Como nos prevenimos contra as doenças bucais mais comuns

Ao contrário do que muitos imaginam, existem uma série de doenças bucais a espreita que podem levar a consequências séries, que prejudicam não só a estética do sorriso, como também a qualidade de vida, principalmente no que diz respeito a alimentação, como também prejudicar a saúde mental, provocando baixa autoestima.

Justamente por isso é sempre muito importante estar em dia com a avaliação do dentista, higienização bucal e até mesmo uma alimentação saudável, para que seja possível evitar a manifestação desses problemas, e assim seja possível viver por toda a vida com dentes fortes, saudáveis e estéticos.

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito das doenças bucais que podem vir a acometer o seu sorriso, bem como forma de identificar que esses problemas estão presentes, formas de tratamento e prevenção, tudo isso para evitar a necessidade de realizar um implante de dente no futuro.

Quais são essas doenças?

Quando o assunto são doenças bucais mais comuns, é preciso entender, em primeiro lugar, que essas patologias são causadas, em sua maioria, por problemas relacionados à atuação de bactérias e microrganismos.

Em suma, essas bactérias existem naturalmente na boca, entretanto, algumas ações acabam aumentando sua atuação danosa e causando problemas. 

Em geral, a principal questão que faz com que essas bactérias fiquem potencializadas é justamente a falta de higiene bucal, que por sua vez também causa amarelamento dos dentes, fazendo com que o paciente precise realizar um clareamento dental para que seja possível recuperar a estética de seu sorriso.

Isso acontece porque, devido a alimentação, alguns restos acabam ficando presos em nossos dentes e gengiva, sendo que a única forma de limpá-los é a escovação com o uso do fio dental. Caso contrário, essas bactérias acabam se alimentando desses restos e ficando ainda mais fortes. 

Uma vez que foi possível compreender esse cenário, confira a seguir alguns dos problemas bucais mais comuns que acontecem devido a atuação dessas bactérias e levam o paciente a precisar de tratamento odontológicos e estéticos como o clareamento a laser:

  • Cárie;
  • Gengivite;
  • Doença periodontal (periodontite);
  • Afta;
  • Halitose.

Qualquer problema ou sintoma deve ser tratado com caráter de prevenção, com consultas periódicas que impeçam doenças mais sérias.

Como nos prevenimos contra cárie?

Assim como listado anteriormente, a cárie é a principal doença odontológica e a mais recorrente, podendo surgir até mesmo em crianças. Sua aparição implica não só em dores de dente e sensibilidade, como também, a cárie pode levar o paciente a desenvolver buracos nos dentes, que vão deixando o dente oco até que ele caia. 

A principal causa dessa doença é a falta de higiene bucal, já que ela é causada devido a um ácido produzido pelas bactérias citadas acima. Sendo assim, para prevenir este inconveniente, é preciso, acima de tudo, que o paciente tenha uma boa higienização bucal. 

Além disso, também é necessário se certificar de fazer uma visita ao dentista de forma bimestral. Isso porque, além de realizar procedimentos estéticos e prover informações, como a respeito do clareamento dental antes e depois, o dentista também pode exercer tratamentos preventivos, como as limpezas. 

Isso irá te ajudar a prevenir a cárie, como também manter uma boa saúde bucal e um sorriso estético, características que te ajudarão a ter uma boa qualidade de vida, bem como uma boa autoestima, já que o sorriso é parte importante disso e da manutenção da saúde mental. 

Quais os cuidados contra a gengivite?

Assim como a cárie é recorrente e pode afetar seus dentes, a gengivite tem como foco atacar as gengivas, como o nome mesmo já diz, levando o paciente a ter retração desses tecidos, causando sensibilidade dental, e posteriormente, quando não há tratamento, a gengivite pode se transformar em uma periodontite. 

Para evitar esse problemão, o principal fator é o uso do fio dental, que muitas vezes é ignorado pelos pacientes. Em suma, ao escovar os dentes, as cerdas das escovas acabam limitadas e deixam de fazer a limpeza completa de cantos dos dentes mais escondidos, principalmente entre os dentes e a gengiva.

Por isso, a única forma de ter uma higienização completa é através do uso do fio dental. Dessa maneira é possível evitar não só a gengivite, como outras doenças bucais. Para saber mais, pesquise por clareamento dental preço em qualquer navegador digital. 

Como prevenir a halitose? 

Por último, mas não menos importante, não podemos esquecer da halitose, que além de tudo também pode ser extremamente inconveniente justamente por sua principal característica ser o mau cheiro.

Esse problema, normalmente está relacionado a falta de escovação da língua, portanto, para evitá-lo, basta escová-la. 
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *