PetCenso 2023 aponta dados sobre cães e gatos brasileiros

A pesquisa é feita desde 2016 e analisa mais de 2 milhões de animais de estimação, levantando dados sobre os pets brasileiros e seus donos

Os animais de estimação têm cada vez mais presença na vida dos humanos, assim como relevância. Aliás, a importância se tornou tamanha que as raças de cachorro e gatos foram estudadas em uma pesquisa de censo. Confira mais sobre o levantamento, seus dados e a valoração dos pets na vida das pessoas.

Os pets na vida dos seres humanos

Com o passar dos anos, a sociedade vai mudando seus hábitos e conceitos. Antigamente, era comum que os indivíduos pensassem que a norma seria se casar, ter filhos e uma carreira consolidada para ser considerado bem-sucedido na vida pessoal e profissional.

No entanto, hoje, tornou-se comum vermos transições de carreiras entre áreas não correlatas, assim como uma enorme quantidade de pessoas não querendo filhos, investindo dinheiro, tempo e energia em suas carreiras e, principalmente, em suas vidas pessoais sozinhas ou com um companheiro.

Mais e mais, vemos famílias compostas por um casal e, muitas vezes, um passo grande para o relacionamento é adotar um pet. O animal de estimação ganhou espaço na vida da população de forma muito rápida e, na maioria das vezes, torna-se família para muitas pessoas, uma vez que há um forte laço afetivo.

O tema já virou comercial de televisão, mostrando novas composições de família, não só em questão de gênero ou etnia, mas também inserindo o pet como integrante dela. Além disso, para muitos, o animalzinho é o amigão que faz companhia e ajuda a superar traumas e dores. A importância dele se tornou tão grande que é realizada frequentemente uma pesquisa de censo para pets.

O PetCenso

Há diversas formas de coletar dados do povo, a fim de que seja possível entender o perfil dos brasileiros. Uma delas é a pesquisa de censo realizada pelo IBGE a cada 10 anos, devido à alta quantidade populacional do país. Essa pesquisa recolhe dados diversos, como a média de idade da população, média de pessoas por casa, entre outros.

Desde 2016, é realizada uma pesquisa de censo para pets. Ela procura entender qual a raça dos pets, assim como os nomes mais comuns, não só pelo país, mas por região.

O estudo acaba sendo uma curiosidade para muitas pessoas, mas também é possível analisar o comportamento brasileiro, bem como ter uma noção da quantidade de animais de estimação em nossa nação.

Informações do PetCenso 2023

No ano de 2023, o PetCenso levantou dados analisando cerca de 2,5 milhões animais de estimação e trouxe informações como as raças caninas e felinas preferidas dos brasileiros, assim como os nomes mais escolhidos por seus donos.

Cães

Os cães são um dos animais de estimação favoritos no país. Considerado o melhor amigo do homem, eles costumam ter uma ligação afetiva muito forte com seu dono, sendo dependentes dele, seguindo-o para onde for. A mídia representou muitas dessas relações, fictícias ou não, em filmes e desenhos, como Marley e eu e Scooby-Doo.

No Brasil, foi constatado que 40% dos cães de estimação possuem raça desconhecida, o popular vira-lata. Essa porcentagem é a primeira, sendo seguida por shih-tzu e yorkshire, com 12% e 5%, respectivamente. Os nomes mais escolhidos pelos brasileiros para seus cães são: Mel, Luna, Nina, Amora, Luke e Thor.

Gatos

Apesar dos felinos serem subestimados e, muitas vezes, considerados frios e distantes dos seus responsáveis, eles também possuem uma ligação muito forte com seu dono, com gestos e ações reservadas apenas para os seus humanos favoritos. São animais mais seletivos, deixando poucos lhes darem carinho e pegá-los no colo.

No censo, foi constatado que 98% dos gatos de estimação possuem raça desconhecida, seguido por azul russo e gato-de-bengala. Os nomes mais comuns para eles são: Nina, Mia, Mel, Luna, Lua e Amora.