O papel da tecnologia dentro do marketing empresarial

O Marketing empresarial e tecnologia são duas partes que andam de mãos dadas. A força dessa parceria ficou ainda mais evidente durante a pandemia de Covid-19, quando empresas de todos os setores buscaram crescer seus processos de digitalização.

Esse cenário mudou os hábitos dos consumidores e aumentou a importância do e-commerce. Isso não significa, porém, que as lojas físicas tenham perdido seu papel. 

Pelo contrário: com o fim do isolamento social, os estabelecimentos comerciais voltam a ter o mesmo movimento de antes.

Isso torna a atividade empresarial ainda mais desafiadora, pois hoje é fundamental que as empresas tenham uma forte presença em ambientes reais e virtuais.

Com isso, é fundamental que as empresas ampliem os canais de atendimento, entendam quem é o seu público-alvo e ofereçam contrastes em um mercado cada vez mais competitivo. 

É nesse sentido que o marketing empresarial e a tecnologia podem ser aplicados juntos na rotina das instituições.

Afinal de contas, ao fazer a junção da tecnologia com o marketing empresarial diante da sua empresa de cabeamento estruturado industrial, por exemplo, não tem limites nem barreiras que determinam a relevância e crescimento e desenvolvimento do seu negócio.

Por isso, por meio de ferramentas inovadoras, é possível criar um relacionamento mais próximo, transparente e assertivo com os consumidores. Isso facilita o processo de fidelização, que é a base para o crescimento de qualquer empresa.

Consequentemente, dada a importância do tema hoje iremos falar justamente sobre o marketing empresarial, evidenciando o quanto a tecnologia tem um papel determinante nesse processo. 

Além de ver formas de conquistar e ter relevância diante dos clientes e tudo o que precisa saber em relação a esse assunto. Confira!

Marketing empresarial aliado a tecnologia 

Enquanto o país ainda é afetado pela crise econômica prolongada. O varejo nacional continua a se recuperar. 

Segundo o Indicador de Boa Vista de movimentação do comércio, as vendas do setor aumentaram 0,9 % no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado.

Fatores como alta inflação, juros e preços dos combustíveis são apontados por especialistas como os principais freios que impedem uma melhora significativa. 

Mesmo com esses problemas, os gestores acreditam que os investimentos em marketing e tecnologia devem continuar fortes para superar essas dificuldades.

Isso é apresentado no documento Agenda 2022, publicado em fevereiro de 2022, que entrevistou executivos de 491 empresas brasileiras que juntas representam 35 % do PIB nacional. 

De acordo com a pesquisa, 9 em cada 10 organizações pesquisadas irão aumentar ou manter seus investimentos em tecnologia, sendo que grande parte desses valores serão gastos em mercadologia.

Para ser preciso, 81 % dos gestores entrevistados diante da pesquisa declararam que investem em marketing de clientes este ano. O atendimento ao cliente é o foco de 78 % dos empreendedores, e 71 % pretendem otimizar seus canais de venda online.

Ou seja, ao imaginar uma empresa de tecnologia ou até mesmo de conexões galvanizadas, por exemplo, o caminho para ter êxito com o marketing empresarial é justamente se aliar a tecnologia e a tudo que esse meio tende a permitir.

Esse índice só é inferior ao investimento em temas de TI, como aplicativos, gerenciamento de dados e segurança digital. Nesses casos, aproximadamente 95 % das empresas analisadas aplicarão recursos.

Tudo isso indica que a inovação é vista como um componente-chave da recuperação econômica e que o marketing empresarial precisa receber mais atenção do que nunca. 

Graças a isso, as empresas podem aprimorar suas estratégias, o que pode ser um grande diferencial em relação aos concorrentes. Porém, para isso, as ferramentas devem ser bem escolhidas e utilizadas de acordo com o intento do negócio.

Por isso, diante do cenário em que vivemos e até mesmo diante do comportamento do público atual, a tecnologia é um fator-chave para que as empresas consigam inovar, se diferenciar e gerar um impacto através de cada ação .

Logo, ao se tratar, por exemplo, de uma empresa de divisórias para que seu negócio se destaque diante desse meio do mercado e das constantes variações, aliar o marketing empresarial a tecnologia é um osso totalmente necessário.

A importância de conhecer e entender seu público 

Por mais que boa parte das empresas acabam achando que conhecer o público é algo que deve estar em segundo plano, um dos passos mais importantes para criar uma boa comunicação estratégica, aliando tecnologia e marketing, é entender quem é ele. Essa é a sua rotina diária, necessidades, gostos e tendências.

Nesse sentido, uma pesquisa abrangente sobre os hábitos de consumo pode trazer bons insights, principalmente nestes tempos em que vivemos. 

Por exemplo, o estudo realizado pela PwC mostra que as lojas físicas no Brasil já estão ocupadas em níveis pré-pandemia. 

Os dados mostram que 33 % dos entrevistados no último mês do ano passado alegaram usar esse meio com frequência para comprar itens não perecíveis, como roupas, livros e eletrônicos. 

Por outro lado, as compras de smartphones continuam a aumentar, afastando-se das compras de computadores.

Na primeira pesquisa da PwC, esses canais estavam ligados às tendências do consumidor em 26 %. Em dezembro de 2021, os computadores atingiram 36 %, enquanto os dispositivos móveis atingiram 42 %.

Apesar de importantes, esses tipos de pesquisas ainda não são suficientes para quem realmente deseja conhecer a fundo seu público, nas especificidades de cada setor. Nesses casos, existem inovações tecnológicas que atendem impecavelmente ao intento.

Ou seja, ao considerar sua empresa que trabalha com kit mopp para carga perigosa antes de colocar em prática qualquer ação em relação ao marketing empresarial, é necessário conhecer a fundo o seu público e saber exatamente o que essas pessoas se motivam e se interessam.

O melhor exemplo é uma solução de big data. Esse recurso funciona analisando as informações que o próprio internauta gera por meio de termos de busca, interações nas redes sociais, cliques em anúncios, utilização do pacote de dados do smartphone etc.

Com essa leitura, é possível identificar tendências, entender o comportamento do consumidor e segmentar clientes com alto grau de precisão. 

Logo, quanto mais conhecer o seu público e saber exatamente sobre aquilo que desperta seu interesse, ao realizar por exemplo, um anúncio sobre um tubo oblongo preço, as chances do seu negócio impactar e ganhar atenção do público são muito maiores.

Por isso, a chave para o sucesso e ações mais precisas é justamente conhecer seu público e saber exatamente como essas pessoas tendem a lidar diante da conexão do marketing empresarial da sua empresa com a tecnologia.

Importância da experiência do consumidor 

Outro aspecto fundamental do sucesso de vendas que é tão importante em uma empresa como de uma cesta aérea, por exemplo, é a orientação da companhia para o cliente. 

Isso significa promover um ótimo serviço e boas experiências de compra para aumentar a fidelidade e tornar o consumidor um defensor da marca.

A pesquisa CX Trends 2022 mostra o quanto esse fator é importante, ouvindo 2.109 pessoas, a pesquisa perguntou se o entrevistado concordava com a asserção “Prefiro escolher uma marca que promova uma boa experiência, mesmo que precise gastar mais”. A porcentagem dos que responderam sim foi de 74 %.

Porém, o que realmente significa agradar os clientes em sua jornada de compra? Outras informações do mesmo estudo ajudam nessa resposta.

Em termos de atendimento, por exemplo, a pesquisa perguntou quais canais eram mais utilizados para falar com as empresas durante uma compra. As principais respostas foram:

  • WhatsApp;
  • Chat no site;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Site/ e-commerce.

Ou seja, por mais que sua empresa possua um anúncio impecável referente a um filme stretch valor a experiência do consumidor é exatamente aquilo que tende a ditar a interação e contato do público com a sua marca.

Sendo assim, a distribuição das tendências dos clientes quanto aos meios de contato indica a importância das estratégias multicanal para o desenvolvimento do negócio, ou seja, apostar na integração cross-channel.

Isso permite que os clientes participem do processo de compra onde quer que estejam. Podendo obter operações de mercadologia por meio de redes sociais, fazendo negócios pelo site e retirando na própria loja, inclusive outras opções.

Mais uma vez, a tecnologia digital deu uma grande contribuição a esse processo. A viabilidade da prática omnichannel, por exemplo, depende do uso da computação em nuvem.

Este ambiente virtual é mais adequado para hospedagem de bancos de dados, softwares de gestão e demais recursos de TI, proporcionando maior comodidade e segurança para as operações. 

Outro benefício da nuvem é sua escalabilidade. Isso permite que você expanda rapidamente sua organização no momento certo.

O bom atendimento ao cliente também inclui agilidade no suporte, o que é muito facilitado pelo uso de inteligência artificial. Os chatbots desempenham um papel importante nesse trabalho, dando aos consumidores mais liberdade para lidar com certos tipos de consultas.

Logo, ao ter um produto incrível como é o caso do araldite e se atentar a essas questões o marketing empresarial da sua empresa tende a sempre estar impecável e aliado a tecnologia gerando resultados incríveis.