Marketing de relacionamento: 5 dicas para 2022

O marketing de relacionamento consiste em todas as suas ações que visam desenvolver um bom e perene relacionamento com os seus potenciais clientes e aqueles já fixos.

Assegurar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa fortalece a marca e impacta muito na hora da escolha de onde comprar, mas que atualmente, certificar a qualidade é o mínimo a se fazer.

Por exemplo, de nada adianta uma caixa de aventais descartáveis pela metade do preço se o atendimento repelir o cliente.

Esse relacionamento é de extrema importância para fidelizar clientes e conquistar novos. Além de alcançar uma imagem positiva e se sobressair entre os concorrentes. 

Tenha em mente que somente fidelizar os clientes já existentes não basta, é preciso para todas as empresas que estas ampliem sua base de clientes.

Uma empresa de engenharia civil, por exemplo, depois de executar um serviço para um cliente, o próximo provavelmente vai demorar para acontecer com aquele mesmo cliente.

Criar vínculo ajuda a alcançar bons resultados

Tomar conta da relação e criar esse bom vínculo com os consumidores do seus produtos ou serviços é primordial para poder alcançar bons resultados, pois a forma como os clientes são tratados conta e muito na hora de decidir a compra ou um possível retorno.

Em algumas empresas, o relacionamento com o cliente é construído somente na hora da venda, momento em que o bom atendimento faz a diferença. Porém nos tempos atuais essa relação pode vir antes, para isso é preciso investir no marketing de relacionamento.

Se você vai a uma empresa de ar condicionado, por exemplo, você espera que o vendedor te ajude a escolher o produto ideal ou somente te atenda na hora do pagamento?

É pensando nessa relação que o marketing de relacionamento surgiu. Ele existe para pensar em estratégias e ações que podem ser adotadas para aproximar o público da empresa e criar um bom vínculo com os clientes já estabelecidos e potenciais clientes.

Se use de exemplo: você já teve uma experiência tão boa com uma empresa que decidiu voltar a comprar somente por causa da forma que foi tratado? Às vezes, mesmo pagando mais, o cliente volta pelo bom atendimento.

Ainda, além de sempre retornar para comprar com você, esse cliente fiel tem grandes chances de recomendar a sua empresa para terceiros, fazer boas avaliações online e se tornar um defensor da sua marca.

Esse é o famoso marketing boca a boca. Uma das formas de marketing que mais influencia na hora da escolha de onde comprar.

Onde estão os clientes na atualidade

Hoje a maioria do público se concentra na internet. É comum as pessoas não precisarem sair de casa para adquirir produtos e serviços, já que quase tudo está disponível online: desde compras de mercado e roupas a serviços de assessoria contábil, por exemplo.

Nunca foi tão importante para as empresas estar presente no mundo online, tanto para poder anunciar e vender a marca como para poder se relacionar de forma simplificada com seus clientes. 

O crescimento das compras online na última década é absurdo, toda e qualquer compra nos tempos atuais pode ser feita online, no conforto da sua casa. 

Até mesmo o serviço de chaveiro para adquirir chaves codificadas pode ser feito via internet, se for o caso.

Em meados da década de 2010, algumas pessoas ainda se perguntavam se era realmente confiável fazer uma compra via internet. Hoje algumas pessoas se perguntam se é realmente necessário visitar uma loja física.

Ainda mais com o advento da pandemia de covid-19, o comércio eletrônico deu um salto gigante em apenas dois anos. Essa foi uma saída que os empreendedores acharam para poderem se manter economicamente ativos, mesmo vendendo através da internet.

Além da fase de compras, a internet é um ótimo meio de poder se relacionar com os clientes e interessados, através das redes sociais. Toda empresa que quer se manter atualizada precisa estar nas redes sociais. 

Todo tipo de pessoa, encontra outras com interesses em comum nas redes. Eletricistas que querem discutir sobre transformadores de tensão, por exemplo, recorrem a um grupo específico criado para eletricistas no Facebook. 

As redes têm crescido desenfreadamente. No presente, as pessoas não costumam mais ficar offline. Com um smartphone (telefone móvel inteligente que conta com vários recursos, entre eles acesso a internet) na mão, você está conectado o tempo todo.

Quantas pessoas nos tempos atuais você conhece que não possuem Whatsapp, por exemplo? 

Benefícios e vantagens do marketing de relacionamento

Tendo em vista que investir em marketing de relacionamento é uma ótima escolha para sua empresa, citaremos aqui alguns dos benefícios que esse investimento te trará se você não estiver convencido ainda:

  • Ajuda a fidelizar o cliente;
  • Aumenta as chances do marketing boca a boca acontecer;
  • Facilita eventuais mudanças de preço;
  • Possibilita um feedback melhor, ajudando a corrigir erros;
  • Cria uma vantagem competitiva;
  • Permite que a satisfação dos clientes aumente;
  • Reduz os custos com marketing e anúncios.

Sustentar um bom relacionamento com o cliente, ou seja, fazer ele ter uma boa experiência com a sua marca, pode fidelizar essa pessoa, além dela fazer possíveis recomendações da sua marca e não trocar por outra mediante a um aumento de preço. 

Ainda sai mais barato para a empresa trabalhar para fidelizar os clientes que já tem, do que trabalhar para adquirir novos. Assim a empresa economiza com anúncios. 

Depois de ter trabalhado seu marketing de relacionamento para fidelizar os clientes, agora você possui com quem contar para avaliar seus produtos e serviços.

Você pode criar pesquisas de satisfação para saber o quanto seus clientes estão dispostos a pagar por um novo serviço, pergunte a eles sobre: piso laminado colocado com rodapé preço, por exemplo.

Esse feedback se torna uma ótima oportunidade para você corrigir eventuais falhas apontadas nos seus produtos e serviços, além de poder acompanhar como será a aceitação de um novo produto ou serviço da sua empresa no mercado.

Onde aplicar o marketing de relacionamentos

Qualquer campanha de marketing precisa ser feita, preferencialmente, por profissionais da área. Isso porque cada segmento tem um tipo diferente de cliente. Os clientes se fidelizam por diversos motivos e cada empresa precisa de estratégias personalizadas.

Sabendo que esse tipo de marketing é importante para a empresa e que deixará o cliente mais satisfeito com seus produtos e serviços, vamos mostrar maneiras de aplicá-lo na prática.

Programa de fidelidade

Nessa estratégia, você oferece algo para o cliente que volta a comprar da sua marca. Pode ser por meio de quantidade de compras ou sistema de pontos. Oferecer descontos exclusivos ou brindes são uma boa pedida.

Dessa maneira você demonstra ao cliente que ele é importante para sua empresa e ainda tem a chance de recompensá-lo por ser fiel.

Campanhas de e-mail marketing

Essa estratégia pode servir em diferentes momentos e etapas de cada cliente. Pode ser feita para disseminar informações relevantes, dicas, bônus, promoções exclusivas e até lembrar datas importantes, como aniversário, por exemplo. 

Nas mídias sociais

Antes de adotar qualquer tipo de estratégia de marketing, é necessário conhecer seu público-alvo e saber onde ele está presente.

Sabendo que grande parte da sociedade está presente nas mídias sociais, as empresas não podem ficar de fora, pois esse é um canal direto para se comunicar com o público.

Nas mídias sociais, a comunicação é mais informal e instantânea, eficiente e mais prática. Ali é possível pedir e receber feedbacks, resolver crises, entre outros.

5 Dicas para colocar em prática em 2022

Levando em consideração que você entendeu o que é, pra que é, como funciona e quais estratégias podem ser utilizadas para o marketing de relacionamentos, vamos às dicas que reunimos aqui para sua empresa colocar em prática em 2022. 

1 – Sempre responda e interaja com seus seguidores

As mídias sociais foram feitas para serem ambientes de trocas de experiência e fácil relacionamento virtual com outras pessoas. Se utilize bem delas.

Não deixe de responder mensagens pois se alguém te chamou, com certeza deseja uma resposta, e rápida. Isso também se aplica para comentários em postagens, sempre os responda, mostrando ao seu cliente que ele é importante para a marca.

2 – Seja um perfil ativo nas redes

Você provavelmente tem a rede social de sua preferência em que pode acompanhar as postagens de uma página regularmente. Não é à toa que essa página sempre aparece para você, pois muito provavelmente ela tem constância nas postagens.

Tenha um calendário de postagens para as redes sociais, isso aumenta o seu engajamento. Porém é preciso saber o que dizer e como dizer, pois uma postagem errada pode resultar em cancelamento. Faça sempre o gerenciamento de riscos de cada postagem.

3 – Tenha foco no público-alvo

O público dentro de uma rede social é bem diverso, deve ser do seu saber que a sua marca deve focar em quem interessa de fato, a persona (representação fictícia do cliente ideal pro seu negócio).

Deve-se ter em mente quais redes a sua persona usa e qual a melhor linguagem para se comunicar com tal.

4 – Saiba lidar com comentários negativos

Nem todos os comentários e postagens que envolvem sua empresa serão elogios, nas redes você está sujeito a todo o tipo de críticas.

Como qualquer outro comentário, esse também deve ser respondido, porém tentando sempre amenizar os efeitos. As mensagens negativas tendem a ter uma maior repercussão.

5 – Esteja atento aos resultados 

Estar presente nas redes sociais é um trabalho de constância. Por isso é necessário saber se as suas estratégias estão dando certo ou não. Atrair novos seguidores é ótimo para convertê-los em clientes.

Cada rede conta com uma métrica diferente de engajamento e interações com postagens. É importante estar atento a esses números, sempre faça um monitoramento.

Conclusão 

Como vimos, apenas um primeiro contato com os clientes não é recomendado se a empresa quiser desenvolver um relacionamento a longo prazo.

Portanto, é necessário agir com cautela e estar atento às tendências de mercado, dessa forma sua empresa não ficará obsoleta em termos de relacionamento com seus clientes e conseguirá atingir bons resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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