Marketing de Cocriação: como implementá-lo?

Marketing de cocriação se baseia na cooperação de vários perfis de público para produzir um material que vai alcançar um objetivo de maneira inovadora. A organização pode pensar no público interno, externo ou multisetorial.

Essa prática permite acelerar a construção de conteúdos, produtos e serviços para agregar pessoas, parcerias e ideias.

Ela funciona com o trabalho de agentes externos nos processos corporação para fomentar a inovação. A prática pode ajudar o negócio a se diferenciar no mercado e se aproximar dos potenciais clientes com mais facilidade.

Tudo aquilo que o consumidor deseja é fundamental para o sucesso das estratégias de marketing e precisa ser o centro das atenções, aliás, o que as pessoas procuram é indispensável para que qualquer setor do negócio seja bem-sucedido.

É por isso que algumas empresas escolhem trabalhar com técnicas que ajudam a se aproximar dos clientes, dos fornecedores e até dos concorrentes, tornando suas ações mais eficientes.

Por meio da participação direta de profissionais externos, a produção passa a se atentar aos desejos do mercado e consequentemente, os resultados em vendas são muito melhores.

Para entender um pouco mais o assunto, este artigo vai explicar o que é marketing de cocriação, quais são os benefícios dessa estratégia e como implementá-la do jeito certo.

Definição dessa abordagem de marketing

Marketing de cocriação nada mais é do que uma iniciativa em que a empresa se baseia no trabalho em conjunto de diferentes perfis de público, podendo ser externo, interno ou multisetorial, para criar e produzir iniciativas que ajudam a alcançar um objetivo.

O propósito é fazer com que o conteúdo flua naturalmente e consiga alcançar o público certo. Por essa razão, é uma estratégia que pode ser usada por qualquer empresa, como um fabricante de cabeamento horizontal e vertical.

Pontos positivos

A ideia central do marketing de cocriação é aproximar a empresa de seus clientes, fornecedores e até mesmo dos concorrentes para desenvolver estratégias que sejam mais eficientes e centradas no consumidor final.

Mas para que essa estratégia de marketing realmente funcione, existem alguns pilares que precisam ser trabalhados. São eles;

  • Diálogo entre as partes;
  • Acesso a recursos e informações;
  • Compreender riscos e benefícios;
  • Ser transparente.

Quando as coisas são trabalhadas dessa forma, a organização começa a pensar na satisfação do cliente e com seus produtos e serviços e ter essa linha de raciocínio é praticamente uma obrigação para qualquer negócio que queira ter sucesso.

A companhia precisa pensar em maneiras de inovar em suas estratégias e encontrar na cocriação uma forma de fazer isso. Os benefícios gerados por essa aplicação geram impactos positivos em todas as partes envolvidas.

Se uma empresa de aluguel de pula pula pequeno faça uma parceria de cocriação com seus fornecedores, tem como principal benefício otimizar os processos internos.

Suas atividades se tornam muito mais precisas, baratas e eficientes, bem como o tempo de resposta é muito mais rápido e a corporação alcança mais flexibilidade para as operações internas.

Se houver um processo de cocriação com o consumidor, as vantagens são a maior aproximação entre marca e cliente, além de alcançar um resultado mais próximo daquilo que o público realmente deseja.

Como resultado, o produto ou serviço ofertado se torna exclusivo, proporcionando diferencial competitivo e aumentando as chances de sucesso no segmento de atuação.

Como pô-lo em prática

Para fazer marketing de cocriação, existem algumas ações que precisam fazer parte de todos os envolvidos. São elas:

Ter objetivos bem escolhidos

Não é possível obter os resultados desejados se não houver um bom planejamento, assim sendo, é fundamental ter um plano de ação para implementar a estratégia.

O gestor se encarrega de listar as tarefas necessárias e estabelecer claramente qual é o objetivo ou os objetivos da cocriação.

No caso de uma empresa de locação de máquina de café expresso, é possível aumentar a quantidade de publicações, produzir materiais sobre temas específicos, apresentar abordagens diferentes e melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa.

Falar sobre as vantagens

O processo todo só vai funcionar se os participantes necessários realmente se sentirem estimulados, então é fundamental incentivar a participação, sendo esta prática um dos princípios da cocriação, listados pela Fronteer Strategy.

Essa empresa holandesa é especializada em criação coletiva e mostra que é fundamental determinar um esquema e apresentá-lo claramente para todos os envolvidos.

A organização deve explicar o que é cocriação, quais são os benefícios dessa prática, como ela funciona e por qual razão todos deveriam participar. É algo que pode ser feito com reuniões e por meio de materiais de apresentação.

Promover o Inbound Marketing

Além de apresentar a cocriação, outra coisa fundamental é compartilhar informações sobre as ações de marketing, principalmente de Inbound Marketing.

Um fabricante de rastreador e bloqueador veicular via celular precisa fazer isso porque o desconhecimento geral pode ser um empecilho para o desenvolvimento de vários setores dentro das estratégias da companhia.

O modelo de publicações é um exemplo disso, visto que nem todos compreendem que o objetivo é seguir o funil de vendas e não apenas produzir textos sobre os produtos e anúncios.

O negócio precisa explicar conceitos, formatos e objetivos do Inbound Marketing para que exista uma colaboração multissetorial na cocriação.

Além do mais, isso também faz parte de uma estratégia de engajamento que se reflete no processo de produção de conteúdo. Todo esse trabalho pode até mesmo revelar talentos, manter a cocriação em desenvolvimento constante e conectar mentes criativas.

Identificar parceiros de cocriação

Um dos passos mais importantes dentro do marketing de cocriação é selecionar quem serão os parceiros externos que podem melhorar a qualidade da produção.

Seja para criar conteúdos ou um outdoor com letra caixa com led interno, recomenda-se analisar o networking do negócio e escolher aqueles com base no grau de proximidade.

Para facilitar ainda mais o processo de cocriação, é interessante escolher aqueles que tenham uma cultura de produção de conteúdo ou que tenham uma presença digital constantemente atualizada no blog e nas redes sociais.

É indispensável apresentar o plano e os objetivos na hora de abordar potenciais parceiros, além de estabelecer uma relação em que ambos ganham e na qual exista benefícios para as duas partes.

Para pensar nisso, basta refletir sobre o que o parceiro vai ganhar com uma estratégia de cocriação, assim, fica até mesmo mais fácil fazer a abordagem e ser persuasivo.

Estabelecer uma rotina de cocriação

Este é o momento de definir como a cocriação de marketing digital vai acontecer na prática, e o ideal é ter como base a mesma situação como se a empresa fosse produzir materiais por conta própria, sem nenhum tipo de apoio.

Para uma autoescola especializada em adição de categoria moto, a diferença é poder contar com as entregas de um parceiro.

Independentemente disso, é fundamental ter um bom planejamento para que os conteúdos sejam definidos antecipadamente e para que exista um fluxo constante de atualizações.

Também é nessa etapa que as companhias vão definir as funções de cada envolvido, qual é a colaboração de cada parte, como texto fechado e respostas para um briefing, entre outras demandas fundamentais no processo.

Por exemplo, na hora de definir quem será o design responsável de um ebook, a organização vai fazer durante essa etapa.

Também é fundamental estabelecer um cronograma fechado para atender aos objetivos dos profissionais de marketing, mas que seja compatível com a disponibilidade de profissionais de outros setores e dos parceiros.

Em uma empresa terceirizada de copeira, tanto o cronograma quanto o planejamento precisam ser apresentados e discutidos com os envolvidos, uma vez que acesso e transparência precisam fazer parte da cocriação.

Criar ações para trazer clientes

Geralmente, os blogs das empresas são fechados para comentários, mas quando se trata de estabelecer uma boa estratégia de cocriação, é interessante abrir esse canal para que os usuários possam participar.

Se alguém faz uma pergunta, pode gerar uma ideia de produção de conteúdo e esse material terá um valor muito alto, visto que se baseia em uma necessidade real dos consumidores.

Uma empresa de limpeza de carpete empresarial pode perguntar o que o cliente deseja falar, listar temas sobre os produtos e serviços e estimular a participação externa.

Cada mensagem recebida pode se transformar em publicação, além de servir como pauta para blogs e melhorar os produtos e serviços.

Considerações finais

O marketing de cocriação é uma excelente estratégia para empresas que querem focar nas necessidades reais dos clientes, se aproximar dos consumidores e ter uma relação melhor com fornecedores e seus concorrentes.

É uma forma de melhorar cada conteúdo produzido e estabelecer estratégias de marketing que conseguem ir muito além da divulgação de produtos e serviços.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.