Como fazer uma aula gamificada?

Trabalhar com a gamificação na escola oferece uma alternativa lúdica onde os alunos aprendem adequadamente tudo sobre uma determinada matéria na qual tem dificuldades. A partir do desenvolvimento de aulas gamificadas, crianças e adolescentes podem tirar dúvidas a respeito de diferentes conceitos e aprender brincando tudo o que foi aplicado nos conteúdos.

Sabemos que nem todas as matérias chamam atenção dos estudantes, principalmente matemática e disciplinas que integram as ciências da natureza. Não é à toa que a maioria dos jovens tem dificuldades em aprender essas informações devido à complexidade e, sem este importante recurso, a aula pode se tornar cansativa por haver aplicação apenas da teoria ao invés da prática.

O que é a gamificação?

A gamificação é o uso de técnicas e ferramentas lúdicas que podem promover um aprendizado eficiente e dinâmico, mais participativo e que desafie os alunos. Trabalhar com esta metodologia é uma maneira inteligente de proporcionar uma nova maneira de estudar e entender determinados conceitos de uma disciplina.

Para que serve?

Gamificação na escola pode servir para engajar os alunos e os incentivar a aprender uma matéria de forma descomplicada, afinal, como sabemos, crianças e adolescentes sempre demonstram mais interesse em competir em busca de determinada recompensa, e com este recurso, é possível fazê-los estudar a fim de entender os conceitos para ter uma pontuação melhor em um desafio de perguntas e respostas.

Qual a importância da gamificação na educação?

A gamificação é importante por promover maior socialização entre os alunos, além de possibilitar que compreendam melhor sobre geometria em matemática. O estudo que, para muitos, é cansativo ou repetitivo, torna-se mais interessante e lúdico porque há o emprego de desafios com premiações.

Além disso, é uma maneira eficiente de você aplicar o ensino teórico em prática através de uma excelente aula gamificada. Os estudantes se sentem mais interessados em aprender, participam mais, conversam entre si a fim de trocar conhecimento e se auxiliam diariamente em atividades que valem nota quando feitas em grupos selecionados por você.

Como fazer uma aula gamificada?

O quiz é um dos melhores recursos para trabalhar com a gamificação na escola e tudo o que deve ser feito é preparar perguntas e respostas sobre o que é ensinado em sua disciplina. Na sala de informática, por exemplo, você deve pedir que os alunos acessem a plataforma e se preparem para responder às questões apresentadas em um tempo X.

É possível também separar os alunos em grupos e aplicar uma folha de atividades que vale 10 pontos. O tema pode ser de história sobre a Era Paleolítica e Neolítica, em que o time que acertar a quantidade exigida, receberá um prêmio no final ou uma recompensa equivalente.

Ferramentas úteis para gamificação em aula

A plataforma Gamefic oferece excelentes ferramentas que podem ser inseridas em classe a fim de melhorar o estudo dos alunos. Com estes recursos, é possível auxiliá-los no aprendizado de português, matemática e ciências de maneira simples, porém com alguns desafios que farão diferença.

Ao acessar a plataforma, você também acompanha os estudantes que têm um desempenho excelente e que nomes ainda apresentam certa dificuldade em entender algumas informações. Deste modo, você tem mais segurança de desenvolver um material diferente para os auxiliar na compreensão do que ficou em dúvida.

Atualmente, para garantir que os alunos tenham um aprendizado eficiente, o mais indicado é desenvolver aulas gamificadas, pois, assim, todos demonstrarão interesse em pesquisar sobre a disciplina em busca de conquistar recompensas e também ter um desempenho melhor nas atividades que você propõe.