Moda e maquiagem: a união das duas indústrias e suas principais tendências

A indústria da moda e da beleza caminham juntas, mesmo sendo dois mercados distintos. A relação entre elas se dá quase que naturalmente, visto que não conseguimos imaginar um desfile sem maquiagens elaboradas ou uma nova técnica de make sem uma produção de look que combine com o tema proposto.

Ambas são importantes para a economia global e, principalmente, despertam o consumo de um público amplo que, além de ser apaixonado pelo universo da beleza, também ama se cuidar e não abre mão de estar bem vestido e com uma ótima aparência.

O segmento fashion global apresenta um crescimento médio de 11,4% ao ano, segundo dados de 2022, divulgados pela Exame. A expectativa é que até 2025 ele alcance o faturamento de US$ 1 trilhão em todo o planeta.

Já o mercado mundial de maquiagem foi avaliado em US$ 39,58 bilhões no ano passado, e tende a atingir US$ 41,49 bilhões em 2023, segundo o relatório “Mercado de Maquiagem: 2023-2030”, da Fortune Business Insight. Ainda de acordo com o estudo, a tendência de evolução pode chegar a cerca de US$ 58,15 bilhões até 2030, com um CAGR de 4,9%.

Com esse panorama, é inegável que as duas áreas são potências em plena expansão. Entenda melhor sobre suas relações de mercado e como funciona esse match perfeito!

A união entre o mundo da maquiagem e da moda, e por que ela é tão essencial

O vestuário e a maquiagem são meios de expressão de personalidades e preferências, de ser e estar no mundo, aprimoram a autoestima das pessoas, ditam as relações de produção e consumo e, principalmente, lançam tendências diariamente.

No entanto, essa relação é mais intrínseca do que você imagina, e, na prática, ambas atuam em interdependência.

As cores do momento, as estampas e os estilos impactam diretamente o modo com que as pessoas se maquiam. Da mesma forma que uma determinada técnica de maquiagem pode mudar completamente a proposta de um outfit. Em suma, tudo é pensado para harmonizar.

A Semana de Moda de Paris de 2021 apresentou nas passarelas para a vida real o ousado delineado duplo. O desfile da Dior foi o responsável por lançar essa tendência de make que explodiu no mundo todo, e até hoje, em 2023, permanece em alta com outras variações geométricas.

Em um outro desfile, desta vez em Milão e em 2022, a Versace apostou nas sombras coloridas e em tons de neon para suas novidades. A cantora Dua Lipa, por exemplo, cruzou a passarela com uma combinação de sombras verde e azul fluorescente.

Além disso, as personalidades famosas também fazem parte desse feat de sucesso.

Algumas blogueiras e digital influencers, além de ditarem novas tendências, lançam linhas de maquiagem e autocuidado, como, por exemplo, a base Boca Rosa e tantos outros produtos no mercado. Elas também fecham parcerias estratégicas com estilistas e marcas de vestuários para coleções próprias.

Portanto, pode-se concluir que é praticamente impossível pensar e falar em moda sem associar à indústria da beleza e suas makes, itens de skincare e outras inovações.