Lead: O que é, características e importância para o marketing digital 

O conceito de lead é um dos que mais cresce em todo o mercado e está trazendo uma nova forma de ajudar as empresas a atraírem novos potenciais clientes que estejam de acordo com o perfil que eles procuram. 

Quando uma pessoa abre uma empresa, é normal que ela pense em atrair cada vez mais clientes, afinal de contas, mais clientes significa mais faturamento, e isso também significa mais dinheiro para o bolso do empreendedor. 

Entretanto, é importante entender que nem toda pessoa que chegar a sua marca poderá ser um cliente ou estar de acordo com o perfil de cliente ideal da sua marca, o que não valerá a pena trabalhar, pois as chances da pessoa consumir de você serão as mínimas. 

Por outro lado, é possível atrair pessoas que, por mais que não casem com o perfil de cliente ideal da sua marca, podem se interessar pelo que você fornece e demonstrar o desejo de comprar o seu produto ou serviço. 

É por isso que uma rede de empresas de inspeção em caldeiras está investindo cada vez mais na produção de materiais e conteúdos de qualidade a serem compartilhados através dos canais de comunicação desta marca. 

Muitos empreendedores se empenham para atrair novos clientes, mas acabam não obtendo os resultados que esperava, mas já pensou se os potenciais clientes da sua marca tivessem atitudes que demonstram o interesse pelo que você oferece? 

Pois bem, isso não é apenas uma ideia ou um sonho, mas já é uma realidade, visto que o conceito de lead surgiu dentro do imenso universo do marketing digital e mudou por completo a forma como as marcas lidam com seus potenciais clientes. 

Sabemos bem que a chegada do marketing digital, suas diversas estratégias e inúmeros conceitos fizeram com que cada vez mais pessoas tivessem formas acessíveis e diferentes de transformar o seu negócio e aumentar os seus resultados. 

Toda marca possui leads nos dias de hoje, seja uma que vende rótulos para indústria ou até mesmo uma simples loja de roupas em uma pequena cidade, e saber reconhecê-los pode fazer toda a diferença no aumento dos seus resultados. 

Foi pensando justamente nisso que decidimos produzir um conteúdo que ajudasse a entender o que são leads, a importância da geração deles dentro de uma empresa e seus principais tipos para que você saiba reconhecê-los. 

Entenda o que é um lead

O termo lead não possui uma tradução exata para o português que case perfeitamente com o que o conceito em si, por isso, podemos entender o termo lead como a ideia com base na produção de potenciais clientes para uma marca. 

Entretanto, esses clientes não surgem do nada, tratam-se de clientes que viram algo da sua marca que chamaram a sua atenção e que, por livre e espontânea vontade, decidiram tomar alguma atitude que demonstrasse o interesse deles no produto ou serviço oferecido.

Por exemplo, imagine que um fabricante de painel elétrico realiza uma sequência de anúncios através das redes sociais para atrair novos clientes e alguns potenciais consumidores acessam esse determinado anúncio. 

Como se isso não fosse o bastante, esses potenciais clientes realizam algum tipo de ação que demonstre, de fato, o interesse na compra do produto ou serviço, seja o envio de uma mensagem, o preenchimento de um formulário ou até mesmo a escolha de um produto. 

Existem aqueles clientes que gostam de favoritar alguns produtos no site ou até mesmo colocá-los no carrinho de compras, essas simples ações são sinais de que aquela pessoa está interessada no que você oferece e possui grandes chances de consumir de você. 

Como bem falamos no início do texto, toda marca possui os seus leads, pois a todo momento existem pessoas que podem conhecer o seu negócio e, com isso, ter alguma atitude que reforce o seu interesse em seu produto ou serviço. 

Seja um fornecedor embalagem blister ou até mesmo uma marca de produtos para cabelo, os leads estão presentes em todos os lugares, e mais importante do que reconhecê-los, é saber gerá-los de maneira natural e eficiente. 

Saiba o que significa a geração de leads

Já que falamos sobre a ação de gerar leads, não há como não falar sobre isso dentro desta pauta, visto que os leads não surgem como anjos que caem do céu do dia para a noite, é preciso ir atrás deles através de estratégias certeiras. 

Os leads são simples pessoas que podem se interessar pelo que você oferece, mas o lead também é um status delicado, pois significa que aquela pessoa já não é mais uma simples admiradora do seu trabalho, mas também ainda não é uma cliente oficial. 

Nesse caso, é preciso ter muito cuidado no tratamento, atendimento, nutrição e relacionamento com o lead, pois qualquer passo em falso pode fazer com que ele perca o interesse na marca e não consuma mais o que estava com vontade. 

Tanto para uma rede de fabricantes de automação industrial quanto para a empresa de um empreendedor autônomo do ramo alimentício, a geração de leads é um processo que precisa ser feito de forma estratégica. 

Isso significa que, cada ação realizada precisa ser feita com a noção de que ela pode impactar diretamente na geração de leads. Contando com as inovações da tecnologia nos últimos tempos, hoje é possível fazer isso através de ações e espaços como: 

  • Blog;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Mídia paga;
  • Conteúdos interativos;
  • Co-Marketing;
  • Social Media;
  • Entre outros. 

O importante é entender que a geração de leads é essencial para o seu negócio, pois é através dela que você conseguirá fazer com que as pessoas se interessem pelo que você oferece e, com isso, obtenham boas avaliações sobre a sua marca.

Para isso, você pode trabalhar com a produção de conteúdos para os perfis nas redes sociais da sua marca, para o seu blog ou até mesmo para e-mails que são enviados para os usuários com a intenção de fazê-los entenderem mais sobre o seu segmento. 

Seja um fabricante de bancada industrial ou até mesmo uma empresa de serviços gerais, gerar leads é essencial para os seus resultados e fará toda a diferença na construção de um bom relacionamento com os seus futuros clientes. 

Principais tipos de lead

Assim como diversos outros conceitos dentro do universo digital, o lead também possui os seus diversos tipos e que vale a pena conhecê-los a fim de entender sobre cada um e como eles se comportam dentro da sua marca. Confira: 

Marketing Qualified Lead (MQL)

Esse tipo de lead é aquele que deve ser trabalhado pela equipe de marketing da empresa, pois significa que ele ainda não está pronto para ser direcionado para o setor de vendas, pois ainda não possui tanto interesse assim no produto ou serviço.

Dentro deste perfil, o lead ainda é aquela pessoa que deseja conhecer mais sobre a marca para, de fato, tomar a sua decisão de compra, e essa é a função do time de marketing que deve abraçá-lo e procurar entender o que ele deseja. 

Sales Qualified Lead (SQL)

Já o lead SQL é aquele que pode ser trabalhado diretamente pelo time de vendas de uma empresa de gradil, por exemplo, pois é aquele que já entende praticamente tudo sobre o produto ou serviço e provavelmente irá comprá-lo. 

Esse lead pode chegar já com todas as informações que precisa e já ser direcionado para o time de vendas, ou pode ser o lead que saiu do time de marketing, que mencionamos no tópico anterior, e que agora, sim, está pronto para o tratamento com o setor de vendas. 

Product Qualified Lead (PQL)

Já esse tipo de lead é aquele que se torna qualificado a partir do produto da marca, e isso acontece quando ela, em alguns casos, oferece uma amostra grátis de um de seus produtos, por exemplo, o que atrai e chama a atenção do potencial cliente. 

Não é raro ver marcas oferecendo uma pequena amostra de alguns dos seus produtos através de pontos físicos de vendas ou até mesmo através da internet, sendo uma ótima forma de atrair clientes e fazer com que eles retornem para comprá-lo. 

Service Qualified Lead

E como existe o lead de produto, também existe o de serviço, que se destaca pelo retorno do lead da marca com o intuito de um upgrade em seu serviço, seja o prestado por um distribuidor de conexões galvanizadas ou até mesmo por uma equipe de limpeza.

Aqui, o lead é aquele que deseja mais conhecimento sobre o serviço a fim de entender como ele pode mudar a sua vida e ajudar a resolver os seus problemas, é onde ele entende o serviço como um divisor de águas em sua vida. 

Esses são alguns dos diversos tipos de lead que existem no mercado, mas que, para você que pode estar começando a entender sobre o assunto agora, já é o suficiente para dar início a geração deles. 

Considerações finais 

Dessa forma, você saberá não apenas como atrair novos leads para o seu negócio, mas também como nutri-los e educá-los a fim de que não se tornem apenas clientes, mas grandes defensores e parceiros da sua marca. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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