Como fazer um bom planejamento de demanda?

Um dos processos mais usados dentro das empresas, é o planejamento de demanda que, por sua vez, é usado para gerenciar as necessidades operacionais, o mercado e os clientes em questão. 

Na grande maioria dos negócios, a rotina operacional é bem corrida, onde há várias atividades que precisam ser executadas. 

Ou seja, desde uma loja de roupas até uma empresa especializada em torres de resfriamento de água industrial, é necessário aplicar uma gestão de demandas. 

Diante desse contexto, se não houver nenhuma estratégia para driblar as dificuldades, haverá consequências negativas em relação ao fluxo operacional, incluindo também, a imagem da empresa no mercado. 

Por esse motivo que a distribuição de responsabilidades é uma tarefa importante, afinal sem ela em algum momento a empresa acabará sentindo algum efeito negativo. 

Isso pode ocorrer tanto em uma loja virtual focada em venda de cerca de arame, quanto numa empresa industrial. 

Em outras palavras, organizar as demandas é uma alternativa interessante para evitar problemas ao negócio. 

Além disso, por meio do planejamento de demanda  é possível aprender como gerenciar alguns aspectos importantes de um negócio como as necessidades da empresa. 

O melhor disso tudo, é que todo esse processo é executado sem comprometer o tempo e a produtividade da sua equipe. Considerando que há várias empresas que trabalham com fornecedores de conexões pneumáticas, por exemplo, o tempo também é dinheiro. 

Mas afinal, o que de fato é o planejamento de demanda? Porque ele é importante para o seu negócio?

Nesse artigo, além de responder essas perguntas, também iremos levantar as principais informações em relação à essa estratégia. Confira:

O que é gestão de demanda?

Como foi dito no início deste artigo, a gestão de demanda é um processo que se baseia na execução de tarefas. 

Trata-se de todos os tipos de tarefas existentes, tanto as que acontecem dentro de uma empresa de automação industrial, quanto numa loja de conveniência. 

Através dessa estratégia, as atividades são organizadas, priorizadas, executadas e acompanhadas. 

Dentro de uma empresa, existem demandas ligadas às questões internas que, naturalmente, controlam a parte operacional dos processos diários. 

Por outro lado, existem também as questões externas, ligadas ao mercado e aos clientes. Adotar um certo cuidado com as duas questões, na prática, é crucial até mesmo para fornecedores de sensores industriais que buscam ter uma imagem melhor no mercado. 

Para que você entenda melhor, imagine o seguinte cenário: as decisões em relação a um novo treinamento comercial, a troca de uma ferramenta por outra mais atualizada, e as novas contratações para a equipe de vendas são consideradas parte das questões internas. 

Por outro lado, podemos considerar como demandas externas a identificação de necessidades dos clientes, a possibilidade de aumentar a produção e a criação de um novo produto para o mercado. 

Assim, quando a gestão de demanda é de fato implementada em uma empresa, ao invés da equipe ser surpreendida como uma tarefa surpresa, essa mesma tarefa será absorvida, sem prejudicar o fluxo de operação do restante dos colaboradores. 

Qual a utilidade da gestão de demanda?

Até aqui, você provavelmente já criou uma noção sobre a serventia desse método de trabalho e como ele pode ser útil tanto numa empresa industrial que trabalha com filtro de manga industrial, como numa empresa popular ou como uma pequena loja de alimentos. 

Contudo, é importante pontuar que a gestão de demanda é uma alternativa para que a equipe tenha um planejamento de trabalho organizado. 

Uma das coisas mais comuns dentro de uma empresa onde não há tanta organização, é o gestor esquecer de uma tarefa e, posteriormente, lembrá-la e tratá-la com urgência. 

Isso pode acontecer até mesmo com a necessidade de comprar, como por exemplo, uma mangueira de descarga de combustível, considerada uma peça fundamental para manter o fluxo de operação. 

Esse tipo de coisa acontece com mais frequência, principalmente, quando os gestores de venda não criam um planejamento de demanda para a sua equipe de vendas. 

Com o passar do tempo, esse tipo de prática pode resultar numa perda significativa de colaboradores bem capacitados. 

Qual a importância da gestão de demanda?

Pelo simples fato de tratar-se de um modelo de trabalho onde a equipe de vendas poderá trabalhar com mais eficiência, já poderia ser o suficiente para entender a importância que a gestão de demanda possui na rotina de uma empresa. 

É como explicar a importância das técnicas de SEO, que por si só se tornam importantes pelo fato de colocar uma empresa nas primeiras posições com pesquisas do tipo “rodinhas para móveis preço”. 

Contudo, estamos falando de um processo que é capaz de cobrir todas as necessidades dos clientes internos e externos. 

Dessa forma, ocorre um impacto positivo na empresa: a equipe consegue ter um desempenho melhor e, além disso, passa a produzir com mais qualidade. 

Inclusive, é interessante dizer que esse cenário positivo já consegue contribuir para evitar o estresse e burnout (Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema) dos seus colaboradores. 

Claro que a importância da gestão de demanda não está ligada apenas a estes fatores, afinal, esse modelo de trabalho também possibilita a antecipação de demandas e prepara os colaboradores para realizar tal atividade. 

Através de um clima organizacional saudável, a companhia não apenas consegue manter-se ativa no mercado, como também, abre possibilidades para inovar em algo. 

Quais as vantagens da gestão de demanda?

Ao falarmos sobre a importância da gestão de demanda, automaticamente, também falamos sobre algumas consequências positivas que esse modelo de trabalho é capaz de proporcionar. 

Vale a pena designar uma parte desse conteúdo apenas para destacar as vantagens que a gestão de demanda é capaz de oferecer. Dito isso, as vantagens mais expressivas desse modelo de trabalho, são:

  • Mais facilidade na hora de tomar alguma decisão;
  • Menores chances de ocorrer erros;
  • Menores chances de retrabalhos;
  • Atividades cumpridas antes, ou dentro do prazo;
  • Mais qualidade na execução das atividades;
  • Mais tempo para criar abordagens inovadoras;
  • Contribui com o aumento de produção da equipe;
  • Aumenta a taxa de satisfação dos clientes;
  • Equipe mais integrada e colaborativa. 

Entretanto, assim como qualquer outra estratégia, existem, também, algumas desvantagens mas que na prática não conseguem ser tão significativas. 

Dentre as principais desvantagens da gestão de demanda, podemos citar a falta de flexibilidade dos gestores, a necessidade de determinar prazos apertados sem necessidade e, por fim, a falta de engajamento da equipe quando ocorre falhas no desenvolvimento do planejamento. 

Como implementar a gestão de demandas?

Chegamos à parte mais importante do texto que, provavelmente, fez você chegar até aqui. Como foi citado logo acima, existem, sim, algumas desvantagens ao aplicar esse modelo de trabalho. 

No entanto, é possível evitá-las, mas para isso, é necessário fazer o passo a passo correto para implantar a gestão de demandas da melhor maneira possível. Abaixo, iremos te ensinar como realizar essa implementação. Entenda:

1. Conheça as principais necessidades do seu negócio

Para identificar as principais necessidades do seu negócio, é importante saber quais são as demandas diárias que a sua equipe precisa cumprir. 

Contudo, o interessante de fazer o planejamento das demandas é antecipar certas atividades, portanto, considere a possibilidade de estudar algumas tarefas que podem ser antecipadas. 

No setor comercial, por exemplo, você pode usar a gestão de demandas dentro de uma ferramenta de vendas para prever algumas tendências através dos feedbacks dos clientes em relação ao atendimento feito à eles. 

2. Use fluxogramas de processos

Uma alternativa eficiente para eliminar as chances de ocorrer erros, é usando ferramentas como o fluxograma de processo na organização das tarefas. 

Resumidamente, o fluxograma é uma representação visual geral de um processo, onde é possível ver as etapas do trabalho. Assim, a sua equipe de colaboradores saberá o momento certo para entrar em contato com o cliente de novo. 

3. Faça uma lista de tarefas importantes

O terceiro passo a ser executado, é a criação de uma lista das tarefas que precisam ser priorizadas. 

Sabemos que é muito importante saber como executar tal tarefa, mas ao mesmo tempo, é interessante saber quando executar tal atividade. 

Uma alternativa secundária que você tem para fixar a ordem de execução das atividades, é fazendo listas compartilhadas com a sua equipe. Dessa forma, no início de cada dia, você irá fazer uma reunião passando os objetivos para cada um. 

Além disso, você não deve esquecer das tarefas sazonais, aquelas que só acontecem em um determinado período. 

A lista de tarefas sazonais, geralmente, fica sob a responsabilidade do gestor do negócio, onde ele terá que repassar e lembrar quando o prazo da determinada atividade estiver prestes a chegar. 

Essa prática é super recomendada, afinal, através dela é possível evitar sobrecargas de todos os colaboradores. 

5. Trabalhe uma comunicação eficiente com a sua equipe

Um dos aspectos mais importantes para manter um clima organizacional saudável, é manter uma comunicação eficiente entre todos, isto é, desde a liderança até os colaboradores. 

Para isso, você pode compartilhar todos os fluxogramas, listas e documentos que orientam, de alguma forma, o trabalho da sua equipe. Além disso, para contribuir com a comunicação, considere a ideia de utilizar um chat interno, como o Chat do Google. 

6. Promova treinamentos para a sua equipe

O último passo a ser dado para implantar a gestão de demanda na sua empresa, é investindo em treinamentos para a sua equipe. Afinal, atingir resultados com uma equipe incapacitada é, praticamente, impossível. 

Para que os treinamentos sejam eficientes, separe uma parte do seu tempo para listar as principais dificuldades que os seus colaboradores têm ao executar uma determinada atividade. 

Conclusão

Por fim, concluímos este artigo dizendo que a gestão de demandas segue sendo um modelo de trabalho essencial para as empresas que desejam se destacar no mercado. 

Visto que a competitividade está cada vez maior, adotar a gestão de demandas é, sim, uma forma de sobressair da concorrência. Portanto, procure trabalhar com paciência todas as etapas de implantação desse modelo, de modo que tudo ocorra bem.