Segurança e privacidade de dados em Customer Data Platforms

O CDP Adobe (sigla para Customer Data Platform) é um software usado para reunir informações de um cliente através de várias fontes de dados. Com isso, é possível criar um perfil completo de cada consumidor. 

Dessa forma, proporciona-se uma experiência personalizada. Afinal, ter o atendimento voltado para as necessidades do cliente é extremamente importante para o negócio, e os dados podem ser usados para gerar essa experiência.   

A importância da segurança e privacidade de dados em CDPs

O CDP Adobe é um conjunto de softwares que cria um banco de dados unificado, acessado por outros sistemas de marketing. São várias informações coletadas em várias fontes, que depois são estruturadas e organizadas para montar um perfil de cada cliente. Nesse sentido, é importante garantir a segurança e a privacidade dos consumidores.  

O CDP Adobe conta com ferramentas de segurança e privacidade de dados para protegê-los em caso de ataques cibernéticos. Os clientes são os ativos mais importantes de qualquer negócio, e devem confiar na empresa. Além disso, leis como a LGPD fazem com que os empreendedores tomem mais cuidado ao manipular qualquer conteúdo.

Riscos e desafios relacionados à segurança de dados em CDPs

Os CDPs criam um banco de dados que unifica e organiza as informações de cada cliente de uma empresa. Os desafios para manter tudo em segurança incluem a cultura organizacional, ameaças internas e a ausência de ferramentas adequadas.

A tendência é que o funcionário acredite que a segurança de dados é responsabilidade da empresa. Por outro lado, as corporações julgam ser tarefa dos colaboradores manter as informações seguras.

O ideal é criar uma cultura organizacional em que todos se responsabilizem pela segurança e privacidade. Nesse sentido, é importante a realização de capacitação para uso dos sistemas. 

Outro grande desafio é a ameaça interna, geralmente vinda dos próprios colaboradores, ainda que não intencional. Isso ocorre, por exemplo, no momento em que o funcionário usa senhas fracas, compartilha arquivos indevidamente ou baixa documentos corrompidos. 

Por fim, a ausência de ferramenta adequada faz a empresa ficar exposta a sistemas vulneráveis, que não são atualizados de forma constante. Muitas das vezes, são softwares sem suporte para a corporação.

Regulamentações de proteção de dados

Para garantir o cumprimento das empresas em proteger as informações de clientes, foi criada a LGPD (Lei Geral de Proteção aos Dados), que dispõe sobre como a organização deve tratar cada dado de uma pessoa (nome, endereço, idade, raça, e qualquer outro conteúdo pessoal coletado no meio digital). 

Essa regulamentação define como uma organização deve coletar e tratar os dados dos seus clientes. Para andar em conformidade com a lei, as empresas devem adotar ferramentas que assegurem que as informações não serão vazadas ou usadas de forma indevida. 

Como garantir a segurança e privacidade de dados?

A empresa deve fazer treinamento com funcionários para alertá-los sobre abrir arquivos recebidos por e-mail, para que os mesmos identifiquem possíveis mensagens maliciosas. Além disso, deve ser implantado um controle para bloquear o download de aplicações suspeitas no computador do colaborador. 

Além disso, a empresa deve usar antivírus e programas de fontes confiáveis, que ofereçam atualizações de segurança constantemente e que tenham suporte ao usuário, se necessário. 

O papel do CDP na construção de uma cultura de segurança de dados

A CDP organiza e estrutura as informações coletadas de várias fontes. Com isso, essa ferramenta consegue realizar a conformidade de dados, pois uma base desatualizada ou mal gerenciada impede que a equipe tome as decisões certas. Além disso, o Customer Data Platform inclui as ferramentas responsáveis por tratar a segurança e a privacidade. 

O CDP Adobe, por exemplo, permite que empresas configurem políticas de uso e acesso aos dados. Além disso, as suas ferramentas alertam sobre violações e usos indevidos de informações. 

Para saber mais sobre CDPs e como implantar essa solução em sua empresa, além de quais ferramentas utilizar, você pode acompanhar o Portal Tudo Sobre CDP, uma iniciativa da Anica, uma empresa pioneira em oferecer tecnologias para a área do marketing.