Aprenda a utilizar o Whatsapp como ferramenta de marketing

A comunicação por aplicativos de celular faz parte da rotina da população, e as empresas podem aproveitar todo o potencial do Whatsapp como ferramenta de marketing para divulgar produtos e serviços para um público-alvo que realiza compras online.

Para tanto, é preciso instruir tanto os consumidores quanto os empreendedores de como utilizar o Whatsapp como ferramenta de marketing, levando em consideração que é um dos mensageiros eletrônicos mais populares. 

Por um lado, estão os clientes em potencial, ou leads, que podem se apresentar interessados em uma marca e utilizar o aplicativo para entrar em contato com a empresa. 

Do outro, estão os empreendedores, que precisam aprender como utilizar o Whatsapp como ferramenta de marketing, inclusive empregando o modelo Business, disponível pelos desenvolvedores do aplicativo, exatamente para facilitar a comunicação e os negócios. 

Por que utilizar o Whatsapp como ferramenta de marketing?

Voltado para as empresas, o WhatsApp Business é um aplicativo de mensagens gratuito para download e que permite criar uma presença comercial nesse mensageiro eletrônico.

Com o aplicativo, você pode interagir facilmente com os clientes que buscam caixa de presente personalizada usando ferramentas que automatizam e permitem uma resposta rápida, por exemplo.

Aproveitando a popularidade do aplicativo, uma conta comercial ajuda a utilizar o Whatsapp como ferramenta de marketing com o objetivo de alcançar sua base de consumidores de forma mais prática e dinâmica. 

Assim, a conta de negócios do WhatsApp serve para conectar empresas com clientes e gerenciar pedidos online. 

Essa é uma plataforma ideal para marketing e gerenciamento de comunicação entre clientes e empresas de todos os tipos, desde negócios locais até grandes corporações. 

Para o devido uso e qualificação dos contatos, os usuários do WhatsApp Business precisam criar um perfil comercial e destacar as principais informações da marca, entre as quais:

  • Detalhes de contato;
  • Endereço comercial;
  • Link do site;
  • Nome da empresa.

Além disso, um destaque de usabilidade é que o Whatsapp Business permite que as empresas classifiquem rapidamente às mensagens e forneçam respostas automáticas sobre curso design gráfico online, no caso de instituições de ensino, ou um cardápio, para lanchonete ou restaurante. 

Crie uma persona de marca atraente para o WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens inteligente que conecta pessoas, empresas e clientes, facilitando o início de conversas que podem ser tratadas em diferentes escalas, desde assuntos comerciais até se divertir em grupos fechados.

Tendo isso em vista, o primeiro passo para ter uma estratégia eficaz quanto ao uso do WhatsApp como ferramenta de marketing é criar uma persona de marca relevante, que esteja alinhada aos seus objetivos comerciais. 

Considerando o fato de que você está planejando usar o WhatsApp como ferramenta de marketing para se conectar com os clientes que precisam de uma empresa de vigilância patrimonial em uma indústria, é essencial que eles possam reconhecer sua marca rapidamente e identifiquem essa solução entre os seus serviços.

Você deve garantir que a persona da marca que você cria seja envolvente e represente sua identidade de forma efetiva, criando identificação até mesmo por meio do WhatsApp. 

As pessoas não gostam de conversar com personalidades que aparecem como bots.

Por exemplo, se sua marca tem um departamento que lida com reclamações e consultas de clientes, você pode ter um número SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) dedicado para essa finalidade.

Esse número pode ser gerenciado por uma equipe de atendimento ao cliente, em conjunto com uma empresa de Instalação de pabx, que responde às atividades pertinentes, e assim manter o contato humano.

Por meio da ferramenta, torna-se mais fácil interagir com os clientes, inclusive em meio a uma rotina agitada.

No WhatsApp consegue-se trocar fotos de produtos, fazer perguntas relevantes que ajudam o cliente a tomar uma decisão informada, além de acordar pagamentos, prazos de entrega, entre outros assuntos.

Ou seja, para ter uma estratégia quanto ao uso do WhatsApp como ferramenta de marketing, você precisa ter uma personalidade de marca sólida.

Defina seus objetivos e KPIs

Para obter sua estratégia de WhatsApp como ferramenta de marketing no ​​controle, defina seus objetivos de divulgação de negócios.

Ter uma meta e KPIs (Key Performance Indicator), ou seja, indicadores-chave de desempenho definidos, ajuda a focar toda atenção em processos de negócios importantes que geram resultados significativos.

A otimização do funil de marketing é o primeiro passo nesse sentido, e deve ser tratado por períodos definidos.

O melhor é alinhar as estratégias do Whatsapp como ferramenta de marketing com os objetivos de negócios, identificando os KPIs que permitem o acompanhamento do desempenho geral na venda de envelope personalizados para terceiros.

Por exemplo, caso a empresa tenha problemas com a taxa de retenção de clientes, é possível colocar para funcionar o Whatsapp como ferramenta de marketing, e entrar em contato com a lista de contatos disponível de forma mais ativa e regular.

Nesse caso, os KPIs podem ser cliques em links, engajamento em forma de resposta e taxas de retenção de clientes.

Tenha um banco de dados de contatos

Não existe uma estratégia eficaz do WhatsApp como ferramenta de marketing sem um banco de dados de clientes bem construído.

Dessa maneira, é preciso manter uma lista de contatos ativos e novos para divulgar e comercializar a marca de cortinas blackout, espalhadas por todo território nacional, além do atendimento ao mercado internacional.

Como prática recomendada, não se deve enviar mensagens para pessoas com as quais não se tem uma conexão para evitar uma percepção negativa em relação à marca. Por isso, o ideal é criar a base de contatos a partir de outras interações de valor.

Mas lembre-se, para se comunicar com seus clientes no WhatsApp, você precisa ter o número de telefone comercial, com o aplicativo voltado para os negócios.

Uma maneira inteligente de construir sua base de clientes é ter um botão de contato do WhatsApp em seu site, ou nas redes sociais, que direciona os visitantes para seu telefone comercial de forma automatizada, ou ainda a partir de formulários no site.

Você pode salvar esses contatos à medida que as consultas chegarem. Com o tempo, você consegue construir uma grande base de clientes.

Além disso, você pode salvar todos os contatos de seus clientes e envolvê-los com novas ofertas, brindes e promoções exclusivas para eles, ou para aqueles que se interessarem em entrar em um grupo de vantagens. Consequentemente, você pode estabelecer lealdade a longo prazo.

Pesquisa e feedback do consumidor

Os desenvolvedores do Whatsapp buscam apresentar novidades para aprimorar a ferramenta e o suporte no atendimento ao cliente.

Dentre elas está a possibilidade das empresas realizarem pesquisas e receberem feedback rápido sobre produtos e serviços. 

Dessa forma, você pode envolver os clientes em diferentes fases de desenvolvimento de bens de consumo, realizando perguntas relevantes sobre escolhas que podem influenciar no resultado final sobre o que a empresa se propõe a lançar. 

O WhatsApp também pode funcionar como um canal rápido para realizar discussões e pesquisas em sua empresa de Canhão monitor, se for o caso.

A melhor parte disso é que, em vez de ligar para os clientes para dar feedback, você pode criar uma pesquisa para o seu grupo do WhatsApp e obter retorno relevante que o ajude a tomar importantes decisões de negócios.

Além disso, com o feedback que você recebe de seus clientes, pode atender melhor às necessidades com produtos que os consumidores realmente desejam.

Ao criar questionários criativos e divertidos, você pode interagir com seus clientes de uma maneira que não invada a privacidade deles.

Forneça suporte imediato ao cliente

Mesmo que o trabalho ocorra dentro do horário comercial, o aplicativo do Whatsapp como ferramenta de marketing pode funcionar durante todo o tempo, inclusive aos finais de semana. 

As perguntas frequentes podem ser respondidas via bots, encurtando o espaço de tempo de resposta, como um suporte imediato aos clientes. 

Com o WhatsApp sendo uma das mídias de comunicação mais populares em muitos países, essa é uma estratégia de marketing eficaz para fidelizar o cliente que precisa de Impressoras para alugar em diferentes locais.

Como prática, garanta os recursos para lidar com um grande volume de consultas sem que seus clientes esperem horas por uma resposta.

A experiência do usuário deve ser personalizada

A comunicação bidirecional entre empresas e consumidores garante uma experiência mais personalizada para o cliente. 

Isso reduz as chances de desistência, aumenta o engajamento e o interesse do cliente. 

A comunicação pelo WhatsApp também ajuda as marcas a se destacarem com uma experiência pós-venda única, desde o rastreamento de atualizações até o feedback da experiência.

Conclusão

O WhatsApp como ferramenta de marketing possui um potencial abrangente para comunicação de uma marca. 

A popularidade está na simplicidade, tanto que há um número cada vez mais crescente de usuários em todo o mundo. 

Se você ainda está pensando em usar o WhatsApp como ferramenta de marketing, é preciso ficar atento, pois os concorrentes podem estar conversando nesse momento com um potencial cliente que pode estar à procura da sua empresa. 

Reconhecida como uma plataforma essencial para atendimento ao cliente, o whatsapp permite responder a consultas, compartilhar perguntas frequentes, rastrear entregas de pedidos e maximizar chatbots de conversação. 

Usar WhatsApp como ferramenta de marketing, de maneira otimizada, pode ajudá-lo a oferecer experiências excepcionais aos seus clientes, desde a criação de comunicados mais efetivos até o atendimento mais ágil e próximo.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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