4 ps do Marketing: saiba como ele influencia no seu negócio

Os 4 ps do Marketing consistem em um conceito muito importante que define os pilares básicos de qualquer estratégia de marketing. 

Também conhecido como mix de marketing, a estratégia tem papel relevante no sucesso dos negócios e na efetividade das ações traçadas para comunicação e publicidade.

Independentemente da evolução do marketing, alguns conceitos se mantêm e são complementados devido ao nível de relevância que têm. Esse é o caso do mix de marketing, que sempre se atualiza e mantém a relevância.

Com o surgimento da internet, os hábitos dos consumidores mudaram e, com isso, algumas práticas surgiram e se consolidaram, demandando a revisão de muitos processos de relacionamento. 

Contudo, os 4ps do marketing continuam sendo as principais estruturas de planejamento das estratégias dos negócios.

Na prática, os 4ps representam os pilares das estratégias de marketing. Eles ajudam a definir a maneira como a marca chegará até o público-alvo almejado, além de ajudar no posicionamento no mercado e alcance dos objetivos.

Deste modo, entender o conceito dos 4ps, sua importância, vantagens e como utilizá-los no seu negócio é o modo de se destacar e ter ótimos ganhos.

O que são os 4ps do marketing?

Os 4ps são um resumo do conceito básico dos pilares das estratégias de marketing. São eles: 

  • Produto;
  • Preço;
  • Promoção;
  • Praça. 

Por conter as iniciais de cada uma destas palavras, recebe este nome e representa as variáveis que as empresas devem avaliar ao estabelecer o negócio e as campanhas publicitárias, avaliando o que oferecem para o público e visando alcançá-los de forma mais qualificada, atingindo as metas de marketing e o desenvolvimento da marca.

Essa é a classificação mais utilizada quando o assunto é o composto de marketing e a base para o desenvolvimento de produtos e campanhas. 

Apesar disso, o mix pode envolver outras variáveis no processo de planejamento. Ainda assim, esses termos são os mais comuns e determinantes para a qualidade das ações.

De acordo com Philip Kotler, professor universitário que popularizou o termo, os 4ps consiste nas variáveis que as empresas podem controlar. 

Deste modo, são definidas internamente, no momento do planejamento e criação de processos, conforme os objetivos para o marketing, influenciando positivamente nas respostas dos consumidores.

Outro ponto importante, é que se tratam de variáveis interdependentes, ou seja, uma influencia na outra e no resultado final obtido.

Por isso, precisam de um planejamento especial, feito em conjunto para o alinhamento eficiente das estratégias, criando uma percepção relevante e única sobre a marca de anéis de segmento e de quaisquer outros produtos/serviços.

Qual a relevância do composto de marketing?

Não é à toa que os 4ps passam por décadas e ainda continuam tendo relevância, sendo estudados, pesquisados e usados.

Afinal, o composto de marketing tem grande importância para os resultados empresariais, sendo usado como uma ferramenta que orienta o planejamento e faz com que as estratégias tenham mais eficiência.

Isto posto, conhecer os principais motivos que justificam a relevância deste conceito é o modo de implementá-lo em diversos negócios, por exemplo, em projetos de arquitetura.

  1. Transmite o posicionamento da marca ao público-alvo

Os 4ps do marketing ajudam a inserir a empresa de forma adequada no mercado, conforme o posicionamento que deseja alcançar.

Sendo assim, as definições de produto, preço, promoção e praça são incumbidos de transmitir o posicionamento ao público-alvo e consolidar a imagem da marca no imaginário dos consumidores.

Os 4ps também estão relacionados ao branding, pois traduzem os pilares da marca com relação aos pontos de contato com os clientes, considerando a missão, valores e identidade do negócio como um todo, fortalecendo a comunicação.

Sem a definição dos 4ps, o posicionamento tende a ficar comprometido ou pode ser transmitido de maneira equivocada, confundindo a percepção que as pessoas e o mercado têm da marca de energia solar Fortaleza preço, por exemplo.

  1. Desenvolve estratégias integradas

O ato de colocar a sua marca no mercado não significa sair simplesmente divulgando e vendendo os produtos/serviços para qualquer pessoa. 

Assim, é essencial planejar o mix de marketing de modo alinhado e integrado considerando exatamente os objetivos da marca e o público que se deseja atingir.

É importante ressaltar que este alinhamento acontece a partir da definição do público-alvo e posicionamento de mercado, direcionando melhor os 4ps. Ou seja, esses fatores são estritamente relacionados, impactando de forma mútua.

Assim, o foco principal deve ser no cliente e na imagem que a marca deseja criar na mente desses consumidores. Deste modo, as definições se tornam mais coerentes nas percepções do mercado.

  1. Permite identificar e atender os pontos de contato

Seguir o conceito dos 4ps marketing é uma maneira de contemplar os pontos de contato com os consumidores.

Quando se pensa em marketing, é muito comum as pessoas pensarem apenas em ações de divulgação da marca e promoção. 

No entanto, ele também impacta diretamente em todo o sistema de comunicação de um negócio e no processo de atendimento, considerando, inclusive, os canais em que as interações ocorrerão.

Isso porque as decisões de compras e percepção sobre a marca podem ser influenciadas por diversos fatores, como: 

  • Pesquisa de preço;
  • Experiência de atendimento;
  • Relacionamento online;
  • Experimentação do produto;
  • Visita e organização dos pontos de vendas;
  • Interação com posts nas redes sociais.

Todos estes são momentos de relacionamento que compõem experiências com a marca e ajudam a construir a imagem no mercado.

  1. Possibilita a diferenciação dos concorrentes

Ao definir as estratégias do mix de marketing, empresas de segurança patrimonial e de diversos outros setores podem consolidar o posicionamento no mercado em que atuam, se diferenciando dos concorrentes.

O posicionamento é uma forma de buscar espaço relevante e único na mente do público, se destacar e promover identificação, criando uma fidelização que reduz o risco de ser substituído pelos concorrentes.

Assim, as estratégias de produto, preço, promoção e praça precisam ser capazes de ajudar a consolidar a imagem da marca, transmitindo a essência, a proposta e os diferenciais da empresa aos consumidores.

Quais são os 4ps do marketing?

Após conhecer o conceito de mix de marketing, é interessante conhecer cada um dos ps, entender o que eles significam e como podem ser utilizados nas estratégias. 

Produto

Se refere aos produtos e serviços que a empresa oferece ao público. É fundamental que todas as soluções estejam claras para o público, por exemplo, especificando suas informações e características nos canais de venda para que as pessoas entendam o que a companhia oferece e como isso as auxilia.

O produto é uma das bases que justifica a existência das empresas. Ele ajuda e satisfaz as necessidades dos consumidores, além de oferecer benefícios. É a partir dele que os outros ps são elaborados.

Preço

O processo de precificação, muitas vezes não é percebido como uma tarefa de marketing.

Contudo, é um aspecto determinante para o sucesso das ações e para o relacionamento com um público qualificado.

Assim, o preço é uma questão crucial para a construção da marca e é um dos únicos ps que gera receita para a empresa.

A definição correta é muito importante e envolve fatores como:

  • Formas de pagamento;
  • Políticas de descontos;
  • Condições de pagamento;
  • Formação do preço;
  • Variações regionais.

O preço consiste na quantidade de capital que o consumidor está disposto a pagar pelos benefícios que o produto oferece e o valor agregado ao serviço oferecido. 

Este P envolve o fator psicológico, pois os consumidores realizam uma avaliação do custo-benefício dos aspectos da marca, emocionais e inconscientes. Quanto maior a percepção do valor do produto, mais ele pode se dispor a pagar.

Promoção

O público está mais acostumado a associar esse P com as estratégias de marketing. Contudo, um ponto importante é que o P de promoção não deve ser confundido unicamente com ações de descontos e ofertas de liquidações.

A promoção neste caso se refere às estratégias desenvolvidas para estimular a demanda do produto por parte do público-alvo.

Ou seja, as variáveis de promoção contribuem para comunicar ao público-alvo algo sobre a marca e seus diferenciais, seja de PABX em nuvem ou uma nova coleção em cápsula em uma loja de roupas. 

Consequentemente, esses aspectos podem despertar o interesse e criar expectativas nos consumidores a respeito dos atributos tangíveis e intangíveis do produto.

Deste modo, quando as pessoas experimentam o produto/serviço, as expectativas sobre eles tendem a se cumprir. 

Para ter sucesso, é importante que as estratégias de promoção estejam alinhadas ao que o produto entrega, pois caso contrário, o cliente pode ficar insatisfeito.

Praça

Já o P de praça se refere aos pontos de venda e canais de distribuição dos produtos/serviços, seja físico ou virtual. 

Este P define o modo que o produto irá chegar até o consumidor e envolve decisões acerca de:

  • Pontos de venda;
  • Canais de distribuição;
  • Locais de estoque;
  • Regiões de venda;
  • Cobertura de distribuição.

As estratégias e definições podem variar conforme o tipo de produto ou serviço, dos custos envolvidos, possibilidades de logística, tempo de entrega e outros fatores específicos de cada negócio, demandando atenção.

Como implementar os 4ps nas suas estratégias de marketing?

Mesmo depois de conhecer o conceito e os 4ps, alguns empreendedores do segmento de manutenção de máquinas industriais e de outras áreas podem ficar com dúvidas de como incorporar os conceitos de forma efetiva nas estratégias.

Assim, inicialmente, é importante que essas definições estejam presentes no planejamento da empresa e que sejam consolidadas em um plano de marketing. Outros processos necessários podem ser conferidos nos dois tópicos a seguir.

  1. Decida o seu público-alvo

Definir o público-alvo é fundamental, porque, é a partir dele que produto, preço, promoção e praça podem ser desenvolvidos com mais clareza e adequação. 

Investir em pesquisas de mercado e de comportamento sobre o público são ótimas opções para obter informações relevantes que ajudam na segmentação.

  1. Defina as estratégias competitivas

As estratégias competitivas definem como a empresa, como de conserto de equipamentos hospitalares, enfrentará o mercado, além de determinar as escolhas do mix de marketing. 

Nesse sentido, as empresas podem adotar estratégias de diferenciação, foco e liderança em custo. Além disso, a escolha dos 4ps deve ser feita conforme os objetivos e metas do negócio.

Ou seja, se a empresa optar por estratégias de liderança em custo, precisa manter a precificação baixa; se optar por diferenciação, deve investir em desenvolvimento de branding e produto.

Definir o posicionamento de mercado, as estratégias do composto de marketing e o plano de marketing são outros detalhes importantes e que fazem parte da implementação dos 4ps nos negócios de diferentes segmentos, seja em escritórios de reformas residenciais ou mesmo uma loja de brinquedos para pets.

Portanto, criar personas para desenvolver as estratégias, investir em pesquisas de mercado, pensar no ambiente digital e envolver as equipes nos processos de decisões são maneiras de utilizar o composto de marketing para alcançar os objetivos e metas estabelecidos para o seu empreendimento de forma eficiente.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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