Instalando certificado e-cpf da forma certa

É muito comum sentir dúvidas ao instalar um certificado e-CPF da Valid Certificadora. Por isso, compreender como realizar todo o processo é fundamental para qualquer usuário que adquire seu certificado e-CPF – seja ele A1 ou A3.

Ao seguir o passo a passo corretamente, você pode passar a utilizar seu documento eletrônico sem problemas e agilizar processos burocráticos em poucos passos, sem riscos de fraudes ou invasão de pessoas não autorizadas. Confira!

O que é e-CPF e quais as suas vantagens?

O certificado para pessoas físicas é um certificado eletrônico que viabiliza que o titular execute diferentes tarefas online como a assinatura de documentos, emissão de notas fiscais, acesso a programas governamentais e diversos outros. Suas principais vantagens incluem:

  • Validade jurídica: ele possui o mesmo valor legal de assinaturas realizadas presencialmente;
  • Assinatura de documentos facilitada: com o documento, é possível realizar diversas assinaturas em pouco tempo;
  • Segurança: a segurança dos dados contidos no certificado é garantida devido a sua tecnologia de chaves criptografadas.

O documento é indispensável para indivíduos que desejam garantir a segurança ao realizar processos no âmbito virtual, seja simples ou mais complexo. Além disso, a sua emissão também pode ser uma alternativa para autônomos e profissionais liberais.

Tipos de certificados digitais e-CPF

Existem diferentes tipos de certificados para pessoas físicas e cada um deles pode ser mais vantajoso para determinadas pessoas ou profissionais que outros. Os principais tipos de certificados incluem:

  • A1;
  • A3;
  • Certificado em nuvem.

Para uma escolha assertiva entre os tipos de certificados, é importante entender quais as suas principais características. Dessa maneira, poderá optar pela alternativa mais inteligente e que melhor atenda às suas necessidades.

Como instalar o e-CPF da forma correta?

O CPF eletrônico é instalado conforme o tipo que escolheu, seja A1, A3 ou certificado em nuvem. Ainda que possuam funcionalidades semelhantes, cada tipo de certificado é armazenado de maneira diferente.

Portanto, é fundamental seguir todas as etapas para não ter problemas durante o uso do documento e que possa desfrutar de todos os benefícios providos pelo documento. Para instalar, siga os seguintes passos:

Certificado A1

A instalação do certificado A1 é realizada a partir do site da certificadora responsável pela emissão. Em primeiro lugar, é necessário fazer o download do arquivo e instalar. Após isso, esse arquivo é nomeado com a razão social da empresa e poderá ser utilizado. 

Certificado A3

Ao escolher por qual dispositivo deseja armazenar o certificado A3, seja cartão ou token, basta acessar a opção “instaladores de drivers”. Após isso, selecione o sistema operacional do seu dispositivo, baixe e instale conforme a mídia que escolheu.

Como utilizar o E-CPF com segurança?

Para utilizar o certificado para pessoa física em segurança, é indispensável manter todos os dados bem atualizados. Além disso, é fundamental proteger todos os dispositivos onde pretende utilizar seu certificado com um antivírus potente para evitar que as informações contidas no documento não sejam expostas.

Utilizar o certificado apenas em plataformas e sites seguros é outro ponto fundamental para reduzir riscos de exposição das suas informações pessoais ou invasão do documento. Não esqueça de manter a chave privada bem segura para evitar o acesso de terceiros.

Como evitar que o certificado seja revogado?

Existem diversas maneiras de evitar que seu certificado seja revogado. Alguns deles incluem os dados desatualizados, dados errados contidos no documento, perda do cartão ou token.

Onde emitir E-CPF?

Obter um e-cpf é essencial para pessoas físicas e profissionais liberais ou autônomos, no entanto, é necessário contar com uma autoridade certificadora de confiança. Para isso, a Valid Certificadora é a plataforma ideal.

A Valid Certificadora atua há anos no mercado, reconhecida devido aos serviços e produtos de qualidade que oferece. Além do certificado para pessoas físicas, é possível emitir e-CNPJ e escolher o modelo de certificado que mais atende às suas exigências e necessidades.

Instalar o certificado para pessoa física é indispensável para começar a utilizá-lo com segurança. Isso sem contar que é necessário considerar o tipo de documento para realizar o processo corretamente. 

Se optar pelo A1, ele deve ser instalado diretamente no dispositivo, já o certificado A3, é necessário escolher entre o cartão ou o token. Acesse a plataforma da Valid para emitir o seu!