Funil de vendas: como otimizar o seu

O objetivo de todo negócio é lucrar, isso é um fato. Para isso, organizar e construir um funil de vendas é um pilar essencial para o crescimento de qualquer negócio.

O artigo de hoje vai explorar as diferentes formas de construir um bom funil de vendas, mostrando seus conceitos, informações e como implementar essa estratégia de forma assertiva em qualquer negócio.

Então, se você quer entender mais sobre esse conceito, porque é importante e como configurar o funil de vendas para sua empresa, seja em uma empresa de montagem de painel elétrico, ou de qualquer outro segmento, então continue lendo o artigo para saber mais!

Por que o funil de vendas é importante?

Com o advento do ambiente digital e da internet, empresas dos mais diversos tipos de setores estão sempre procurando novas formas de descobrir como começar a ter sucesso com as vendas online, o que precisa ser feito, e as barreiras que precisam ser vencidas. 

Mas para que qualquer empresa, seja um restaurante ou uma empresa de projeto de drenagem, para conseguir a atenção que merece dos clientes e se destacar no mercado, é importante criar uma boa jornada do cliente e saber atraí-lo.

Porém, é fato que, com tanta gente comprando online, gostos e interesses estão em constante mudanças, sem falar na concorrência e no próprio mercado.

Em outras palavras, mesmo uma empresa de projeto de ar condicionado precisa ter clareza sobre as etapas de seu produto ou serviço, para dessa maneira, conseguir focar nos prospects e clientes que estão nessas etapas.

Para fazer isso, o primeiro passo é planejar e criar um processo e estruturação para a execução desse funil de vendas. De fato, se existe um segredo para o sucesso de qualquer estratégia, é criar um processo e executá-lo até o fim.

Para isso, você precisa saber como criar um funil de vendas e esclarecer os processos de negócios para que a equipe de vendas saiba o que fazer desde o início.

Nesse sentido, desde empresas de construção reforma engenharia civil até restaurantes e padarias com sites, precisam estruturar suas estratégias em torno do funil de vendas para alcançar resultados concretos. Ao criar nosso funil de vendas, é necessário:

  • Criar uma persona;
  • Fornecer aos clientes informações importantes sobre produtos/serviços;
  • Segmentar usuários com base em como eles interagem;
  • Construir uma estratégia de comunicação para cada etapa.

Não importa qual seja o seu negócio, seja uma empresa de conserto de aquecedores de água ou uma empresa de marketing digital, essas etapas são a base de uma estratégia de funil de vendas.

Quais são as etapas do funil de vendas?

O funil de vendas é dividido em um conjunto de estratégias, e o objetivo geral de todas essas técnicas é se conectar melhor com o público e, assim, melhorar o relacionamento comercial com ele.

Obviamente, todo funil de vendas é projetado para atingir seu público-alvo e convertê-los de simples usuários a consumidores do seu produto/serviço. O caminho de vendas consiste em três etapas principais:

  • TOFU (Funil de topo);
  • MOFU (Funil Médio);
  • BOFU (Funil do funil).

Vamos dar uma olhada em cada uma dessas etapas e qual é a base de cada uma.

TOFU (Topo do funil)

A primeira etapa é chamada de TOFU (topo do funil), e é exatamente a primeira etapa do processo de vendas para os usuários.

Nessa fase são todas as pessoas que podem ter um objetivo com a empresa mas ainda não sabe sobre o produto ou serviço, o público aqui ainda é frio porque não conhece muito.

Por exemplo, um empreendedor que é fornecedor de estrutura metálica está inserido em nicho muito específico. Portanto, os clientes em potencial não sabem quase nada sobre esse produto.

Uma forma de informar é criar um conteúdo que fale sobre o produto de forma simples e em sua própria linguagem. Então, nesta fase, é essencial trabalhar bem na conscientização da marca.

Isso é feito por meio de diversos tipos de canais: patrocínios em redes sociais, artigos em blogs, vídeos no YouTube mostrando curiosidades ou tirando dúvidas.

MOFU (Funil Médio)

MOFU é metade do funil, nesta fase encontramos usuários que demonstram interesse pela empresa curtindo postagens no Instagram, seguindo páginas do LinkedIn, lendo blogs, navegando com frequência no site.

Assim, o público começou a se aquecer. Essencialmente, há um conjunto de comportamentos que sugerem que a pessoa está aprofundando seus conhecimentos sobre a empresa.

Então, esse é um momento muito importante nessa fase, seja em uma empresa fabricante de túnel de encolhimento ou no e-commerce de roupas, porque é aqui que os clientes em potencial reconhecem que tem um problema e precisam resolvê-lo.

Nesta fase, é importante mostrar-lhes referências, estudos de caso, tutoriais em vídeo e explicações técnicas que demonstrem a competência e autoridade da empresa no campo de referência.

BOFU (Fundo do funil)

A última etapa é definida como BOFU (fundo do funil), que é o estágio certo para fornecer aos clientes em potencial um CTA (call to action) para aprofundá-los na ação de vendas.

Por exemplo, atribuir cupons de desconto, testes iniciais gratuitos ou até mesmo promoções do seu comércio de luminárias que expiram dentro de um determinado período de tempo, são ótimas estratégias, afinal, nesta fase o entusiasmo do público em comprar é alto.

Dessa forma, ao entender as etapas do funil de vendas, continue acompanhando o texto e veja algumas dicas de como construir e implementar essa estratégia em sua empresa.

Como construir seu funil de vendas?

Para construir o funil de vendas do seu negócio, você precisa considerar uma série de processos que são críticos para alcançar resultados específicos. 

Sem mais delongas, confira abaixo algumas dicas para implementar a estratégia de funil de vendas em sua empresa, confira:

Estude bem sua persona

Para criar seu funil de vendas, você precisa definir suas personas de negócios. Com base nessas informações, você pode fornecer os elementos de comunicação certos para os pontos problemáticos do seu cliente ideal e para cada estágio do funil.

Para fazer isso, você precisa definir as características da persona, por exemplo:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Interesses pessoais;
  • Receios e problemas enfrentados.

Seja uma empresa que vende sistemas de alarme de segurança residencial ou uma empresa digital, se você entender os problemas e as necessidades de seus clientes, saberá como estruturar o restante de seu funil de vendas.

Então, você saberá como ter certeza de que seu produto ou serviço é a resposta que eles estão procurando.

Mapeie a jornada de compra do cliente

Também é importante mapear todos os processos em que sua persona estará envolvida durante uma decisão de compra. Isso é útil tanto em termos de informações quanto de medição do seu negócio.

Afinal, informação é poder, e quanto mais rápido você entender onde seus clientes estão no funil e o que você precisa fazer para ajudá-los, mais confiantes seus clientes estarão em suas decisões.

Se o processo for automatizado, a percepção de onde o cliente está e a solução para continuar no funil se tornarão mais automatizadas e você precisará de menos intervenção de marketing.

Defina seu conteúdo

É necessário construir um conteúdo que esteja disponível para seus clientes em todas as etapas em que eles estiverem. Portanto, saber como promover sua oferta nos diferentes níveis e tipos de funis é outro ponto fundamental a ser considerado.

Por isso, é importante construir uma sequência de conteúdos interligados que construa o caminho real de vendas, o momento em que ele receberá o e-book e toda a estratégia pensada para chamar sua atenção.

Realize a otimização de resultados

Por fim, a última etapa envolve a implementação técnica de todas as etapas que compõem o funil de vendas, como as landing pages patrocinadas nas redes sociais e a construção de estratégias de e-mail marketing.

Ou seja, após definir a jornada do cliente, principal etapa da longa trajetória no funil de vendas, é fundamental otimizar os resultados por meio de uma estratégia decisiva.

Sem dúvida, sua estratégia de conteúdo é fácil de alcançar com confiança se você seguir os passos anteriores. Afinal, quanto mais informações, mais otimizado será o seu conteúdo.

Claro que quanto mais otimizado ele for, mais resultados de vendas você terá no seu negócio. Construir um funil de vendas não é fácil e, na verdade, requer habilidades diferentes. Mas com foco e determinação, tudo se encaixa e você alcançará os resultados desejados.

Esperamos que esse texto tenha ajudado a entender não apenas o que é o funil de vendas mas como implementar em sua empresa. Utilize as dicas como orientação e estude a melhor maneira de aplicar em seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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