Como atrair clientes com o inbound marketing?

A sua empresa está atraindo ou afastando os seus clientes? Bom, nem sempre a divulgação acontece da forma que planejamentos, existem alguns fatores que podem acabar interferindo nesse processo.

Saiba que o Inbound Marketing tem se tornado um método infalível para que as empresas consigam alcançar cada vez mais o seu público na internet, isso acontece através da produção de conteúdos relevantes que fazem com que as marcas ganhem notoriedade. 

Essa estratégia é importante principalmente para pequenas empresas como as de urnas funerárias fabricantes, lojas de bairro, perfumarias, enfim, através do Inbound Marketing você consegue fazer com que sua empresa cresça e com isso alcance mais clientes.

Se você nunca ouviu falar dessa estratégia e ficou curioso para saber mais, continue lendo esse artigo e descubra a importância do Inbound Marketing no seu negócio, preparamos um material repleto de informações importante sobre o tema. Confira!

O que é?

Antes de mais nada é importante explicar sobre o que se trata o Inbound Marketing, algumas pessoas se referem a esse termo como marketing de atração, afinal esse é o seu objetivo.

Ele é caracterizado pelo conjunto de estratégias, baseadas na criação e compartilhamento de conteúdos que são direcionados para o público-alvo das empresas, o seu objetivo principal é conquistar e fortalecer a comunicação e a relação dos clientes.

Ou seja, quando empresas de usinagem utilizam essa estratégia consegue atrair os seus clientes através de conteúdos que sejam relevantes para eles, como informações sobre os processos da usina, sua importância, entre outros.

A partir desses esforços as pessoas que foram atingidas nutrem uma confiança com a empresa e consegue se aproximar dela, isso aumenta suas vendas e o número de clientes que consomem sua marca.

É muito importante que você entenda que o Inbound Marketing não é mais um diferencial para o seu negócio, muito pelo contrário, essa estratégia é uma necessidade para todas as empresas que desejam crescer.

Como atrair cliente usando o Inbound Marketing

Como mencionado acima, essa é uma estratégia muito importante para as empresas que estão cada vez mais investindo no Inbound Marketing, seja pela facilidade da produção de conteúdo, ou até mesmo pelo aumento das vendas e a conquista de mais clientes.

Além disso, uma empresa de compressor parafuso, por exemplo, que utiliza essa estratégia de conseguir extrair dados de e- mails e informações coletadas por clientes interessados em seus produtos. Veja a seguir como usar essa estratégia em seu negócio.

Atrair

Essa é a etapa inicial do Inbound Marketing, onde você irá trabalhar para conseguir atrair os usuários para que eles se tornem seus clientes, para isso é preciso que você construa um conteúdo de qualidade, que consiga atrair essas pessoas.

Por exemplo, se você tem uma empresa de fita para cinto de segurança automotivo, pode criar conteúdos que explicam a efetividade do cinto e como ele é importante para prevenir acidentes.

Este conteúdo pode ser disponibilidade em diferentes formatos como:

  • Textos para blog;
  • Imagens para as redes sociais;
  • Vídeos;
  • Podcast.

Entre outros, o formato pode ser definido de acordo com o seu público, ou seja você precisa entender quais conteúdos eles consomem e em quais redes sociais eles estão presentes, dessa forma você estará no lugar e no momento certo.

Converter

Se na primeira etapa você conseguiu atrair os seus as pessoas através do conteúdo, esse é o momento de convertê-las em seus clientes, mas como isso será feito? Simples, através do uso de trocas entre a sua empresa e esses consumidores.

Essa é a fase em que você irá colher as informações importantes para que te sirvam de base, através desses dados você conseguirá enviar seu material e cativar de vez esses clientes.

É neste momento que os leads serão criados, para isso você precisa disponibilizar materiais interessantes em trocas de dados, todo esse processo diz respeito a transição de um usuário comum para um cliente em potencial.

Relacionar

Essa é a etapa em que uma empresa de fabrica de bolsas, por exemplo, irá identificar os leads em qual jornada do usuário eles se encontram, pois reconhecer o real interesse do seu público irá fazer com que as vendas se tornem concretas.

Saiba que existem diferentes etapas em que o seu público pode estar presente como:

  • Interessado na compra;
  • Buscando informações;
  • Pesquisando sobre os produtos.

Sua meta nessa fase é acelerar o interesse e fazer com que ele deseje comprar a máscara cirúrgica colorida que a sua empresa vende.

Vender

Todas as etapas anteriores te preparam para essa fase, afinal vender é o objetivo principal de todas as empresas, todos os processos apresentados irão facilitar o ato da venda, pois você já terá atraído esse cliente para a sua marca.

Além disso, você trocou informações e conheceu mais sobre o seu perfil e comportamento dele, o que faz com que as estratégias criadas sejam cada vez mais efetivas, pois você sabe exatamente como agir.

Analisar  

Após realizar todas as etapas, chegou o momento de analisar e entender se a estratégia foi realmente eficaz, ou seja se a sua empresa de nano espectrofotometro por exemplo, conseguiu de fato transformar leads em clientes.

Para obter resultados mais exatos, você pode aproveitar as ferramentas disponíveis na internet, como o Google analytics por exemplo, dessa forma você consegue observar o desempenho do seu negócio.

Saiba que essa é uma etapa muito importante, pois observar e estar atento como  sua empresa se comporta frente aos acessos e engajamento, irá permitir que você implante melhorias.

Sem contar que essas informações podem ser usadas por você na criação de uma nova campanha para atrair novos clientes.

A importância do funil de vendas

Agora que você já entendeu como o Inbound Marketing consegue trandeiras simples usuários em clientes, saiba que o conceito de funil de vendas é muito importante para a compreensão dessa estratégia.

Afinal ela possui o objetivo de atrair e converter os cliente de maneira mais fácil e escalável, ela é divida em 4 etapas, veja a seguir quais são elas.

Aprendizado e descoberta

Entenda que nesse início da jornada de compra o seu público ainda não sabe que precisa comprar uma viga i, por exemplo, pois a intenção dela é entender mais sobre o problema que ela está enfrentando.

Por ela se encontra nessa fase que não sabe ao certo se quer ou não algo, chamamos de estágio do aprendizado e descoberta, nessa fase a pessoa irá tirar dúvidas comuns e aprender conceitos novos, para esclarecer suas questões.

Por isso que os conteúdos são indicados para o topo do funil, pois é quando esse usuário está descobrindo a sua dor, através de:

  • Posts de blog;
  • Publicações em redes sociais;
  • Vídeos;
  • Infográficos.

Através desses conteúdos fica mais fácil educar o seu público e com isso ajudá-lo a aprender o suficiente sobre a sua marca, a ponto de querer mais, é importante que nessa etapa você não mencione o seu produto ou serviço.

Afinal a pessoa só quer resolver o seu problema, ela ainda não está preparada para comprar.

Consideração e intenção

Nessa fase a pessoa já está mais atenta ao assunto e consegue compreender melhor o problema que enfrenta, agora a sua busca tende a ser em encontrar a melhor solução para isso.

Como o seu público está mais consciente e engajado, tanto no blog como nas redes sociais, eles possuem conhecimento básico, por isso esse é o momento em que você irá se aprofundar nos temas e estreitar esse relacionamento. 

O principal meio de fazer isso pe através de conteúdos mais profundos como:

  • Ebooks;
  • Whitepapers;
  • Webinars;
  • E-mails segmentados.

Esse é o momento de trocar os dados com essas pessoas, você fará isso oferecendo esse material, com isso os clientes fornecem as informações e você esses conteúdos relevantes, feito isso você precisa criar fluxos e manter o cliente cada vez mais interessado.

Avaliação e decisão

Depois de nutrir os leads com materiais de qualidade, eles compreenderam que a sua empresa oferece as melhores soluções para os seus problemas, por isso é importante que você desempenhe um bom trabalho nessa etapa final.

Afinal você já tem esse cliente em suas mãos, para conseguir fechar um negócio efetivo, você pode continuar na linha de conteúdos, mas eles serão um pouco diferentes, como por exemplo textos e imagens com gatilhos mentais e provas sociais.

Esse é o momento de vender o seu produto, por isso você deve utilizar todas as estratégias de vendas para que consiga atingir essas pessoas, mostre que a sua empresa é a melhor escola para eles.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.