Como saber se o pneu está em bom estado e como conservá-lo

Saiba quais são os sinais de um pneu desgastado e quais atitudes prolongam a vida útil desse acessório

Entre os diversos cuidados que envolvem a manutenção de um carro, um dos mais importantes está relacionado aos cuidados com o pneu. O motorista cuidadoso sabe que eles precisam estar em boas condições para trafegar com segurança e conforto, evitando comprometer a segurança dos passageiros e manter o bom estado dos outros componentes do veículo.

Identificar os sinais de desgaste é o primeiro passo para aproveitar a oportunidade de comprar pneus em oferta e trocar os do seu veículo, garantindo mais segurança no dia a dia. Mas, afinal, quais são eles? Quais atitudes o motorista pode adotar para prolongar a vida útil do pneu e economizar? Entenda mais sobre o assunto abaixo.

Sinais de que o pneu está desgastado

A melhor forma de julgar se o pneu permanece em bom estado é conseguir identificar os sinais de que ele já está desgastado. Saber se o pneu está envelhecido nem sempre é uma tarefa fácil, pois esse processo depende de uma série de fatores, como pressão dos pneus, regularidade de manutenção do veículo, condições de temperatura, terreno e vias, por exemplo. É por isso que é necessário checar como estão os pneus de tempos em tempos.

Um sinal bem claro de que está na hora de trocá-lo é perceber se o pneu está com deformações ou rachaduras, um indicativo de que ele está danificado e necessita de substituição. Isso também é válido para os casos em que o pneu está com inchaços ou bolhas na lateral, indicando que o quadro interno pode estar rachado e, por isso, comprometido.

Também é importante ficar de olho no desgaste do pneu. Esse é um processo que ocorre gradualmente, o que demanda uma verificação regular para checar se está tudo em ordem. A checagem pode ser feita por meio do indicador de desgaste que está dentro dos sulcos dos pneus. Quando ele está na mesma altura da banda de rodagem (ou seja, com profundidade mínima de 1,6 milímetro), é sinal de que eles precisam ser trocados.

Como conservar o bom estado dos pneus?

Além de saber avaliar se o pneu está em bom estado, também é importante saber como eles podem ser conservados por mais tempo. Prolongar a vida útil dos pneus é uma forma de economia, adiando a necessidade de troca, além de ser uma forma de garantir uma direção segura por mais tempo. Conheça algumas dicas valiosas para ajudar na manutenção desse item.

Calibre os pneus regularmente

A calibragem regular dos pneus é a melhor maneira de extrair o máximo de eficiência deles. Isso deve ser feito adequadamente, já que colocar menos ar nos componentes é um hábito prejudicial, tornando a direção mais pesada, desgastando mais os pneus e aumentando o consumo de combustível.

Por outro lado, a pressão exagerada colabora para desgastar o centro da banda de rodagem, o que compromete a estabilidade nas curvas, já que há menos contato do pneu com o solo. Assim, a calibragem deve ocorrer semanalmente, seguindo as indicações do fabricante em relação à pressão, e precisa ser feita com os pneus frios.

Faça alinhamento e balanceamento a cada 10 mil quilômetros

Outra forma muito eficiente de conservar os pneus é fazer o alinhamento das rodas e o balanceamento dos pneus de tempos em tempos. Quando as rodas estão desbalanceadas, o carro perde tração e estabilidade, desgasta mais o pneu e outros componentes mecânicos, além de causar desconforto ao dirigir. Já o desalinhamento faz com que o veículo fique instável e inseguro, tornando a direção muito mais perigosa ao condutor e aos demais.

Portanto, existem algumas recomendações sobre quando esses procedimentos devem ser feitos. A principal delas é a cada 10 mil quilômetros rodados pelo veículo, mas há também outros casos indicados: quando o carro sofrer impactos na suspensão; quando o motorista perceber vibrações no volante; quando o volante puxar para a esquerda ou direita; quando o pneu apresentar desgastes irregulares; e quando houver a troca ou o conserto do pneu.

Escolha o pneu adequado para o seu veículo

Não basta escolher qualquer pneu para o seu carro, uma vez que usar pneus inadequados irá comprometer a direção e a condução do veículo. Para não errar nessa escolha, é importante consultar o manual do veículo. Esse é um documento que detalha o tamanho certo dos pneus, além de ter instruções sobre os limites de velocidade e a carga que o automóvel suporta — e que devem ser respeitados.

Adote o rodízio de pneus

Uma boa prática é passar a realizar o rodízio de pneus. Isso é uma maneira de compensar a diferença de desgaste entre eles, garantindo mais eficiência e estabilidade ao dirigir. O rodízio deve acontecer a cada 5 mil quilômetros rodados no caso de pneus diagonais de passeio, enquanto a troca ocorre a cada 8 mil quilômetros nos pneus radiais de passeio.