Omnichannel marketing: o que é e como funciona

O conceito omnichannel é um dos que mais tem sido procurado por empresas no mundo todo, em grande parte por seu potencial de interação em ferramentas de comunicação digital.

Para uma empresa que trabalha com um curso empilhadeira preço, conseguir lidar com o conceito omnichannel pode ajudar a aumentar consideravelmente o número de alunos na companhia.

Hoje, o mundo está completamente modificado pelo processo conhecido como transformação digital, e o omnichannel é mais um dos vários avanços de tecnologia apresentados por esse processo.

Ferramentas avançadas de comunicação permitem que você tenha diversos canais para entrar em contato com seus clientes, possibilitando que eles escolham a melhor maneira de trabalhar esses conceitos.

O omnichannel nada mais é do que a integração de seus canais de comunicação, aproximando os universos online e offline em uma única forma de diálogo entre consumidor e marca.

Para uma companhia de carga fracionada, esse tipo de recurso pode ser fundamental para uma estrutura de qualidade, que consegue otimizar a maneira como você se comunica no mercado.

Com o conceito omnichannel, você consegue agrupar todos os canais de comunicação e concentrá-los em um único elemento, possibilitando que o usuário escolha a melhor maneira de ser atendido.

Em uma estrutura omnichannel, tanto as lojas físicas quanto as virtuais de sua marca estão interligadas, possibilitando que o usuário faça a compra online e depois retire em uma unidade física para sua maior comodidade.

O omnichannel é uma evolução do atendimento multicanal, pois ele é mais rápido e oferece muito mais informação entre os diferentes canais de atendimento, possibilitando uma melhoria significativa na experiência do usuário com a marca.

Com o omnichannel você consegue iniciar um atendimento presencial, levar o consumidor até canais online para que ele continue a jornada de compra e retornar para a unidade na hora da retirada.

Assim, uma empresa de drawback integrado acaba conseguindo estruturar melhor sua comunicação e aproveitar as oportunidades de negócios que surgem desse tipo de interatividade com o consumidor final.

Tudo isso porque a integração de dados é muito mais profunda em um ambiente com omnichannel, possibilitando que essa interação seja feita em tempo real. O atendente online terá acesso a todas as informações usadas em outro canal.

O principal elemento de uma estrutura omnichannel é tornar a experiência do usuário o mais satisfatória possível. Isso porque ele não possui nenhum tipo de restrição, como:

  • Local;
  • Horário de atendimento;
  • Canal de comunicação;
  • Tipo de atendimento.

Qualquer dúvida que o consumidor tiver pode ser tirada em diferentes meios de contato, tornando esse tipo de estrutura muito mais aceito para suas ações de vendas como um todo.

A experiência do usuário é o grande foco desse tipo de operação, entrando em alinhamento com a necessidade do mercado, que cada vez mais demanda atenção especial para as necessidades do consumidor.

Hoje, um cliente que encontra um serviço acima de suas expectativas tem um alto potencial de fidelização, e em alguns casos ele está disposto a pagar um valor acima da média do mercado para manter essa experiência de qualidade.

Oferecer um diferencial em questão de experiência acabou se tornando uma ferramenta de marketing, uma vez que empresas de diversos segmentos oferecem esse tipo de experiência como uma maneira de ganhar mais consumidores.

Para uma empresa de portaria, o omnichannel representa uma ampliação em seus canais de marketing e comunicação, possibilitando uma estrutura mais funcional de trabalho a longo prazo.

Além disso, a internet ampliou consideravelmente o alcance de empresas, que começaram a oferecer seus serviços para um público muito maior e mais diverso. Em muitos casos, as diferenças de preço entre canais digitais e físicos é muito grande.

Para garantir que todos os consumidores terão as mesmas oportunidades de consumo, a estrutura omnichannel é uma excelente maneira de organizar esse tipo de ação e possibilitar um cuidado maior com suas atividades.

Isso porque o usuário conseguirá comprar o produto na internet, aproveitando o preço apresentado nesse canal ou descontos especiais para compras online, mas poderá retirar seu produto em uma loja física para facilitar a entrega.

Ainda que ele opte por consumir pela internet e receber o produto em casa, ele pode fazer trocas, acionar o suporte técnico ou mesmo verificar presencialmente o item que será comprado e suas especificidades em uma empresa de TI.

O omnichannel, nesse aspecto, se torna uma importante ferramenta de relacionamento com o consumidor, criando uma estrutura adequada para esse tipo de comunicação.

Como fazer marketing omnichannel?

Agora que você conhece um pouco mais do conceito omnichannel, é hora de colocá-lo em prática e entender que tipo de ação ajuda a estruturar ainda mais sua empresa para lidar com esse tipo de resultado.

É importante ter em mente que cada empresa é única no mercado, e por conta disso, companhias distintas podem ter resultados completamente diferentes ao aplicar técnicas de omnichannel, ainda que estejam em um mesmo segmento de atuação.

Por isso, é muito importante adaptar esse conceito a sua realidade para otimizar suas oportunidades de negócios com uma capela química e atrair um público ainda mais qualificado com suas atividades de comunicação.

Tecnologia

Uma das principais maneiras de utilizar o conceito omnichannel é através de ferramentas tecnológicas. Isso porque elas possibilitam uma comunicação interna muito mais funcional.

Quando o consumidor muda de canal de comunicação, seja do telefone para a internet, ou para outro ambiente físico da empresa, é preciso que os dados coletados anteriormente estejam facilmente disponíveis.

Isso passa uma sensação de continuidade, possibilitando uma estrutura de atendimento melhor e uma experiência mais satisfatória para o usuário procurando um orçamento para instalação de cftv.

Logística

O processo logístico é fundamental para um atendimento omnichannel de qualidade. É preciso entender a necessidade de agilidade na distribuição e entrega de produtos comprados em seu site ou de outra maneira, como em uma compra física.

Quando o consumidor faz uma compra, sobretudo quando ele solicita a retirada em um local físico, é porque ele tem pressa em receber o item. Correr com a entrega deve ser a prioridade de qualquer companhia.

Por isso, um bom sistema logístico pode ser um ótimo diferencial para sua companhia, garantindo um resultado de qualidade nas entregas tanto em unidades de vendas quanto no endereço do cliente final.

Canais de atendimento

O omnichannel é, em sua essência, uma estrutura de comunicação. Normalmente, quando o consumidor tem qualquer tipo de problema, ele vai diretamente até a marca se comunicar.

Isso acontece em grande parte pela abertura de comunicação possibilitada por canais digitais, como redes sociais e ferramentas de mensagem instantânea.

Esse tipo de ação demanda um cuidado especial quando você está tentando agir com omnichannel em empresas de empréstimo consignado em SP.

Ter um atendimento centralizado pode facilitar muito esse processo, principalmente porque qualquer atendente terá acesso a todas as informações do cliente, sem a necessidade de ele ficar se repetindo sobre a questão.

Desenvolvimento e treinamento

A chave para o sucesso de uma estratégia omnichannel está em seus atendentes. É preciso que eles entendam a importância de um atendimento de qualidade e consigam prestar esse serviço sem nenhum tipo de problema.

Um treinamento de qualidade pode deixar sua equipe muito melhor preparada para lidar com essas questões, aproveitando para incentivar o uso de novas tecnologias e explicar como trabalhar com esses recursos de forma otimizada.

Quanto mais sua equipe estiver próxima do conceito omnichannel, maior é o impacto desse tipo de ação, o que pode gerar uma série de benefícios para a empresa como um todo.

Integração de marketing

O omnichannel é uma excelente estratégia de marketing, mas não deve ser a única de sua empresa. A diversificação é fundamental para conseguir atingir um público maior e fornecer novas possibilidades.

O marketing pode se integrar até mesmo com estratégias tradicionais, que fogem do escopo digital, oferecendo assim uma estrutura ainda melhor de comunicação com o público e conquistando mais pessoas.

Esse tipo de ação ajuda sua empresa a entender melhor o que os clientes estão procurando em sua companhia, o que acaba otimizando muito esse tipo de estrutura em suas ações.

Considerações finais

O omnichannel pode ser aplicado de forma eficiente em sua empresa para otimizar o processo de comunicação com o público, bem como oferecer ferramentas para sua equipe conseguir entender a melhor maneira de atender.

Por isso, entender como esse tipo de ferramenta pode ser utilizado e que recursos aproveitar para ganhar mais destaque no mercado pode ser uma maneira importante de conquistar mais relevância dentro de seu nicho de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.