Como desenvolver um bom marketing de produtos

Efetuar um bom marketing de produtos é essencial para que as empresas possam proporcionar uma maior quantidade de vendas e com isso um lucro elevado.

Seja em qualquer setor, desde uma empresa de consultoria empresarial a uma padaria, antes de fazer as suas divulgações e campanhas, colocando os seus produtos ou serviços no mercado, é necessário planejar um marketing de produtos que seja muito eficiente.

Continue lendo este artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é marketing de produtos, como ele funciona e entre muitos outros fatores que são essenciais para qualquer empreendedor.

O que é uma estratégia de marketing de produtos?

O lançamento de um produto ou serviço no mercado é sempre realizado apenas após os profissionais de marketing definirem a estratégia geral que esse produto deverá ter no mercado.

Por exemplo, a comercialização de uma bomba de água pode ser realizada através de diversas abordagens, como a qualidade do produto, serviços da equipe, entre outros diferenciais, a depender das necessidades do seu público-alvo.

Além disso, os profissionais também são responsáveis, além de planejar a sua estratégia, acompanhar o seu andamento e sucesso no mercado, fazendo as alterações necessárias, e assim impulsionando a demanda do seu segmento.

O marketing de produto é uma das principais vertentes do marketing, onde essa é a estratégia que é utilizada com o objetivo de definir o posicionamento da marca em relação a um novo produto, assim como formas de divulgar o lançamento ao consumidor.

Por exemplo, se você possui um aplicativo que facilita a emissão de boletos, então deve encontrar as melhores maneiras de divulgar esse serviço, seja através de anúncios no Instagram ou parcerias com outras empresas, entre outras maneiras.

Com isso, uma estratégia de marketing de produto é basicamente a base para descrever todo o ciclo de um novo produto, onde desde o seu desenvolvimento até o seu lançamento estão inclusos.

Essa estratégia serve para descrever público-alvo, persona, posicionamento da marca, canais de divulgação e também, após o seu lançamento, a mensuração dos resultados alcançados para que seja possível efetuar as alterações necessárias.

Isso acontece porque a definição do seu público-alvo é um ponto-chave em qualquer campanha de marketing, permitindo assim que você identifique o perfil de pessoas que estariam interessadas em adquirir o seu produto ou serviço e quais os motivos para isso.

Por exemplo, ao divulgar uma empresa que realiza um programa de conservação auditiva, você não está apenas comercializando atendimento aos trabalhadores expostos a ruídos, mas sim lidando com o medo dos colaboradores em perder a audição.

Todos os produtos ou serviços resolvem algum problema para o seu consumidor e, em contrapartida, todas as pessoas possuem medos, sonhos e problemas que podem ser solucionados pela sua empresa, a depender daquilo que você está ofertando.

Com isso, ao definir o seu público-alvo, fica mais fácil de conseguir identificar esses aspectos que a sua marca pode solucionar, e assim entrar em contato com o seu potencial cliente de maneira mais assertiva e eficiente.

No exemplo da conservação auditiva, o serviço está lidando com o medo de perder a audição, enquanto que uma empresa que confecciona camisetas promocionais pode estar lidando com o sonho de um consumidor em abrir o seu próprio negócio.

O marketing de produtos lida diretamente com a forma como a sua empresa divulga os seus produtos, abordando o seu potencial cliente da melhor maneira possível e, com isso, aumentando o seu índice de conversão.

Entretanto, muitas pessoas confundem o conceito de marketing de produtos com o significado de marketing tradicional, uma vez que eles possuem algumas semelhanças entre si.

Todavia, o marketing tradicional se concentra mais na aquisição de novos clientes, na geração de leads, ou seja, potenciais consumidores, no posicionamento e também no valor da marca.

Por exemplo, se você possui uma empresa de locação de impressoras, o marketing tradicional é voltado para trazer mais clientes para o seu negócio e divulgar o seu posicionamento e valor como marca no mercado.

Já o marketing de produto se concentra mais nos seus clientes, onde ele trabalha criando demandas e impulsionando ações dos consumidores, através da divulgação de produtos.

Por exemplo, se uma empresa possui o objetivo de aumentar as vendas de um produto, como um fatiador de frios industrial semiautomático, então o marketing de produto é utilizado, promovendo esse produto aos seus potenciais consumidores.

Como você pode perceber, o marketing de produto é uma vertente do marketing tradicional, onde enquanto o marketing tradicional impulsiona a marca, o marketing de produto, como o próprio nome diz, impulsiona uma linha de produtos.

Dessa forma, ele possui a habilidade de proporcionar os seguintes fatores a uma organização, garantindo que:

  • Um produto está adequadamente posicionado às demandas de mercado;
  • As equipes de marketing e vendas atraiam novos clientes;
  • O produto está relacionado com as necessidades do seu público-alvo;
  • O produto continua relevante conforme o mercado evolui.

Esses são os principais fatores que o marketing de produtos pode fornecer para a sua empresa, garantindo o seu melhor desenvolvimento.

Como fazer marketing de produtos?

Primeiro de tudo, para efetuar um bom marketing de produto é necessário se atentar a alguns estágios que levam ao lançamento de um produto.

O desenvolvimento do cliente é um passo muito importante, onde é preciso efetuar a definição do mercado-alvo e também a compreensão dos clientes em potencial a partir do conhecimento das demandas de mercado e também do perfil do consumidor.

Além disso, é necessário realizar a definição de posicionamento, onde a partir da definição de cliente, é muito importante listar para quem é destinado o produto, o que ele faz, quais são os seus diferenciais em relação ao que já existe no mercado, entre outros pontos.

Outro fator muito importante é a divulgação interna do posicionamento e das mensagens, uma vez que cabe ao marketing de produto garantir que todos os profissionais que estão envolvidos na empresa saibam de cada detalhe sobre ele.

A criação de um plano de lançamento é um estágio essencial, sendo associado a diferentes áreas da empresa, como a equipe de vendas e de atendimento.

Você também precisa efetuar a criação de conteúdo de lançamento, sendo o estágio de criação de peças publicitárias e de outros conteúdos que serão divulgados, como textos para blog e páginas de um site.

A preparação da equipe também é uma etapa muito importante, onde você deve garantir que todas as áreas das empresas estejam preparadas antes mesmo do lançamento do produto, a fim de possuir os conhecimentos para fornecer o suporte necessário aos clientes.

Durante o lançamento, esse é o momento decisivo para os profissionais de marketing de produtos, uma vez que é o momento em que os clientes começam a chegar e, como isso, o profissional precisa estar atento no comportamento e nas ações da empresa.

Por fim, mas não menos importante, é necessário realizar uma análise dos resultados, estando atento ao feedback dos clientes.

Além disso, o profissional deve observar as mudanças no mercado e também as necessidades de adequação do produto.

Com isso é possível efetuar o marketing de qualquer produto, onde desde uma ponte rolante industrial até utensílios de cozinha podem ser comercializados através dessas estratégias.

Assim, existem ainda algumas estratégias de marketing de produtos que podem ser utilizadas com o objetivo de efetuar lançamentos eficiente e que trazem grandes resultados ao seu negócio, onde dentre elas, podem-se citar:

  • Definir bem o público-alvo;
  • Destacar os diferenciais do produto;
  • Encontrar a melhor estratégia de divulgação;
  • Ter um atendimento estruturado;
  • Ouvir os seus clientes.

Essas são as principais estratégias que podem auxiliar em seu planejamento de marketing de produtos, onde todas as etapas são essenciais para uma campanha bem-sucedida.

Defina bem o público-alvo

Como já mencionado, a identificação do seu público-alvo é essencial para compreender um pouco mais as suas necessidades e como elas podem ser atendidas através do seu produto ou serviço.

Destaque os diferenciais do produto

O seu produto possui diferenciais que devem ser mencionados, a fim de o destacar da concorrência e chamar a atenção em seu segmento.

Encontre a melhor estratégia de divulgação

Cada público-alvo possui meios de comunicação que melhor se adequam às suas características.

Com isso, você deve definir uma boa estratégia de comunicação, onde é possível interagir com o seu nicho através de redes sociais, hotsites, eventos e muitas outras maneiras.

Tenha um atendimento estruturado

A sua equipe de atendimento deve estar muito bem estruturada e treinada, com o objetivo de proporcionar a melhor experiência aos seus potenciais consumidores.

Ouça os seus clientes

Por fim, você deve sempre ouvir os seus clientes, tornando possível aplicar melhorias aos seus produtos ou serviços constantemente.

O marketing de produtos possui uma grande relevância em qualquer setor do mercado, onde a sua atuação ajuda a desenvolver melhor as estratégias de divulgação e lançamento de produtos para o seu segmento, aumentando assim o seu índice de conversão.