O que é dowsizing e como ele pode ajudar a sua empresa
Você já ouviu falar em dowsizing? Bom, a cada dia aparece um novo termo que diz respeito às empresas, então saiba que essa é uma estratégia que ajuda as organizações a amenizarem os impactos que as crises podem gerar nos negócios.
É importante entender que quanto mais organizados forem os processos internos, menores serão os impactos que uma grande crise pode causar, afinal são inúmeros desafios encontrados por essas organizações para se manter firme no mercado nesses momentos.
Por isso que aquelas que possuem seus processos bem detalhados e desenhados conseguem:
- Investir em tecnologia;
- Inovação;
- Ter times mais enxutos;
- Otimizar o seu trabalho.
Também possuem maiores chances de contornar as crises, por mais difíceis que elas sejam, sempre existe uma solução, e com esses processos bem definidos, o trabalho tende a ser um pouco mais fácil.
Entretanto, por mais que as chances sejam maiores, eles ainda estão suscetíveis a sofrerem as consequências de uma grande crise, seja ela econômica ou, como vimos recentemente, com a pandemia de COVID-19.
Por isso que para empresas fabricantes de filme stretch, por exemplo, conseguirem contornar crises externas e internas, é essencial que elas contem com estratégias como downsizing.
Apesar do nome soar novo para você, saiba que essa estratégia existe há cinquenta anos, seu objetivo consiste:
- Na redução de custos com colaboradores;
- Otimização de processos;
- Melhorias na comunicação interna das empresas.
Saiba que quando ela é bem aplicada, consegue trazer ganhos significativos para todas as organizações, mas para que tudo aconteça da melhor forma é preciso que se tome alguns cuidados.
Continue lendo e conheça um pouco mais sobre downsizing e como isso pode ajudar a sua empresa, além de como deve ser feito o seu planejamento, afinal essa é uma estratégia que possui alguns riscos. Confira!
Afinal, o que é downsizing?
Antes de mais nada é preciso entender a definição de downsizing, que traduzido para o português significa “achatamento” ou “diminuição do tamanho”. Dessa forma, o objetivo dessa estratégia é diminuir ou até mesmo eliminar os processos desnecessários e obsoletos.
Que de alguma forma acabam engessando as rotinas da empresa e impactam negativamente nas tomadas de decisão, sem contar nas habilidades do processo.
Criada nos EUA na década de 1970, a técnica de downsizing tem o intuito de criar estratégias administrativas para redução de despesas que já existiam nas demais empresas.
De acordo com os estudiosos, essa é uma estratégia que só deveria ser adotada como última opção para as empresas que realmente estão à beira da falência, ou seja, funcionando como um último recurso para impulsionar a recuperação dos negócios.
Mas saiba que isso era um pensamento antigo, atualmente com os avanços da tecnologia, da competitividade do mercado e a diversas possibilidade de crise, a prática de downsizing é bastante usada nas rotinas das empresas ao redor de todo mundo.
E essa tática pode ser usada por empresas de diversos segmentos, seja um fornecedor de mangueira de pvc ou uma fábrica de lápis de cor.
Aqui no Brasil a estratégia de downsizing se tornou bem conhecida e aplicada na gestão de empresas a partir da década de 1980, e desde seu início aqui no país já contava com novas estratégias e processos, que se desenvolvem a cada ano através das tecnologias.
Dessa forma, podemos definir o downsizing como um conjunto de práticas administrativas, que possuem como objetivo tornar a empresa o mais enxuta possível, fazendo com que os gastos e processos burocráticos sejam diminuídos.
Da mesma forma que esses gastos são enxutos, eles conseguem se estruturar e potencializar as atividades desenvolvidas pela empresa, eliminando cadeias hierárquicas dispensáveis e processos ultrapassados, tudo ao mesmo tempo.
Portanto uma empresa de Caixa de isopor preço, por exemplo, que executa as práticas de downsizing, consegue promover autonomia para todos os seus colaboradores e melhora todo o clima organizacional durante crises.
Objetivos do downsizing
Afinal, o que o downsizing consegue oferecer para a sua empresa? Saiba que o seu principal objetivo é a redução de custos organizacionais, mas para além disso ele pode ser usado com outras finalidades, que são:
- Redução na força de trabalho;
- Reprogramação organizacional;
- Melhoria sistêmica nos processos;
- Aumento na produtividade da gestão;
- Antecipação referente aos concorrentes;
- Comunicação interna mais clara, rápida e objetiva;
- Maior foco nas necessidades dos clientes;
- Rapidez na tomada de decisões estratégicas.
Dessa forma, quando uma empresa de venda e locação de nobreak, por exemplo, implementa as prática de downsizing, conseguem obter uma série de benefícios a longo prazo.
Com isso ela consegue melhorar os seus processos e reduzir suas equipes, se tornando mais competitiva e sustentável por um longo período de tempo. Vendo dessa forma pode até parecer simples, mas é um grande desafio.
Como planejar downsizing da melhor forma?
Investir em estratégia de downsizing significa que a sua empresa está em crise, e esse é um momento delicado que exige muita atenção, caso contrário poderá colocar o seu negócio em risco.
Antes de tudo, é importante entender que as pessoas são o maior capital de uma empresa, afinal são elas que garantem o sucesso e o crescimento do seu empreendimento, por isso que em situações de crise, é fundamental que você invista e valorize as equipes.
Por isso, não saia desligando todos os funcionários, mantenha todos aqueles que são essenciais para o funcionamento da empresa, eles terão um grande papel na reestruturação do seu negócio.
Por exemplo, se você tem uma empresa de divisórias e deseja utilizar estratégias de downsizing, planeje muito bem as suas ações, e antes de sair cortando funcionários, verifique quais são os gastos realmente necessários.
Muitas vezes uma crise pode ser oriunda de:
- Baixos resultados organizacionais;
- Apoio inadequado a clientes;
- Qualidade inferior de produtos e serviços frente ao mercado.
E inúmeros outros motivos que não necessariamente estão ligados à parte administrativa da sua empresa, além disso é fundamental motivar os colaboradores para que eles continuem na empresa e entendam todas as decisões.
É fundamental que você entenda que o sucesso do downsizing está ligado a dois itens, que são a adoção de uma estratégia e a presença de uma forte liderança.
Caso contrário, você não terá nenhum benefício com o downsizing, o que fará com que tenha o efeito contrário, e ao invés de ajudar a sua empresa, torne tudo um grande pesadelo.
O primeiro passo é apresentar as previsões financeiras e orçamentárias da empresa a longo prazo, dessa forma toda a diretoria e gestores terão uma ideia dos objetivos que precisam ser atingidos com o downsizing.
Se você tem uma empresa de grelhas metálicas para canaletas, por exemplo, é preciso que a pessoa responsável pela gestão do downsizing analise todos os planos, identificando assim quantos funcionários serão dispensados e que setores diminuirão a produção.
Através dessa análise, será possível conseguir fazer diversas projeções que irão direcionar todos os projetos, como:
- Projeção das despesas;
- Projeção de vendas;
- Projeção de fluxo de caixa;
- Projeção dos custos que a empresa terá com demissão;
- Projeção dos custos com a redução da produção.
Com isso o profissional de controladoria conseguirá elaborar um orçamento empresarial adequado para que se consiga atingir os objetivos e obter os melhores resultados do downsizing.
Inclusive, é essencial que a diretoria se reúna para que sejam definidos metas e objetivos, afinal com o achatamento da estrutura hierárquica, é preciso de uma nova perspectiva para a empresa, além de prazos e novas responsabilidades.
Também é fundamental que a diretoria seja clara com todos os colaboradores e explique o que está acontecendo, não deixe que eles fiquem sabendo por terceiros, reúna todos e explique a situação.
Por exemplo, você tem uma empresa de kit lanche corporativo e precisa realizar a práticas de downsizing, se os funcionários ficarem sabemos por outros meios que não seja de uma forma oficial, acabará prejudicando ainda mais os resultados da empresa.
Tenha em mente que a comunicação é essencial para um downsizing de sucesso, por isso os líderes devem estar acessíveis e prontos para responder toda e qualquer dúvida dos colaboradores.
É muito importante que os colaboradores sejam treinados adequadamente e com antecedência para ocupar suas novas funções e responsabilidades, caso contrário tudo irá se tornar um caos, trazendo sérios transtornos para a empresa.
Além disso, é crucial que esses funcionários recebam todo suporte necessário para que consigam executar suas novas funções de uma melhor forma. Como vimos, o downsizing não é algo agradável, muito pelo contrário.
Caso seja feito de uma maneira amadora e sem planejamento, pode ter sérias consequências para as empresas, fazendo que suas portas sejam fechadas e não encontrando soluções logísticas ou administrativas para o seu funcionamento.