Como fazer networking em eventos corporativos

Aprenda a aproveitar eventos corporativos para fazer o máximo de networking e obter resultados expressivos em sua carreira ou negócio.

O ditado já diz que quem tem um amigo, tem tudo. Essa é uma regra que deve ser aplicada tanto nas relações pessoais, quanto nas profissionais. Para o sucesso na vida profissional e pessoal, sempre é necessário contar com uma boa rede de contatos.

Quem deseja consolidar aquela parceria comercial ou de marketing tão esperada, ou mesmo ampliar suas vendas, pode ter certeza que saber se relacionar é um dos talentos que você precisa desenvolver.

Entenda a importância do networking no mundo dos negócios

Para um gestor de uma empresa fabricante de bico aspersor, por exemplo, fazer networking em eventos, o primeiro passo é entender sua importância.

Networking vem da junção dos termos “net” (rede) e “work” (trabalho), sendo uma rede de contatos e relacionamentos.

Normalmente, essa rede de pessoas possui assuntos em comum e trocam informações e conhecimentos sobre uma determinada área.

Eventos acadêmicos e corporativos são uma ótima oportunidade de gerar esses contatos. Entre seus benefícios, podemos citar:

  • Amplia a rede de relacionamentos;
  • Aumenta o número de contatos profissionais;
  • Fortalece as amizades;
  • Estreita relações comerciais;
  • Potencializa oportunidades pelos relacionamentos;
  • Você transmite sua personalidade e pode ser lembrado;
  • Com sua conversa, você encanta e engaja as pessoas;
  • E você se atualiza sobre o mercado.

Ressaltamos aqui que apenas ter o contato de uma pessoa não significa que tenha um relacionamento. 

Sua empresa de recuperação de áreas degradadas, por exemplo, deve saber que para que o networking funcione, é preciso criar estratégias para manter as relações de fato.

Dicas para fazer networking em eventos corporativos

Para começar, é preciso ter em mente que quantidade não é qualidade. Ter centenas de contatos em sua agenda não faz nenhum sentido se eles não forem trabalhados.

Com uma base de contatos qualificada, é maior a chance de construir relações sólidas e usá-las a seu favor. Quem não tem uma rede de contatos qualificada, pode participar de eventos corporativos para ter a sua.

Esses eventos abrem portas e são fundamentais para se atualizar sobre o mercado, então você precisa aprender a tirar proveito deles e obter resultados expressivos em seu negócio.

Agora sua empresa de gaxetas pneumáticas, por exemplo, vai conferir diversas dicas para aproveitar eventos ao máximo e ampliar sua rede de contatos.

  1. Prepare-se antes do evento

Primeiramente, deve saber o que vai fazer lá: quem estará no evento, os principais players de mercado que poderão ser encontrados e em quais momentos, deve iniciar o primeiro contato. Foque em conhecer as pessoas que tenham algo a ver com seu negócio.

Saber quem participará do evento, é o primeiro passo para sua estratégia de networking. Afinal, antes de tudo é preciso saber porque vai.

Poderá fazer uma lista antes do evento para ser mais objetivo, respondendo alguns tópicos para que tenha um norte e não fique perdido esperando as pessoas virem falar com você.

Pense em quem quer ou precisa conhecer, e liste o nome de 5 pessoas essenciais que não podem perder a oportunidade de fazer contato. Pondere quais as empresas para as quais gostaria de mostrar seus serviços e quais deseja conhecer.

Pense em quais palestras têm mais a ver com você e o seu negócio e quais atividades e palestras poderá encontrar com seu público.

Depois de responder a essas perguntas, sua empresa de mangueiras termoplásticas, por exemplo, pode estudar o evento para obter um planejamento e cumprir todos os seus objetivos.

  1. Esteja informado

Busque compreender como sua empresa pode ser interessante para o perfil de público que participará do evento. Mentalmente, crie um discurso curto e impactante para estar pronto para responder quando alguém perguntar o que você faz.

Atualize-se sobre novas tendências que poderão ser pautadas para conversas e informe-se sobre fusões e lançamentos de serviços e produtos.

  1. Estude a agenda

Busque saber quais serão as palestras ministradas e onde seu público-alvo possivelmente estará.

Informe-se se no evento haverão momentos de descontração, como coffee breaks, horário de almoço ou happy hours, para que sua empresa fabricante de ventiladores industriais, por exemplo, esteja pronta para se relacionar.

  1. Apresente-se e não tenha medo de participar

Após se preparar conhecendo o evento e traçando seus objetivos, chegou o momento de colocar tudo em prática.

Ao chegar no evento, diga quem você é, o seu cargo e qual é o segmento de sua empresa. Participe das palestras e atividades propostas, analise o ambiente, converse com as pessoas e conheça os stands.

Esteja aberto para que outras pessoas se apresentem, e tente conduzir as conversas sempre de forma amigável.

Assim, saberá a hora certa para falar sobre possíveis parcerias. E já anote a próxima dica: controlar o uso de celulares e aparelhos eletrônicos durante o evento é uma questão de bom senso.

  1. Modere o uso do celular

Em um evento, ficar no celular o tempo todo pode ser um grande desperdício de tempo e dinheiro. Certamente, com esse comportamento, as pessoas que estavam ao seu redor ficarão receosas de chegar até você. Saiba que esse é um momento para sair da bolha.

O participante de sua empresa de motosoldadora a diesel, por exemplo, deve usar o celular para registrar contatos, fotos, vídeos e outras coisas relacionadas ao evento e que ele poderá usar quando voltar para casa.

  1. Planeje como abordar as pessoas

Quando as pessoas derem liberdade, apresente-se diretamente. Diga seu nome e sua empresa, iniciando o contato com um aperto de mão e um sorriso. Caso aquele contato interessante já esteja conversando com outras pessoas, aproxime-se aos poucos.

Tente pegar um gancho no assunto e converse com todos os envolvidos. Também facilita a interação se você estiver acompanhado por um colega ou amigo.

Após a apresentação e troca de cartões, é sua vez de fazer a conversa fluir. Aja naturalmente e se atenha a assuntos relacionados com a temática do evento.

  1. Desenvolva a conversa

Fazer perguntas sobre o negócio de seu contato ou uma pergunta pertinente ao evento, é uma boa forma de desenvolver a conversa. 

Você ganha tempo para definir seu próximo passo ao iniciar esse diálogo. Caso a resposta seja vaga, tome cuidado na próxima pergunta.

Porém, quando sentir receptividade, aproveite para desenvolver ainda mais a conversa e realmente criar uma relação.

É fundamental que depois do evento, lembre-se de quais pessoas estão associadas aos contatos que recolheu e aos cartões que recebeu.

Como nesses eventos, é comum fazermos inúmeros contatos, uma dica é anotar nos cartões uma característica, um hobby ou um comentário que a pessoa fez.

Em um futuro contato com essa pessoa, mencionar esses detalhes, pode fazer com que ela se sinta especial e lembrada.

  1. Movimente-se

Caso não consiga falar com aquele potencial cliente de sua empresa de detector de nh3, por exemplo, circule e vá em busca de outra oportunidade. Mais tarde, poderá retomar sua tentativa.

O mais importante é que se não está conversando com ninguém em um evento, algo está errado.

  1. Invista tempo em quem interessa

Invista seu tempo para aprofundar conversas com pessoas que podem render oportunidades interessantes de negócio, parceria, sociais, etc. Caso a conversa não se alinhe com seus objetivos, um bom aperto de mão e um “até mais tarde” podem ajudá-lo.

Depois do evento, é o momento de começar a construir relacionamentos sólidos com os contatos feitos.

  1. Liste todos os contatos feitos

Você deve listar todos contatos feitos e classificá-los por categorias, como parceiros, potenciais clientes, compradores, fornecedores, entre outros.

Para se relacionar com eles, mande um e-mail de agradecimento pela conversa, agende uma reunião se combinaram isso ou marque uma visita à empresa dele.

Porém, é importante estar sempre atento e respeitar sua base de contatos. Não mande mensagens desnecessárias e que não sejam importantes para ambas as partes.

  1. Use as redes sociais ao seu favor

Caso sua empresa de monitoramento de emissões atmosféricas, por exemplo, tenha um perfil em alguma rede social, conecte-se com seus contatos. Busque conhecer os grupos de Facebook que eles fazem parte e curta a página daquele potencial cliente.

É válido também seguir o blog ou redes sociais do palestrante que curtiu ou daquele contato que rendeu um bom papo. 

Considerações finais

O networking profissional e sua ideia surgiram em 1967, com a “teoria do mundo pequeno” (the small world problem). Essa teoria afirma que estamos a apenas 6 pessoas de distância de qualquer outro indivíduo do mundo.

Fazer networking é uma forma de cultivar as relações profissionais, seja qual for sua área, sendo muito importante no ambiente acadêmico e empresarial. Aumentando sua rede de contatos, é possível encontrar excelentes oportunidades de negócios.

E os eventos são o momento mais propício para o networking, momento que ocorre a reunião de pessoas com os mesmos interesses.