Como construir uma marca pessoal forte nas redes sociais?

Ter uma marca pessoal forte nas redes sociais é importante por várias razões. Trata-se de uma estratégia que tem o objetivo de atribuir valor à imagem profissional, além de impulsionar e fortalecer as características do indivíduo.

Ser lembrado faz toda a diferença, e é por meio da marca pessoal que o profissional vai conseguir se destacar e construir uma boa reputação no mercado de trabalho.

Independentemente da carreira e da profissão escolhida, assim como do cargo que ocupa e do local onde a pessoa está inserida, construir um posicionamento e uma marca pessoal para a vida e para a carreira é essencial.

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, mas mesmo que uma pessoa tenha uma excelente carreira, muitas experiências e boas habilidades pessoais, se não souber construir sua marca pessoal, pode perder oportunidade.

Assim como as empresas investem em sua marca para se destacar em meio aos concorrentes, os profissionais precisam seguir o mesmo caminho para atrair oportunidades de trabalho.

Este artigo vai mostrar os benefícios de construir uma marca pessoal nas redes sociais, quais são os elementos da identidade de marca, estratégias que aumentam a visibilidade, como escolher as plataformas e como lidar com as críticas.

Benefícios de uma marca forte nas redes sociais

Construir uma marca pessoal forte nas redes sociais é fundamental porque não se trata de uma questão de escolha. Na verdade, todo profissional possui uma marca, e a diferença é que alguns fazem seu gerenciamento e outros não.

Investir em personal branding é muito importante para criar uma imagem única e consistente, e aumentar as chances de garantir um espaço no segmento de atuação.

Um arquiteto especializado em projetos residenciais e comerciais terá mais facilidade para realçar suas forças e fazer as pessoas acreditarem na qualidade e na entrega de seu trabalho.

Não se trata de se autopromover, pois é mais uma abordagem que coloca a carreira como marca e usa isso para que a pessoa se torne relevante em seu segmento de atuação.

A presença nas redes sociais pode até mesmo potencializar as relações offline. Por exemplo, escrever e publicar um artigo com a opinião pessoal é uma forma de construir essa marca, evidenciando a autenticidade e a identidade do indivíduo.

A marca pessoal se constrói a partir do DNA, o que envolve identidade, valores e habilidades que são desenvolvidas e se tornam um diferencial. Com base nisso, é indispensável ter clareza nos propósitos que se pretende alcançar.

Elementos essenciais da identidade de marca

Para criar sua identidade de marca, uma empresa de confecção de carimbos precisa trabalhar alguns elementos essenciais. São eles:

  • Identidade visual impactante;
  • Narrativa cativante;
  • Personalidade e voz coerentes;
  • Neuromarketing.

A identidade visual trata da face pública de uma marca, e entre os elementos visuais mais importantes estão o logotipo, elementos gráficos, tipografia e cores. Ela precisa ser consistente e impactante para criar uma imagem sólida e reconhecível.

As organizações precisam saber contar uma história envolvente e capaz de se conectar com o público. A narrativa da marca precisa ser vista como a maneira de contar a história da empresa e transmitir seus valores e propósitos.

A empresa é consistente e autêntica quando mantém uma personalidade e uma voz coerentes em todas as interações que faz com o público.

Isso porque a personalidade da marca está relacionada às características e atributos incorporados por ela. A voz, por sua vez, diz respeito ao tom de comunicação utilizado.

Por fim, o neuromarketing ajuda a combinar conhecimentos da neurociência com o marketing para compreender o funcionamento do cérebro dos consumidores e o modo como respondem aos estímulos de marketing.

A organização deve aplicar esses princípios para criar experiências capazes de se conectar profundamente com o público-alvo.

Como aumentar a visibilidade

Se uma marca de forro de gesso liso com tabica quiser aumentar sua visibilidade, precisa investir em algumas estratégias específicas. São elas:

Criar conteúdo de qualidade

Hoje em dia, qualquer empresa que queira realmente chamar a atenção dos clientes precisa produzir conteúdo de qualidade, assim, a audiência vai perceber a autoridade e o conhecimento do negócio.

Os conteúdos podem ser publicados tanto em um blog quanto nas redes sociais e devem ser desenvolvidos por profissionais preparados. Isso vai ajudar a ter mais interação e engajamento com as publicações.

Destacar-se nas redes sociais

Marcar presença nas redes sociais é indispensável para ter mais visibilidade, mas os conteúdos precisam ser estimulantes, variar os formatos e resolver as dores e necessidades dos clientes.

A organização precisa trabalhar com todas as ferramentas possíveis das redes sociais, como feed de notícias, reels, stories, filtros, entre outros.

Investir em sistema de recomendações

Um fabricante de caixa de madeira grande para transporte pode criar um programa de recomendações para que clientes satisfeitos com o negócio recomendem a empresa para outras pessoas.

Para incentivar essas recomendações, é interessante oferecer descontos nas próximas compras, brindes, cashback, entre outros. Trata-se de uma tática que traz ótimos resultados e pode ser colocada em prática a qualquer momento.

Fazer anúncios escaláveis

Vale a pena começar a investir em anúncios porque não é necessário colocar muito dinheiro. Na verdade, o negócio pode começar aos poucos, observar os resultados e aumentar os investimentos gradativamente.

Vale a pena investir em anúncios online porque eles trazem mais visibilidade, e entre as melhores plataformas estão o Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.

Como escolher as plataformas mais adequadas

Por falar em plataforma de anúncios, é interessante saber escolher as redes sociais mais adequadas para trabalhar a marca pessoal ou a marca do negócio.

Uma loja de cortina persiana moderna pode analisar a concorrência para fazer um balanço e identificar em quais canais seus concorrentes estão presentes.

Depois de ver quais são os sites mais usados, é o momento de analisar a audiência que eles trazem para as organizações. Uma dica é observar o alcance dessas marcas nas redes sociais e quais são suas atualizações mais recentes.

As ferramentas de pesquisa podem ser usadas sempre que possível, uma vez que ajudam a estabelecer uma noção geral sobre quem são os principais concorrentes.

As melhores redes sociais são aquelas que têm bons motores de busca porque ajudam a encontrar usuários com base em seus interesses, habilidades ou palavras-chave. Um bom exemplo de rede social assim é o Facebook.

Por fim, também é interessante participar de grupos e comunidades nesses canais porque eles mostram quais são os sites mais adequados para os clientes do negócio.

Depois de encontrar as melhores redes sociais para a companhia, uma empresa de irrigação gramado residencial pode trabalhá-las simultaneamente ou usar uma de cada vez.

Como lidar com as críticas

As redes sociais são espaços abertos para a comunicação e interação, por isso, também facilitam críticas e elogios voltados a empresas e profissionais.

Para não prejudicar a imagem profissional ou a imagem do negócio, antes de responder é necessário refletir, pois nem sempre uma crítica é algo negativo. Muitas vezes, ela pode trazer outra visão sobre o mesmo assunto.

O problema é que muitas pessoas tratam opiniões contrárias como algo indesejável, quando na verdade podem ser usadas como ferramentas para corrigir muitas coisas.

Responder a uma avaliação como se fosse um ataque e usar um tom de voz provocativo pode trazer consequências gravíssimas para uma empresa.

No caso de um fabricante de perfil meia cana porta enrolar, é interessante elaborar respostas previamente escritas ou pensadas para encaminhar como resposta, lembrando que o negócio eu tenho uma imagem a zelar.

No caso dos profissionais que utilizam as redes sociais para promover sua marca, as críticas não devem ser levadas para o lado pessoal. No entanto, é bom impor limites, principalmente se envolver exaustão e diz respeito.

Uma boa alternativa para os profissionais é restringir as pessoas que podem ter acesso ao seu perfil, assim, pode poupar a saúde mental.

Já no caso de uma empresa especializada em envidraçamento de sacada pequena, é importante lembrar que as críticas e comentários dos seguidores podem ser usados até mesmo para melhorar seus produtos e serviços.

Se houver alguma situação de insatisfação por parte de um cliente, recomenda-se chamá-lo para uma conversa privada e resolver o problema o quanto antes.

Considerações finais

As redes sociais são plataformas essenciais para o trabalho de marketing de qualquer empresa ou profissional.

Elas facilitam a comunicação e ajudam a fortalecer a imagem e a presença de maneira mais ampla.

Deve-se escolher os melhores canais para estabelecer uma comunicação e um contato diário com os seguidores.

Por meio de boas práticas, a empresa vai colher resultados muito melhores e os profissionais terão mais oportunidades no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.