O que diminui a vida útil dos pneus?
Estradas esburacadas, frenagens bruscas e falta de manutenção são alguns dos principais fatores que reduzem a vida útil do seu pneu aro 18. Buscar formas para diminuir o desgaste e saber quando fazer a troca ajuda a evitar gastos e riscos à vida, além de problemas com as autoridades de trânsito.
Para se ter uma ideia da importância da troca regular de pneus, a legislação brasileira prevê multa de R$195,23 e cinco pontos na CNH - Carteira Nacional de Habilitação, além da possibilidade de retenção do veículo em caso de pneus carecas. Por isso, neste texto vamos te explicar quando trocar o seu pneu.
Quantos quilômetros dura um pneu?
Os pneus de carro são projetados para rodar em torno de 40 mil e 60 mil quilômetros antes de esgotarem a sua vida útil e exigirem troca. Porém, nem sempre significa que você deve esperar essa cifra para trocar um pneu, seja ele de qualquer tamanho, podendo ser um pneu aro 16 ou até mesmo um pneu aro 18. Às vezes, ela deve ocorrer bem antes.
Uma pesquisa realizada na União Europeia apontou que motoristas que dirigem em baixa intensidade devem trocar os pneus entre 25 mil e 50 mil quilometros rodados. Aqueles que dirigem com maior intensidade devem trocar após 10 mil quilômetros rodados.
No caso das motos, a durabilidade fica entre 15 mil e 25 mil quilômetros. Já os caminhões ficam entre 60 mil e 80 mil quilômetros. Na Della Via você encontra diversas opções de pneu aro 16 para caminhões à venda.
Quais fatores influenciam a vida útil do pneu?
A vida útil do pneu é influenciada diretamente pela intensidade na condução e pelo tipo de estrada frequentada. Motoristas mais intensos e vias esburacadas desgastam mais as peças, o que significa necessidade de trocas mais frequentes.
Outros fatores para o desgaste acelerado do pneu incluem:
- Frenagens bruscas;
- Dirigir em terrenos acidentados;
- Usar o modelo de pneu errado para o seu carro;
- Pneus de baixa qualidade;
- Calibragem incorreta dos pneus.
Barra TWI: conheça o indicador de desgaste do pneu
O Tread Wear Indicator, ou em português “indicador da banda de rodagem”, são pequenas marcações em relevo localizadas entre os sulcos do pneu que revelam o desgaste da peça. Por meio delas é fácil de identificar o momento ideal para a troca de qualquer tipo ou tamanho de pneu, sem a necessidade de calcular os quilômetros rodados.
Para saber se chegou o momento de trocar as peças, basta verificar as barras de TWI. Caso elas estejam na mesma altura que os sulcos do pneu aro 18 exemplificado acima, significa que é necessário substituí-lo.
Como aumentar a vida útil dos pneus?
Entre as boas práticas para aumentar a vida útil dos pneus estão a manutenção rotineira, o uso correto das peças e a direção consciente. Para ser eficaz, a manutenção precisa incluir cambagem, calibração e rodízio para evitar o desgaste desigual.
No tocante a direção consciente, evite transitar por estradas de barro ou esburacadas, não exceda a velocidade e não freie bruscamente. Quanto ao uso correto, analise se o modelo que está utilizando é adequado para o seu veículo e comportamento de uso.
Onde comprar pneus de qualidade?
É possível comprar pneus de qualidade em lojas especializadas presenciais ou online, como a Della Via, presente em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Com mais de 50 anos de atuação, a empresa é referência no mercado automotivo.
A Della Via vende pneus para carro do aro 13 ao 24, para motos do 10 ao 21 e para caminhões do 16 ao 22,5, além de rodas, sendo alguns dos mais pedidos o pneu aro 16 e o pneu aro 18 A empresa também oferece serviços automotivos, como cambagem, balanceamento e calibragem. Encontre o seu pneu ideal na Della Via!
Conclusão
Os pneus são peças essenciais para o bom funcionamento de um carro e são projetados para suportar até 60 mil quilômetros rodados. No entanto, fatores como má direção, falta de manutenção e uso incorreto podem diminuir a vida útil.
Para reduzir o desgaste é importante evitar estradas de barro e esburacadas, usar os modelos de pneus indicados para o seu perfil de uso, evitar velocidades excessivas e frenagens abruptas. Seguindo essas dicas, seus pneus vão durar muito mais.
Espero que o conteúdo sobre O que diminui a vida útil dos pneus? tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Auto e Moto
Conteúdo exclusivo