Como engajar os seguidores no Instagram?

Engajar os seguidores do Instagram pode ser um grande desafio para as organizações, mesmo assim, é necessário investir em estratégias que façam os usuários reagirem às publicações e interagirem com a marca.

Estar presente nas redes sociais é uma necessidade hoje em dia, tendo em vista que os brasileiros passam cerca de 3 horas por dia conectados a essas plataformas para se atualizar sobre notícias, compartilhar informações, entre outras ações.

A proposta do Instagram é permitir que os usuários compartilhem fotos e textos para criar laços de amizade e promover alguma coisa, seja a si próprio, uma marca, entre outras possibilidades.

Dependendo da quantidade de seguidores que a empresa tiver, pode melhorar suas vendas e aumentar a repercussão da marca. Também é possível estender as publicações em outras redes sociais, como no caso do Facebook.

O Instagram traz mais proximidade com os clientes, por isso, atrai lojistas e organizações de todos os tipos que querem se tornar referência em seu mercado de atuação.

Mas para ter sucesso com essas estratégias, é necessário conquistar o engajamento dos seguidores. Explicar o que é engajamento no Instagram, falar sobre sua importância e dar algumas dicas para engajar os usuários.

Definição e conceito de engajamento no Instagram

O engajamento do Instagram é uma maneira de medir a interação dos seguidores com o perfil da empresa. Trata-se de uma métrica usada para avaliar o interesse das pessoas para que se sintam motivadas a se engajar com a comunicação.

O engajamento é visto como qualquer interação por parte do seguidor em relação à página, e entre as principais ações estão:

  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Compartilhamentos;
  • Salvamentos.

Uma empresa de limpeza de vidros em altura precisa conquistar esse engajamento porque ele ajuda a divulgar melhor as publicações e aproxima a marca de sua audiência, mas existem muitos outros motivos para melhorá-lo.

Importância do engajamento no Instagram

As organizações sabem muito bem que as redes sociais são fundamentais para as estratégias de marketing digital, e é fundamental se esforçar para criar publicações capazes de alavancar as vendas e divulgar o negócio.

No Instagram, o engajamento é importante porque mostra que os seguidores gostam das publicações e se sentem mais próximos da marca. Se a métrica não estiver boa, pode ser um indício de que os post são indiferentes para os usuários.

A marca precisa se esforçar para reverter a situação porque a própria plataforma considera as interações como um fator para exibir os posts para mais usuários.

Em outras palavras, quanto mais eles interagem, mais pessoas verão o conteúdo da empresa. Além disso, é algo fundamental para aumentar o reconhecimento da marca, bem como o número de leads, vendas e clientes.

Também é muito importante para que um fabricante de churrasqueira de alvenaria com balcão consiga melhorar a fidelização de clientes.

Dicas para engajar os seguidores

Antes de pensar ou utilizar qualquer estratégia de engajamento no Instagram, a primeira coisa que a empresa precisa fazer é definir sua persona, pois assim terá uma ideia melhor do que interessa para o público. Depois, pode trabalhar as seguintes ações:

Criar reels

Os reels do Instagram permitem que a empresa crie vídeos curtos que aumentam o engajamento, uma vez que é um tipo de conteúdo que une diversão e vídeos, duas estratégias muito boas para cativar a audiência.

Mas ao criar esses conteúdos, a criatividade é fundamental, o que envolve conhecer bem o público para surpreender as pessoas em cada peça.

Usar os stories

Os stories são uma ferramenta que traz muitas possibilidades para os perfis da marca e são constantemente utilizados pelos usuários. Para a empresa, é uma forma de aumentar o interesse do público pelas publicações e melhorar o relacionamento.

Eles conseguem potencializar a audiência e trazem várias ferramentas que melhoram a visibilidade e estimulam o engajamento.

Uma clínica de estética especializada em implante de cabelo na sobrancelha pode criar enquetes, usar hashtags e figurinhas, entre outras ações que tornam os conteúdos mais interessantes.

Interagir com os seguidores

Interagir com os seguidores é muito importante para que essas pessoas se sintam valorizadas e que a marca realmente dedica um tempo para se relacionar com elas. São ações que aumentam o envolvimento e geram diálogo.

As publicações da marca também se tornam mais pessoais e incentivam as pessoas a interagirem com os posts. Entretanto, a companhia não precisa responder a todas as interações, na verdade, o ideal é conversar com os seguidores quando for relevante.

Publicar frequentemente

Outro aspecto fundamental é ter consistência nas publicações, tendo em vista que os seguidores do perfil estão esperando bons conteúdos. Se a marca não tiver uma frequência de postagem, pode perder o público e seu envolvimento.

Quanto menos a empresa publicar, mas os seguidores podem se esquecer do seu perfil. Para evitar esse problema, deve-se fazer um calendário de publicações, considerando os objetivos do negócio.

Uma clínica de mastopexia bilateral não precisa publicar todos os dias, mas é fundamental que se faça presente com frequência.

Escolher os melhores horários

É interessante fazer um levantamento do horário em que o público costuma interagir mais com os conteúdos e priorizar esse horário do dia para postar as novas publicações.

Essa atenção aumenta as chances de envolvimento, uma vez que os seguidores estão usando a plataforma no horário escolhido.

Se a companhia tiver alguma dúvida em relação ao horário para publicar, é interessante pesquisar informações sobre isso para compreender o comportamento do público.

Também é interessante fazer alguns testes para encontrar o momento ideal, além de usar ferramentas de analytics que mostram quais são os melhores horários.

Usar hashtags

Um fabricante de chopeira elétrica digital deve usar as hashtags porque o Instagram reúne publicações sobre o mesmo tema dessa forma. Ao utilizar esse recurso, o perfil da marca vai aparecer para alguém que esteja pesquisando sobre o assunto.

É uma forma de atrair um público maior e diferente para as publicações, conseguindo assim novos seguidores, além de aumentar o alcance do perfil.

Também é interessante usar hashtags que estejam relacionadas com a postagem, caso contrário, não é possível alcançar o resultado esperado.

Incluir CTA nas publicações

CTA (call to action) são recursos muito importantes para aumentar o engajamento nas redes sociais porque elas incentivam a interação por parte do usuário.

O ideal é chamar a atenção do público para as ações em todas as publicações, por exemplo, pedindo para curtir a foto, comentar o que achou interessante, sugerir que salve a publicação ou até para refletir sobre o tema.

Como medir o engajamento no Instagram

Existem várias ações que chamam a atenção do público, inclusive offline, como no caso de um banner lanchonete. No Instagram, uma das formas de fazer isso é aumentar o engajamento, mas ele também precisa ser mensurado.

Calcular a métrica é fundamental para saber qual é a repercussão das postagens, e isso pode ser feito de várias maneiras. Por exemplo, a marca pode usar os dados disponíveis na plataforma ou utilizar softwares de análise de dados.

Também pode usar uma fórmula básica para calcular e somar curtidas e comentários recebidos. Depois, basta dividir o resultado pelo número de seguidores e multiplicar por 100 para ter a taxa de engajamento da publicação.

Mas a empresa não pode se esquecer de que os compartilhamentos e os conteúdos salvos também são informações relevantes.

Uma empresa de copeira também pode trabalhar a taxa de conversão, que pode ser representada por conteúdos que levam o seguidor ao blog ou ao e-commerce.

Lembrando que o acompanhamento das métricas precisa ser frequente, uma vez que um post isolado não vai indicar se a ação está realmente correta.

Fazer isso de modo regular ajuda a enxergar o tipo de publicação que aumenta o envolvimento e os resultados, além de mostrar aquilo que não traz resultados.

O próprio Instagram oferece um recurso para avaliar o andamento das estratégias da marca e é interessante utilizá-lo para obter conhecimento profundo sobre a performance do perfil na plataforma.

Dessa maneira, uma loja de armários planejados terá insights sobre as melhores opções de publicações, temas e chamadas para ação que realmente são atraentes para sua audiência e podem trazer os resultados esperados em termos de engajamento.

Considerações finais

Usar o Instagram nas estratégias de marketing digital é imprescindível para que a empresa consiga aumentar sua presença na web.

A plataforma é ótima para expor visualmente os produtos e serviços, uma vez que é totalmente voltada para conteúdos visuais.

Ao longo do tempo e por meio de suas ações, a empresa vai conquistar seguidores, mas precisa mantê-los interessados em suas publicações.

Para isso, deve investir em estratégias que aumentam o engajamento do público e assim conseguir se aproximar dos potenciais clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.