Como trabalhar em um estaleiro naval

Um estaleiro naval é uma construção de grande porte que tem como objetivo principal cuidar e criar novas embarcações. Graças a seu tamanho, a maioria dos estaleiros conseguem lidar com diferentes atividades e com o reparo e construção de barcos enormes.

Já se perguntou o que um estaleiro naval produz? Os estaleiros lidam com a produção de equipamentos marítimos. No entanto, eles também têm outros serviços que são úteis.

Por exemplo, nele pode ser feita a usinagem, corte de chapas, fresamento, soldagem e metalurgia amplamente compreendida, tudo isso pode ser feito no estaleiro naval.

Para navios

Os estaleiros estão envolvidos na produção de navios e equipamentos marítimos. São plantas sérias e grandes que exigem um parque de máquinas muito grande e especializado. 

O estaleiro requer muitas máquinas que lhes permitirão executar todas as ordens incomuns que lhes chegam dos armadores. 

Processamento de metal

As máquinas que operam em estaleiros são usadas principalmente para metalurgia. Portanto, as empresas que fabricam equipamentos marítimos também podem ser solicitadas a realizar outras encomendas “terrestres”. 

Um moderno parque de máquinas permite-nos fabricar todo o tipo de produtos metálicos utilizando várias técnicas de processamento, tais como corte de chapa, fresagem, soldadura etc. 

Equipamento do navio

Cada navio é uma estrutura complexa e multifuncional. Para que ele esteja devidamente equipado e pronto para uso, são necessários muitos componentes diferentes. 

Alguns deles podem parecer triviais, mas sem esses elementos metálicos, a nave simplesmente não cumprirá sua função. É muito importante que cada elemento seja feito de forma sólida e com o devido cuidado. 

Você já pensou em trabalhar em um local como esse? A verdade é que a maioria das pessoas não enxerga viabilidade em estar em um ambiente do gênero. Porém, isso ficou no passado, já que esses locais estão empregando muitos profissionais. Existem novas oportunidades surgindo!

O estaleiro naval trouxe muitas vantagens para o mercado, o trabalho off-shore, por exemplo, aumentou graças a ele. 

No entanto, saiba que esse processo pode acabar sendo longo, visto que é fundamental ter algumas formações. É claro, diferente dos portos, você não precisa atuar diretamente nos navios.

Vamos saber um pouco mais sobre essas profissões que estão ficando cada vez mais em destaque no mercado!

Profissionais do estaleiro naval: por onde começar?

Existem muitas pessoas que podem atuar na área. Apesar de muitos acreditarem que é necessária uma formação completa, a verdade é que diferentes tipos de profissionais podem fazer parte de uma equipe. É necessária uma especialização, porém, não precisa ser uma faculdade.

Para destacar ainda mais isso, pense na quantidade de processos que estão envolvidos na construção de um navio. 

A soldagem, a parte estrutural, a parte elétrica, o encanamento…tudo isso é de suma importância para que um trabalho possa ser dado como concluído.

Para começar no mercado, no entanto, é interessante que saiba as profissões mais solicitadas neste local, certo? Abaixo mostraremos uma lista com os profissionais que mais ganham destaque no estaleiro naval e as funções que são realizadas por eles.

Quais as profissões do estaleiro?

Bem, a parte de construção ou manutenção de determinada embarcação é muito importante para que tudo saia nos conformes. Para isso, uma equipe bem entrosada e com profissionais para lidar com cada desafio é de suma importância.

Dito isso, alguns dos principais são:

Os soldadores

É muito simples pensar que um soldador deve entrar na lista de profissionais mais importantes. Na verdade, com relação a estruturas metálicas, esse é um profissional que quase sempre é requerido pelas empresas.

Isso porque os soldadores fazem parte da construção de uma boa base. A partir de seus serviços é possível fazer ligações entre metais de uma forma tão resistente que é bem difícil romper.

No entanto, estamos falando de embarcações. Nesse caso, elas podem transportar produtos ou até mesmo pessoas! É muito importante que a soldagem seja bem realizada, visto que é um dos vários fatores que garante a segurança.

Engenheiros e arquitetos

Existem certos processos que exigem a mão de um profissional mais qualificado. De fato, os engenheiros e arquitetos não trabalham no “pesado”, no entanto, são eles que garantem um projeto bem realizado, sem falhas!

Esse é um passo muito importante para a construção de uma boa embarcação. Em suma, o arquiteto e o engenheiro irão cuidar de cálculos, da realização de um projeto que seja viável economicamente e estruturalmente.

Esses são cargos de nível executivo. Pode ser a melhor maneira de entrar nesse mercado, por isso é tão importante estudar!

Encanadores 

Com relação a instalação do sistema hidráulico, até mesmo encanadores são importantes. Por outro lado, dentro de embarcações, também é muito importante contar com profissionais que saibam criar bons projetos. 

Desse modo, é fundamental a criação de um bom projeto. É claro, depois disso há a instalação do sistema. É um processo que pode ser longo, dependerá da estrutura que será criada.

Quem é contratado para o estaleiro naval com esse cargo terá que lidar com diferentes ações, todos os dias. Há sempre novas construções em andamento, ou, pelo menos, embarcações que devem sofrer alguma manutenção.

Eletricistas

Como se sabe, é fundamental que a parte elétrica do navio esteja em dia. Os eletricistas são os profissionais responsáveis por isso. Dito isso, a instalação de cabos elétricos deve ser realizada da melhor maneira possível, prezando pela segurança de quem estará a bordo.

Como se é de esperar, também é importante criar um projeto para tal ação antes do profissional agir. Com isso, se torna necessária a habilidade de ler e interpretar certos projetos.

Por fim, esses profissionais também podem atuar na área de manutenção, já que a parte elétrica deve sempre estar em dia!

Supervisores

O nome já sugere sua função. Esses são os profissionais responsáveis por garantir que a construção de um navio esteja de acordo. Mas, saiba que cada supervisor irá lidar com certa parte na construção.

Afinal de contas, quem trabalha com o meio elétrico, não pode gerenciar corretamente a parte hidráulica. Assim, cada equipe deve ter seu supervisor!

É necessário um conhecimento extenso da área para conseguir exercer esse cargo.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × um =