Dicas para um perfil ideal no Linkedin

O Linkedin é uma rede social corporativa na qual as pessoas podem criar um perfil para conseguir um emprego, fazer networking, vender, posicionar a marca, entre outras possibilidades de interação voltadas para o mercado de trabalho e relações profissionais.

A rede social se consagrou como um canal com grande potencial no mercado digital, sendo a plataforma mais utilizada para estratégias de marketing, como para a geração de leads (potenciais clientes) no mercado B2B (Business to Business), principalmente, e consumo de conteúdo de valor sobre processos de trabalho e rotina de gestão.

Ao criar um bom perfil no Linkedin, as marcas podem apresentar seus produtos e serviços, demonstrar suas causas e valores, se relacionar com potenciais talentos, conquistar reconhecimento, gerar leads, construir autoridade e relacionamentos por meio de informações de valor sobre o mercado de atuação, promover processos seletivos, entre outras possibilidades.

Já para os profissionais que utilizam a plataforma podem favorecer o network e aqueles que desejam novas oportunidades no mercado de trabalho podem conquistá-la através do Linkedin. 

Para que ambos tenham um bom desempenho na rede, algumas dicas práticas são essenciais ao desenvolver um perfil atrativo. Com elas, é possível ter um perfil completo, descrevendo todos os seus resultados e experiências e assim conseguir ótimos resultados e posicionamento.

Como criar uma conta no Linkedin?

Criar uma conta nesta plataforma é bastante simples. O primeiro passo é acessar o site do Linkedin, clicar em “cadastre-se agora” e se inscrever a partir de um e-mail, nome de usuário e senha.

Posteriormente, será necessário fazer a verificação de segurança, confirmado a propriedade do e-mail sinalizado no cadastro, por exemplo.

Após isso, é só preencher os campos com as suas informações pessoais e profissionais. Assim, a conta será criada em minutos.

No entanto, é exatamente no preenchimento dessas informações que é preciso ter atenção a alguns processos para garantir destaque ao perfil desenvolvido.

Dicas para criar um perfil interessante no Linkedin

Escolher boas estratégias para criar um perfil interessante no Linkedin pode aumentar as chances de sucesso, seja uma conta empresarial ou pessoal.

Destacamos a seguir algumas dicas que podem ajudar no desenvolvimento de um perfil para profissionais que desejam se posicionar nessa plataforma:

  1. Preencha corretamente as informações do seu perfil

O Linkedin é uma rede social formada por mecanismos de pesquisa e algoritmos, mesmo que o foco seja as relações profissionais. 

Por conta disso, apresenta um processo muito parecido com pesquisas do Google, em que os primeiros resultados que aparecem como respostas geralmente são os que correspondem melhor às pesquisas realizadas e o uso de palavras-chave corretas é fundamental para ter um melhor alcance.

Isso ocorre porque a rede social segue a lógica em que os algoritmos realizam o cruzamento das informações entre as páginas e perfis hospedados na plataforma avaliando o termo de busca e as palavras utilizadas no perfil, bem como a relação das informações com a necessidade da empresa que busca um candidato, por exemplo.

Assim, ela apresenta resultados mais efetivos para o que você deseja, seja no espaço dedicado para pesquisar perfis ou novas oportunidades de vagas.

Desse modo, a relevância em ter o perfil com todas as informações preenchidas se dá porque quanto mais claro e completo (sem redundâncias ou inclusão de informações desnecessárias), maiores são as chances do seu perfil ser encontrado pelos recrutadores certos.

Inclusive, é por esse mesmo motivo que é fundamental usar palavras-chave no perfil, identificando as nomenclaturas que podem ser usadas para os cargos que almeja e para descrever a experiência.

  1. Transforme o resumo do Linkedin em uma história interessante

Essa é uma das principais ferramentas de marketing pessoal na rede social.

Por isso, dedicar tempo para escrever um bom resumo, contando as suas habilidades e como elas ajudaram na sua trajetória é muito importante.

  1. Evite utilizar as Buzzwords (Palavras da Moda)

Existem estratégias no uso de termos para um perfil na rede social, mas não há a necessidade de utilizar palavras “batidas” como: criativo, inovador, apaixonado, entre outras.

Essas palavras são consideradas “batidas”, ou seja, muito utilizadas em apresentações e resumos, perdendo o seu sentido e não agregam informação realmente relevante para a análise do perfil. 

Sendo assim, evitar palavras genéricas muito frequentes no mercado e fugir dos jargões é uma maneira de mostrar que você é uma pessoa criativa e evidenciar os resultados promovidos por sua atuação.

  1. Comece a praticar o endosso

O endosso é uma estratégia real e interessante para o seu perfil, mas isso não significa que você deve sair elogiando todo mundo. 

No seu perfil, outras pessoas podem reconhecer suas habilidades e você também pode fazer isso por seus pares, líderes e liderados, bem como outros profissionais com os quais já se relacionou,

Caso você reconheça no outro alguma aptidão, fazer comentários positivos pode ser algo interessante e que contribuirá para o seu perfil e de seu colega.

  1. Mostre a sua paixão por aprender

É importante divulgar no Linkedin que você é uma pessoa movida pelo conhecimento ou que se preocupa com o desenvolvimento, sendo engajada em várias frentes.

Ou seja, é importante demonstrar que você faz cursos e se qualifica.

A própria rede social tem uma ferramenta, o Linkedin Learning, com opções de cursos. Após concluí-los, você pode divulgar o certificado no seu perfil, tornando-o mais atrativo.

  1. Compartilhe conteúdos interessantes no seu perfil 

Os usuários precisam ser engajados e uma das melhores formas de conquistar isso é com o compartilhamento de conteúdos relevantes no seu feed

Artigos que se relacionam com a área de trabalho, experiências vividas e insights que tem sobre as práticas e processos que impactam no setor podem ser úteis para outras pessoas da sua rede e te colocar em uma posição de destaque enquanto profissional.

A troca de informações é algo importante para a evolução no mercado, fortalece a sua imagem e apresenta suas características como profissional especialista ou líder.

  1. Tenha diálogo com os seus contatos

Não tenha uma rede apenas por ter. Faça contato, converse sobre assuntos interessantes do mercado, por exemplo, práticas de marketing digital, planos de carreira, futuro do mercado de trabalho ou situações vistas na relação de trabalho. 

É importante estar presente e realizar interações de valor com outros profissionais, e não cobrar respostas, pois a demora do colega pode ser por conta de ocupações laborais.

Esperar um momento para que a pessoa esteja online para conversar é uma opção. Isso é o networking de qualidade. Inclusive, essas relações podem ser fortalecidas em cuidados simples, como a parabenização por aniversários ou um novo cargo.

Portanto, investir nestas e outras dicas pode ajudar a criar um perfil interessante e atrativo no Linkedin, proporcionando excelentes oportunidades de trabalho e de parcerias profissionais.

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