Vantagens de ter um conteúdo gerado pelos usuários

Diante de todos os avanços do mundo digital, atualmente, tem se tornado comum a prática que coloca os usuários como produtores de conteúdos dentro das plataformas de uma empresa, o que pode representar uma lógica de engajamento muito mais sólida.

A busca por uma boa interação de mercado sempre foi um dos centros estratégicos das empresas, já que é isso que pode fazer com que haja uma credibilidade maior das marcas, além, claro, de possibilidade uma dinâmica de vendas muito maior.

Dessa maneira, torna-se importante saber como trazer os clientes, cada vez mais, para a marca, fazendo com que eles consigam criar uma relação bastante sólida com as marcas de uma forma geral.

Foi pensando nesses aspectos que o marketing passou a se estruturar a partir de dinâmicas de interações a partir da década de 90, uma vez que, até então, não havia uma possibilidade e uma preocupação com esses elementos.

Hoje em dia, é bastante comum encontrar uma série de estratégias empresariais que podem fazer com que as marcas tenham uma dinâmica cada vez mais objetiva na hora de criar uma relação próxima com o cliente.

Esse é um aspecto que começou a ser pensado a partir da produção de conteúdo dentro das mídias tradicionais, mas que ganhou ainda mais destaque a partir de alguns mecanismos digitais que foram sendo incorporados nesse mercado.

Assim, é possível dizer que a interação, nos dias de hoje, é um fator determinante para que qualquer empresa consiga ter uma relação mais estruturada com o seu mercado, o que pode ser fundamental para o crescimento delas.

Marketing digital: uma nova interação

A chegada das ferramentas digitais foi, de fato, um dos pontos mais importantes para as empresas, uma vez que elas passaram a ter algumas possibilidades que, até então, não poderiam ser realizadas.

Se, em outros momentos, era muito comum a criação de uma comunicação em que só a marca falava, hoje em dia, isso caiu por terra, criando uma dinâmica cada vez mais inovadora dentro desses ambientes.

É possível dizer, nesse contexto, que houve uma elaboração bastante sólida a respeito das possibilidades que as empresas passaram a ter, criando uma dinâmica bastante próxima dos clientes.

Por outro lado, há uma facilidade cada vez maior de pessoas encontrarem o produto ou serviço que estão procurando, o que pode garantir algumas elaborações que são essenciais nesse sentido.

Uma pessoa pode encontrar com muita facilidade um compressor copeland 3HP na hora de pesquisar isso na internet, facilitando, assim, algumas realizações que poderiam demorar muito mais.

Do ponto de vista do fornecedor, isso acaba sendo uma oportunidade vantajosa, o que pode garantir algumas possibilidades que são essenciais para a criação de uma relação de mercado sólida.

Por causa de todas essas dinâmicas, uma estratégia passou a fazer parte do escopo de atuação das empresas: o inbound marketing.

Essa é uma dinâmica bastante importante que, via de regra, inverte a lógica do marketing tradicional, uma vez que, a partir dela, é possível criar uma comunicação que tem muito mais a ver com o momento correto a ser estabelecido.

Ou seja, a partir de alguns elementos importantes, é possível atrair o cliente no momento certo, criando uma lógica de conversão muito mais facilitada, uma vez que a companhia estará apresentando uma solução em um momento de necessidade.

Isso ocorre, muitas vezes, a partir dos mecanismos de busca, uma vez que uma pessoa só pesquisa a respeito de uma caixa de madeira grande quando ela está precisando acomodar algum tipo de produto.

Essa é uma forma de evitar, inclusive, uma comunicação que não é eficaz, fazendo com que uma nova dinâmica passe a fazer parte dessas estruturas de atuação empresarial.

Em que consiste o marketing de conteúdo?

Diante dessas novas dinâmicas, é possível dizer que é fundamental qualificar essa atração do cliente para uma plataforma, principalmente por conta da grande variedade de concorrência que há.

Por essa razão, cada passo dado pode ser essencial para que, assim, haja uma estruturação a respeito desses fatores.

Um cliente que está desejando realizar uma harmonização facial permanente, raramente, vai buscar esse serviço sem pesquisa antes e é nessa hora que o conteúdo entra como um elemento central.

Nesse contexto, uma postagem em redes sociais ou, até mesmo, em blog, pode fazer com que o cliente entre no site da empresa para entender a respeito do serviço antes mesmo de contratar.

Esse é um fator essencial que pode gerar um vínculo grande, elevando as possibilidades do cliente ter uma relação mais fundamentada com a marca.

O marketing de conteúdo é, basicamente, uma das chaves que vão fazer com que o cliente se conecte à marca a partir de uma produção que, a primeiro momento, não atua de forma clara em relação à venda.

UGC: um novo tipo de conteúdo

Por causa da importância do conteúdo, é essencial saber como o UGC (User Generated Content)  tem sido um fator determinante para engajar o mercado e gerar ainda mais credibilidade para uma marca a partir do marketing de conteúdo.

Essa é uma estratégia que também é conhecida como conteúdo gerado pelos usuários, sendo uma forma de estimular de forma bastante sofisticada o mercado a produzir elementos que possam afirmar a influência da empresa.

O UGC tem se tornado uma estratégia cada vez mais utilizada, uma vez que o cliente está interessado em fazer parte daquela experiência de marca.

Seja através de uma hashtag promocional a respeito de um serviço de chaveiros automotivo ou em um produto com o design atraente que vai render um clique nas redes sociais, o UGC pode ser um elemento determinante no mercado.

Benefícios do UGC

Diante de todos esses novos formatos, é importante entender que o UGC é, de fato, um dos pontos que podem fazer com que uma marca ganhe ainda mais mercado a partir dessas estruturas.

Por isso, é fundamental entender a respeito de alguns benefícios que podem ser percebidos a partir dessas orientações:

  • Aumento de confiança;
  • Clientes defensores da marca;
  • Mais interações;
  • Espontaneidade;
  • Alinhamento com o SEO;
  • Originalidade.

Esses são alguns dos pontos que podem ser estruturados de forma bastante vantajosa dentro de um mercado.

Para que isso ocorra, é crucial que alguns passos sejam dados para garantir uma boa relação com o cliente, sendo um fator que pode levar uma boa experiência com uma empresa de construção de deck de madeira a um conteúdo mostrando os resultados.

Como tornar o cliente um criador de conteúdo?

As estratégias de UGC podem ser bastante complexas, uma vez que ela trata de um mercado que precisa estar engajado com a marca para que, assim, essa criação de conteúdo tenha qualidade e seja frequente.

É fator que, nesse sentido, a experiência do cliente pode ditar todo o resto, uma vez que não há como influenciá-lo a criar um conteúdo se a experiência dele não tenha sido satisfatória.

Sendo assim, um serviço de troca de bateria macbook pro touch bar com qualidade pode abrir portas para que, eventualmente, esse cliente poste em suas redes sociais.

No entanto, não há porque deixar essa ação ao acaso, sendo que o UGC pode ajudar na hroa de criar recursos para esse conteúdo.

Clientes promotores da marca

Hoje em dia, é muito comum encontrar dentro do mercado algumas terminologias que apontam para o cliente promotor de uma marca.

Isso tem a ver com uma estratégia bem-feita de customer experience que visa criar algumas dinâmicas que façam com que aquele contato com a empresa seja o melhor possível.

Somente assim, será possível que um fornecedor de troféu de premiação seja lembrado na hora da empresa postar alguma foto de seu evento, mas, logicamente, é preciso ir além.

Construir comunidades

A construção de comunidades pode ser um fator bastante complexo, mas de grande valor para as empresas de uma forma geral.

Isso porque esse é um tipo de orientação que faz com que as pessoas compreendam melhor os valores de uma marca e, assim, passe a defendê-los.

Em uma comunidade de terapêutas elaborada por uma corporação que fornece agulha acupuntura 30×40, é possível que haja uma valorização ainda maior desse tipo de produto.

Essa é uma ótima maneira de criar dinâmicas que possam fazer com que esses clientes se tornem produtores de conteúdos para a marca.

Desafios, tags e trends

Hoje em dia, com o avanço das redes sociais de vídeos curtos, é muito comum ver as pessoas entrando nos mais diversos desafios.

Saber como criar uma boa trend com as tags adequadas pode fazer com que as pessoas comecem a estruturar dinâmicas que podem virar conteúdo para as empresas.

Considerações finais

Com o passar dos anos, a produção de conteúdo tem se tornado um fator bastante importante para as empresas.

Criar algum tipo de engajamento pode passar por essas estruturas de forma bastante sofisticada, o que é um elemento essencial.

Por essa razão, a estratégia de UGC acaba sendo um dos pontos mais utilizados para a estruturação de uma comunidade digital visível.

A partir de estímulos propostos pelas empresas, é muito comum encontrar produções de conteúdos feitas pelos clientes.

Esse é um fator que pode trazer uma série de benefícios e transformar, cada vez mais, a marca em uma referência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.