Aprendizado ao ar livre: explorando a natureza e o mundo

Essa é uma opção lúdica para que as crianças se desenvolvam física, mental e emocionalmente

Quem foi criança antes dos anos 2000 sabe: brincar na rua com os amigos era muito comum, mas, com o passar do tempo, esse hábito foi se perdendo. Tornou-se mais comum que as crianças brinquem em casa com seus celulares, tablets e computadores.

Apesar disso, nada impede que os pais ou responsáveis incentivem os pequenos a explorarem a natureza. Comprar uma bicicleta infantil, por exemplo, é uma maneira de promover que as crianças se divirtam ao ar livre e aprendam de forma lúdica. Desse modo, é possível incentivar as brincadeiras fora de casa e ter um tempo de qualidade com a família.

Benefícios do aprendizado ao ar livre

Fazer uma caminhada, sair para pedalar ou brincar no parque parecem atividades bem simples, não é mesmo? Na prática, elas até podem ser, mas trazem benefícios importantes para o desenvolvimento dos pequenos. As vantagens não ficam em um só campo e podem ser físicas, mentais e emocionais.

Vantagens físicas

Quando o assunto é saúde, a atividade física é um dos principais pilares. Entre as crianças, não seria diferente! Passar a maior parte do tempo em casa brincando com aparelhos eletrônicos pode resultar no sedentarismo, sobrepeso e outros problemas.

Uma criança que brinca, corre ou pedala ao ar livre já está praticando um tipo de exercício. Isso colabora para que o corpo se mantenha saudável com atividades indicadas para a idade. Outro benefício é a exposição controlada ao sol, essencial para manter os bons níveis de vitamina D.

Vantagens mentais

A saúde mental é uma pauta muito discutida entre os adultos, mas nem sempre ela é lembrada quando o assunto são as crianças. Independente da faixa etária, os problemas podem surgir.

Ao passear ao ar livre, as crianças têm a sua mente estimulada. Elas podem conhecer novos aspectos do mundo, aprender de forma lúdica e ainda ter um momento de relaxamento no dia.

Vantagens emocionais

A saúde emocional está diretamente ligada à saúde mental e também pode ser estimulada na vida ao ar livre. A principal vantagem dos passeios nesse sentido é o estímulo às conexões.

Em uma ida ao parque, por exemplo, é possível conhecer e interagir com outras crianças. A conexão entre pais e filhos também é fortalecida durante as atividades em conjunto, sejam brincadeiras, sejam exercícios.

O que fazer ao ar livre?

Você já conheceu os benefícios dos passeios ao ar livre, mas ainda está em dúvida de por onde começar? Apesar de não existir uma regra e ser necessário avaliar os gostos e a idade de cada criança, algumas atividades costumam ser bem comuns entre os pequenos.

Caminhadas

As caminhadas são atividades simples e que podem ser encaixadas com facilidade na rotina. Para realizá-las, não é preciso muita preparação e nem um grande tempo livre, o que facilita para os papais.

A dica é aproveitar os horários de menor exposição solar — antes das 10h e após as 16h — e focar em locais seguros. Você pode escolher uma praça, um parque ou andar pelo próprio condomínio/bairro.

Passeios no parque

Os parques são um dos lugares favoritos dos pequenos quando o assunto é passeio. Repleto de opções e com a presença de outras crianças, fica fácil estimular o aprendizado dos pequeninos.

A dica é aproveitar o máximo de atividades possível: brincadeiras no parquinho, caminhadas e passeios de bicicleta estão entre as opções mais comuns para diferentes faixas etárias.

Observação de plantas e animais

Outra opção muito apreciada pelas crianças é a observação de plantas ou animais. Elas podem ser feitas em parques, praças, jardins ou em ambientes que possuam essa opção.

Durante o passeio, você pode explorar o aprendizado da criança apresentando o nome das espécies, os tipos de plantas e também ensinando sobre os cuidados que são necessários para cada um deles.