Dentes rangendo: O que pode ser e como tratar
Mesmo que o ato de ranger os dentes quando dorme nunca tenha lhe ocorrido, é bem provável que conheça alguém que já passou por isso. Os dentes rangendo podem causar danos a toda a estrutura dentária, caso não haja o tratamento correto. Por isso, é pertinente conhecer mais sobre esse problema e como ele é causado.
À medida que o tempo passa, as pessoas vão cada vez mais se preocupando com a saúde bucal, ainda mais se utilizarem alinhadores invisíveis. Porém, não basta apenas realizar a higienização bucal em casa, já que isso não garante que todas as bactérias sejam eliminadas, então é fundamental o acompanhamento profissional.
Alinhado a isso, é relevante também conhecer um pouco mais sobre um dos problemas que mais acomete a boca das pessoas, que é justamente os dentes rangendo.
Apesar de parecer algo inofensivo a curto prazo, caso não seja cuidado pode até mesmo ser necessário a utilização de implante de dente.
O que pode causar o ranger dos dentes?
É muito provável que você já tenha ouvido a palavra bruxismo, que é justamente essa condição que faz com que haja o ranger dos dentes, principalmente na fase da noite, na hora em que a pessoa está dormindo, já que é realizado de maneira involuntária, o que deve ser tratado o quanto antes.
Para acontecer este ranger, os dentes entram em atrito entre si, o que pode acabar parecendo pouca coisa, já que em primeira mão não acontece nada de significante na cavidade bucal.
Porém, caso não haja o cuidado necessário, pode-se ter de utilizar as facetas de porcelana, já que pode acontecer de ter lascas nos dentes.
Quando os dentes entram em contato entre si, não acontece nada significativo, pelo menos não no começo.
Ao passo em que os dentes vão tendo esse atrito, passam a ficar mais suscetíveis ao desgaste, o que não somente pode começar a ser desconfortável, como também pode acabar surgindo pequenas perdas dentárias.
O grande problema do bruxismo é que ele ocorre justamente a noite, o que acaba por não ter uma medida realmente eficaz, caso não haja a consulta ao dentista, pois os dentes irão entrar em contato a não ser que tenha alguma coisa que os impeça, causando problemas até mesmo nas articulações da mandíbula.
Os sintomas do bruxismo são variados, mas o principal costuma ser uma dor de cabeça, que pode evoluir para algo mais desconfortável, já que a compressão dos dentes pode afetar os nervos, não somente os dentes.
Outros sintomas que também são muito comuns de aparecer juntamente ao bruxismo, são:
- Dentes achatados;
- Problemas na dentina;
- Sensibilidade dentária aumentada;
- Língua recuada.
As causas para o bruxismo, tanto infantil quanto para qualquer faixa etária, ainda não podem ser definidas ao certo, mas existem diversos fatores externos que podem influenciar nesse problema, como a ansiedade elevada ou outros tipos de alterações emocionais.
A genética e alguns remédios também podem causar o bruxismo.
O bruxismo pode até mesmo causar alterações no visual do dente, não somente no formato, mas também na coloração dos dentes, sendo necessário procurar por um clareamento dental para poder reverter essa situação.
Como realizar o tratamento?
Agora que ficou mais claro de se entender do que se trata o ranger dos dentes, é relevante conhecer algumas boas práticas que farão com que esse problema diminua gradativamente, já que se trata de algo crônico e que não possui uma cura definitiva, mas pode haver a amenização dessas complicações.
Uma das principais formas de tratamento do bruxismo é o uso de um aparelho móvel transparente, pois o mesmo, na hora em que a pessoa for dormir, impede que os dentes entre em atrito, já que ele estará entrando em contato com o próprio acessório, que tem um material que não é tão nocivo para os dentes.
Por se tratar um problema que vai além da saúde bucal, uma boa forma de tratar o bruxismo é tentando cuidar mais do resto do seu corpo, principalmente na saúde mental, já que é um fator de grande influência para o surgimento do bruxismo. Realizar atividades ao livre e exercícios físicos é um ótimo remédio para a diminuição de estresse.
Por fim, por se tratar de um problema que acontece diretamente na boca, a primeira coisa que você deve fazer é consultar o quanto antes um profissional da área, pois é ele quem irá indicar os melhores tratamentos, além de realizar o acompanhamento contínuo.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.