentemente, aumenta consideravelmente as suas vendas.

Como Definir Seu Público-Alvo com Pesquisa de Mercado: Um Guia para Melhorar Seu Marketing

A página destaca a importância de realizar uma pesquisa de mercado para definir o público-alvo da sua empresa, oferecendo insights sobre como essa prática pode ajudar a personalizar estratégias de marketing, melhorar a comunicação com clientes potenciais e, por fim, aumentar as vendas. Discute-se a segmentação do mercado em diferentes categorias, como geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental, e sua aplicabilidade tanto para consumidores individuais quanto para empresas (B2B).

O que é público-alvo?
Grupo de pessoas com características semelhantes que a empresa deseja atingir com seus produtos ou serviços.

Por que é importante definir um público-alvo?
Focar os esforços de marketing em pessoas que têm maior probabilidade de comprar seu produto, evitando desperdício de recursos.

Quais são os principais tipos de segmentação de mercado?
Geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental.

Como a pesquisa de mercado auxilia na definição do público-alvo?
Identifica características, desejos e necessidades do mercado-alvo, permitindo estratégias de marketing mais eficazes.

Qual a diferença entre público-alvo e persona?
Público-alvo é um grupo amplo com características comuns, enquanto persona é uma representação semi-fictícia do cliente ideal, com detalhes mais específicos.