Como a adoção do Picking pode melhorar a logística
Para muitos é comum o desenho de abrir um negócio próprio, no entanto, é somente ao ver a empresa em sua frente é que esse empreendedor se dá conta dos desafios existentes de gestão, além de conceitos que ele precisa compreender, como é o caso do picking.
Não estar preparado para esse tipo de desafio, inclusive, é o que faz com que muitos negócios fechem suas portas poucos meses após sua abertura, sendo preciso lidar com algo que vá além de um espírito empreendedor, mas também um conhecimento comercial;
Por outro lado, não é como se a gestão de uma empresa se tornasse mais fácil com o passar do tempo. Pelo contrário, quanto mais cresce um negócio, mais evolui o seu número de responsabilidades, sendo preciso dar conta de tudo aquilo que cresce em sua gestão.
Como exemplo, a partir do momento em que um distribuidor de peças de moto amplia o seu campo de mercado, passando a trabalhar também com peças para outros veículos, se mostra necessário expandir o seu número de funcionários, materiais, ferramentas e outros.
Junto a tudo isso podemos destacar também o nível de armazéns a serem gerenciados por tal negócio, de modo a garantir o armazenamento ideal de todos os seus produtos, assim como a sua distribuição, adotando para isso o modelo picking entre muitos outros.
É a partir de um bom trabalho nesse sentido que uma empresa pode conquistar uma melhor performance dentro do seu segmento, aumentando não apenas o seu número de clientes, mas também a quantidade de resultados a serem alcançados, partindo tudo de sua gestão.
É com todo esse trabalho que um cliente pode fazer uma encomenda de materiais como anel oring e então receber tal remessa em sua casa ou empreendimento, tudo de acordo com o trabalho de gestão e entrega a ser realizado por quem vende tal tipo de material.
Frente a isso, podemos dizer então que um bom trabalho interno de gerenciamento pode ajudar uma companhia a conquistar uma melhor performance, com isso partindo então do seu nível de produção e de todas as decisões de logística a serem adotadas.
Para que o seu negócio consiga lidar da melhor forma com tudo isso, reconhecendo o picking como um modelo de organização interna a ser adotada, por exemplo, é importante conhecer a fundo quais são as estratégias adotadas, com atenção para essa que foi citada.
Ao que se refere o picking?
Também conhecido como pecking order, esse tipo de termo está associado a uma estratégia de mercado voltada a melhor organização de produtos e materiais dentro de um armazém, facilitando assim a aplicação de um novo sistema de entrega ou algo desse nível.
Esse tipo de sistema trabalha com uma seleção a ser feita durante a organização dos produtos dentro de uma fábrica ou depósito, facilitando assim as próximas etapas de uma empresa, tal como as entregas a serem realizadas ao público ao mercado em si.
Por meio do picking é possível então para distribuidores de chapas de aço ou até mesmo para negócios menores, como um fornecedor de cupcakes para padarias do bairro, controlar melhor o seu sistema de entrega e arrumação de itens a serem comercializados.
Tal tipo de sistema recebeu uma importância ainda maior com o crescimento do mercado digital, diante de um público que cada vez menos precisa se dirigir até um estabelecimento físico para fazer alguma compra, frente às entregas que podem ser feitas em sua casa.
Para o mercado esse novo cenário trouxe também por novas responsabilidades, sendo necessário para uma empresa adotar todo um novo sistema de organização interna, para assim garantir que seus clientes recebam de forma segura e rápida o que compram online.
O picking é uma dessas maneiras a serem adotadas para garantir uma melhor saída de produtos, tratando-se de uma estratégia de retirada de pedidos, de acordo com as demandas feitas pelo seu público, adquirindo então algo anunciado pela companhia.
E da mesma forma em que esse tipo de sistema é positivo para uma padaria, ao controlar em seu anterior as encomendas de bolos decorados daquele dia, o mesmo vale para uma fábrica que produz bico aspersor de água, cuidando assim de uma gestão interna.
Agora, para entender melhor sobre como esse sistema pode ser adotado em tão diferentes negócios, é indicado então reconhecer tudo de positivo que o picking é capaz de trazer para a organização de um negócio em seu nível interno.
A importância do picking na logística
Para que uma empresa tenha sucesso em suas atividades é importante estar atento a forma com que todas as suas responsabilidades estão sendo gerenciadas, sendo válido às vezes recorrer a ajuda externa, como uma consultoria em planejamento estratégico.
Ao adotar esse tipo de sistema uma empresa pode então ter acesso a benefícios em sua logística como:
Otimização do tempo de entrega
A experiência do cliente ao comprar algo online se estende até mesmo ao tempo de entrega do pedido, sendo importante adotar um sistema que ajude a reduzir esse período da melhor forma que seja possível, algo que um sistema de picking logística pode ajudar.
A partir do momento que os funcionários de um armazém conseguem fazer uma retirada mais rápida dos materiais, menor será o tempo que tal mercadoria sairá da empresa e será direcionada até os serviços de entrega, reduzindo assim a distância até o cliente.
Melhor relação com o público
Uma consequência direta do tópico acima, com a chegada mais rápida de um produto até suas mãos, a relação de confiança entre o público e a empresa pode crescer, tudo isso a partir da forma em que tal companhia passa a controlar a sua logística interna.
Menores custos de armazenamento
Quanto mais tempo um produto fica armazenado, maior se torna o seu custo, ocupando espaço de novas mercadorias, além do tempo pode prejudicar sua qualidade. Frente a isso, contar com um sistema que controle melhor sua saída pode até mesmo reduzir seus gastos.
Essas são apenas algumas das maneiras como o picking é capaz de otimizar os resultados de uma empresa a longo prazo, sendo válido estar atento a qualquer inovação que possa otimizar seus resultados, como o uso de tecnologia gprs rastreador nas entregas.
Para se ter acesso a tudo isso basta então aplicar o sistema picking e organização do seu estoque, reconhecendo também as diferentes formas em que isso pode ser colocado em prática.
Os tipos existentes de picking
Ao decidir por trabalhar com esse tipo de sistema de gestão um empreendedor pode ficar surpresa ao descobrir que ele não existe apenas em uma só versão, sendo importante conhecer os diferentes modelos para adotar o que for melhor para sua empresa, entre eles:
- Discreto;
- Lote;
- Onda;
- Zona.
O picking discreto, também conhecido como picking direto, é um feito por meio de um profissional de modo individual, sendo assim um trabalho de separação muito mais detalhado e seguro, mas que pode levar um maior nível de tempo.
Já a versão por zona ocorre de maneira contrária, quando diversos operadores são requisitados, sendo organizados em grupos para lidarem com cada tipo de produto, sendo um modelo mais indicado para empresas que lidem com uma variedade de materiais.
Por fim temos o picking por lote, onde se faz uma separação de todas as mercadorias de uma só vez, permitindo assim agrupar todas as encomendas, por exemplo, e o picking por onda, onde os pedidos são acumulados, com sua separação seguindo períodos agendados.
Ao adotar esse modelo de logística é possível para uma companhia ter melhor controle em cima de sua produção, com isso podendo afetar positivamente até mesmo o preço lavador de gases industriais, frente sua redução de custos operacionais, por exemplo.
Isso tudo ao lado de uma série de estratégias que também podem ser aplicadas, sendo elas capazes de otimizar ainda mais o seu sistema picking de organização, incluindo ações como:
- Organização estratégica dos produtos;
- Automação dos processos;
- Análise por meio de indicadores de desempenho;
- Controle digital de suas mercadorias.
Tudo isso pode ajudar uma campanha a garantir uma melhor gestão de tudo o que se encontra em seu sistema de armazenamento, permitindo até mesmo uma melhor experiência aos seus clientes, diante da entrega mais rápida de suas encomendas.
De um modo geral é importante então ter atenção a esse tipo de estratégia por causa dos benefícios que tal sistema é capaz de trazer, seja para a empresa ou para os seus consumidores, o que vale tanto para o meio comercial como o industrial.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.