Aprenda a fazer Marketing Jurídico com ética

O papel da internet na vida profissional de toda a sociedade não pode ser subestimado, afinal, está cada vez mais inserida nas rotinas para o posicionamento correto e alcance do público. No direito, não ocorre de forma diferente. Há, inclusive, o chamado Marketing Jurídico.

É impossível falar de marketing digital sem mencionar as redes sociais. Elas são como grandes janelas por onde milhares de pessoas são expostas ao seu trabalho diariamente.

A relação entre consumidor e prestador de serviço se transformou de maneira radical. Por uma série de razões, é necessário saber se posicionar nas redes para atrair mais clientes ao seu escritório. Tudo isso seguindo as diretrizes e restrições que a OAB propõe.

Quer saber mais sobre o que é e a importância do marketing jurídico feito com ética? Não deixe de ler o texto que começa a seguir!

Marketing Jurídico: o que é isso?

O marketing jurídico é um dos segmentos do marketing tradicional que visa atender as necessidades, normas e regras do mundo jurídico. Consiste em uma série de estratégias e atividades que visam fortalecer a imagem de profissionais e escritórios de advocacia.

Não confunda esse tipo de marketing com propaganda ou publicidade. O marketing jurídico não é apenas vender serviços ou persuadir clientes.

Ele é composto por atividades práticas que, quando realizadas rotineiramente, atraem clientes, agregam valor ao serviço de cuidadora de idosos, ampliam o alcance dos escritórios de advocacia e possibilitam a oferta de valor agregado aos potenciais clientes. 

Sendo assim, o marketing jurídico é essencial para o sucesso de qualquer escritório e profissional de direito.

Com estratégias bem pensadas e implementadas de forma correta, é possível alcançar excelentes resultados na captação e retenção de clientes.

Quais são as restrições para o Marketing Jurídico?

Para manter a credibilidade da área, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) regulamenta a prática de marketing jurídico. 

Conheça as principais restrições que você deve seguir ao divulgar seu escritório de advocacia na web, por redes sociais, anúncios e mais.

Publicidade em rádio, televisão ou outdoor

O Código de Ética e Disciplina da OAB proíbe expressamente publicidade direta ou de casos de inspeção gnv preço em rádio, cinema, televisão ou outdoor.

A OAB considera que tais formas de publicidade tornam a concorrência desleal, pois somente grandes agências podem investir em campanhas maiores.

Uso de fotografias de prédios ou tribunais 

Outra limitação do Código de Ética refere-se ao uso de fotos tiradas de prédios e tribunais em materiais promocionais ou por meio de canais digitais. 

A OAB entende que a utilização de imagens ou fotografias desse tipo pode facilmente confundir um potencial cliente, fazendo-o acreditar que existe alguma relação ou parceria entre o escritório/profissional e a instituição retratada.  

Uso de expressões comerciais 

Nos anúncios comerciais de aventais descartáveis e de diversos tipos de produtos é comum que expressões comerciais sejam utilizadas para atrair a atenção do público. As mais comuns são:

  • “Compre agora”;
  • “Não perca esta oportunidade”;
  • “Você não pode perder”;
  • “Venha conferir!”.  

Essas expressões não podem ser utilizadas no marketing jurídico, pois, segundo normas éticas e disciplinares, prejudica a sobriedade da profissão e é necessário se voltar à solução das necessidades específicas daqueles que buscam por esse serviço.

Divulgar preços

Publicação de preços de serviços também é uma atividade proibida para advogados. Essa limitação é importante para evitar danificar a profissão e a consequente competição de preços entre especialistas.

Nesse caso, o marketing deve focar mais na credibilidade do advogado, tentando atrair o cliente com expertise jurídica. 

Além disso, cada caso apresenta características únicas que podem influenciar no valor final cobrado. Assim, as informações de preço e pagamento só devem ser fornecidas no contexto de uma consulta particular.

Apresentação de serviços em eventos fora da área jurídica

Eventos são uma ótima forma de apresentar serviços, fazer novos contatos e abrir oportunidades de negócios.

No entanto, segundo o que determina a OAB, eventos fora da área jurídica não podem ser usados ​​para promover este tipo de serviço.

Por exemplo, ir a uma feira de enfermagem home care para promover serviços jurídicos relativos à medicina – em casos em que a organização não esteja voltada para esse segmento – não é permitido pelas regras éticas da OAB.

Por que o Marketing Jurídico é benéfico?

O Marketing Jurídico é ideal para atrair, engajar e conquistar seu público-alvo. Assim, você ou seu escritório de advocacia podem inovar seguindo essa técnica. Ao empregá-la de forma adequada, os resultados obtidos podem ser ampliados e qualificados.

Entenda melhor as razões pelas quais a divulgação sistemática de serviços jurídicos é tão atrativa.

Competitividade

O consumidor de hoje acha muito mais vantajoso pesquisar com cuidado e encontrar uma pessoa confiável para realizar um Curso nr 10 ou mesmo o serviço de advocacia do que arriscar toda vez que precisar de um profissional ou produto.

Como resultado, a forma como os serviços são contratados, incluindo os serviços jurídicos, mudou muito.

Quando esse fator se soma à acirrada concorrência do mercado, fica clara a necessidade de se destacar de alguma forma e criar canais que favoreçam o relacionamento e a fidelização.

O marketing jurídico é uma estratégia ideal para isso, pois visa criar uma boa reputação no mercado, o que certamente trará uma vantagem na captação de clientes. 

Autoridade no meio

Ter autoridade nesse setor não é fácil, mas implementando de fato o marketing jurídico, é possível se destacar.

O fato é que o marketing jurídico inclui um conjunto de atividades que ajudam a fortalecer sua credibilidade junto aos clientes, bem como aos demais profissionais.

Assim, dedicando-se a uma forte presença em eventos, sites e publicações especiais, criando valor agregado e construindo uma rede de contatos ampla e sólida, você obterá boas críticas e recomendações de seus colegas.

Relacionamentos mais fortes

Quem não gostaria de ser um advogado de confiança para uma empresa ou indivíduo? 

Essa é uma forma lucrativa de trabalhar, e muitas vezes manter clientes é ainda mais interessante do que atrair novos.

Dessa forma, o marketing jurídico ajuda a estreitar laços e criar um relacionamento muito mais forte com o público.

Por meio dele você consegue manter seus clientes, pois fornece conteúdo constantemente, agregando valor e mostrando que essas pessoas são importantes mesmo após concluir o atendimento.

Realização de metas e objetivos

Outra marca registrada do marketing jurídico é auxiliar na concretização de metas e objetivos. 

A partir do planejamento estratégico baseado nos objetivos gerais, é possível implementar medidas que aproximarão seu negócio do objetivo esperado, assim como ocorre com uma Fábrica isopor  e diversos outros nichos de mercado.

Afinal, quanto mais alinhados forem seus objetivos de marketing comercial e jurídico, maior a probabilidade de alcançá-los e de criar estratégias realmente efetivas.

Como colocar o Marketing Jurídico em prática?

Por fim, como realmente se coloca os ensinamentos do marketing jurídico em prática?

É essa pergunta que pretendemos responder agora. Continue prestando atenção ao texto e prossiga conosco!

Saiba quem você deseja alcançar

Olhe para o cliente, entenda o que ele espera de você e tente prestar exatamente o serviço que ele espera e um pouco mais. Aqui é importante entender as dores para mostrar como o seu serviço pode solucionar esse problema.

Para fazer isso, visite grupos de bate-papo dos quais seu público participa. Leia críticas, veja em que seus colegas advogados falharam (para aprender o que não fazer), identifique o que seu cliente realmente quer e o que está por trás de suas demandas.

Só então você pode começar a oferecer conteúdos e serviços especializados de forma realmente atrativa e diversificada.

Poste conteúdo jurídico nas redes sociais

As redes sociais são ótimos ambientes que permitem desenvolver o marketing jurídico. 

Considerando que muitos brasileiros passam horas por dia nesse canal de mídia, é uma boa oportunidade usá-los para divulgar seu escritório.

Redes como Instagram e Facebook permitem entregar conteúdo de alta qualidade por meio de imagens e vídeos.

Além disso, você não precisa ter tantas palavras para explicar detalhes jurídicos sobre o serviço de acompanhamento hospitalar.

Especialmente no Instagram, que é uma rede social predominantemente visual, as pessoas gostam de obter informações mais rapidamente e de forma mais dinâmica.

Portanto, dedique-se a transmitir algo rico e informativo mesmo com poucas palavras. Se desejar, você pode colocar seu próprio texto em um carrossel de imagens.

Estabeleça metas

Um dos primeiros passos é estabelecer metas e objetivos. Portanto, elabore os objetivos da estratégia de marketing jurídico, defina os resultados desejados e quando deseja alcançá-los.

Eles podem ser distribuídos. Por exemplo, em vez de dizer que você quer fechar 1.000 negócios por ano, é mais fácil ter uma média de 85 clientes por mês.

Por fim, lembre-se de que as metas devem ser coerentes, mensuráveis ​​e possíveis de acordo com a sua realidade.

Crie um blog profissional

Os blogs são as melhores plataformas para distribuir conteúdo qualificado sobre filtro osmose reversa. Baseie-se no que seu público está pesquisando online – a ideia é atender às necessidades dele, afinal.

Você pode usar o Google para descobrir o que as pessoas estão pesquisando sobre seus serviços ou sua especialidade. Outras ferramentas incluem Google Trends, Google Ads e Ubersuggest.

Por fim, vale lembrar que todos os artigos devem ser escritos e otimizados de acordo com as regras de SEO.

A otimização para mecanismos de busca envolve o uso de técnicas para melhorar a classificação dos artigos pelos mecanismos de busca como o Google.

Conclusão

Se você chegou até o final deste texto, agora tem tudo o que é necessário para fazer marketing jurídico com ética.

Manter a integridade é fundamental para proteger a credibilidade dos seus serviços e criar uma base sólida de clientes, alinhados às diretrizes do órgão regulador. Portanto, não negligencie o regulamento da OAB.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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