O que é um sistema de Informação de Marketing e como usá-lo?

Usar um bom sistema de gestão de dados e informações é essencial para a maioria dos mercados. Quando falamos de marketing, entretanto, esse tipo de organização é ainda mais vital.

Uma estratégia eficaz de marketing conta com diversas formas de analisar e entender o público alvo, a fim de estabelecer uma comunicação concisa e efetiva para os propósitos da empresa.

Depende da capacidade de cada empresa para compreender o público intimamente: o sucesso das vendas, a construção da marca e a sobrevivência e competitividade da empresa no mercado a longo prazo são alguns exemplos.

Um sistema de informação bem estruturado pode fornecer dados valiosos para as companhias. Por isso, entenda o que ele é, qual a sua função, seus principais componentes e como utilizá-lo na sua empresa.

Sistema de Informação de Marketing (SIM)

O sistema de informação de marketing é uma ferramenta essencial para empresas que buscam obter informações relevantes sobre seu mercado e clientes. 

Ele é composto por diversas técnicas e métodos para a coleta, análise e interpretação de dados relacionados ao ambiente externo e interno da organização.

O SIM permite que as empresas obtenham insights valiosos sobre seu mercado e público-alvo, o que possibilita a criação de estratégias de marketing eficazes. 

Além disso, ele pode ajudar a identificar oportunidades e a avaliar o desempenho das ações de estratégia comercial.

Um exemplo de como o SIM pode ser aplicado é na análise do mercado de dutos de ventilação

Com a coleta de informações sobre a demanda, comportamento dos consumidores e a concorrência, uma empresa que atua nesse segmento pode identificar oportunidades de crescimento e criar estratégias para aumentar sua participação no mercado. 

Com base nos dados coletados pelo SIM, a empresa pode, por exemplo, identificar regiões com maior demanda e direcionar suas ações de marketing para essas áreas, oferecendo produtos e serviços específicos para as necessidades dos consumidores locais.

Para que ele serve?

O objetivo do SIM é fornecer informações úteis e precisas para ajudar as empresas a desenvolver estratégias de marketing para um sucesso empresarial.

A importância do SIM para as empresas é evidente, uma vez que as informações fornecidas por essa ferramenta podem ser utilizadas para desenvolver produtos, serviços e campanhas melhores. 

Suponha que uma empresa fabricante de filme stretch industrial esteja tentando identificar oportunidades de crescimento em um mercado específico. 

O SIM ajuda a empresa a coletar informações relevantes como os hábitos de compra e preferências, bem como informações importantes sobre a concorrência.

A partir dessas informações, as equipes responsáveis podem aprimorar os produtos para suprir as necessidades do público almejado, desenvolver uma abordagem publicitária criativa e engajadora e traçar estratégias de vendas de acordo com aquele nicho.

Além disso, o SIM pode ajudar as empresas a avaliar o desempenho de suas estratégias, fornecendo informações sobre o sucesso das campanhas publicitárias, a eficácia dos canais de distribuição e a satisfação do cliente. 

Sendo extremamente importante chamar a atenção do seu público para realizar a compra no seu negócio.

Componentes do SIM

Assim como uma empresa de montagem de estrutura metálica, um sistema de informação de marketing possui diversos componentes necessários para o seu funcionamento correto e efetivo.

A diferença entre a estrutura metálica e os sistemas de informação, entretanto, é que no caso dos sistemas de informação, os componentes são diferentes tipos de dados utilizados para análises de vários aspectos da marca, do mercado e do comportamento do público.

Entenda alguns dos elementos mais importantes utilizados nos sistemas de informação de marketing e como eles se aplicam às estratégias.

Relatórios internos

Os relatórios internos são documentos produzidos por uma empresa com o objetivo de fornecer informações úteis para a tomada de decisões internas. Esses relatórios podem incluir informações sobre:

  • Finanças;
  • Recursos humanos;
  • Operações;
  • Marketing.

Os relatórios de marketing são especialmente importantes para um fornecedor de gradil, por exemplo, pois assim ele pode ter uma noção se sua estratégia está sendo assertiva ou não.

Esses documentos podem incluir informações sobre o desempenho de campanhas de publicidade, análise de mercado, comportamento do consumidor e vendas de produtos, ajudando a empresa a traçar um quadro completo do mercado. 

Em outro exemplo, uma empresa que produz gaxetas tipo U pode usar os relatórios internos para avaliar a taxa de retorno gerada por uma ação de marketing específica e averiguar se é interessante investir novamente em projetos similares.  

Caso a resposta seja negativa, o ideal é avaliar os concorrentes e como eles estão mantendo os leads de sua empresa, assim podendo montar uma estratégia ideal para o seu negócio e sair na frente da concorrência.

Como podem ser personalizados para atender às necessidades específicas da empresa, fornecendo informações relevantes a respeito da sua atuação no mercado, os relatórios são peças importantes do SIM.

Inteligência de marketing

A inteligência de marketing tem como objetivo principal a coleta de informações estratégicas que podem ser utilizadas para aprimorar as estratégias de marketing da empresa. 

Um exemplo de aplicação da inteligência de marketing em um SIM é o caso de uma distribuidora de tubos galvanizados que deseja expandir sua atuação no mercado. 

Utilizando as técnicas da inteligência de marketing, a empresa poderia coletar informações diversas como as tendências de mercado, as inovações estratégicas de concorrentes e as características dos diferentes segmentos de mercado.

Com essas informações, é possível desenvolver uma estratégia de marketing mais assertiva de forma que ofereça produtos e serviços que atendam às necessidades específicas dos clientes e se diferenciando dos concorrentes. 

Pesquisa de marketing

Para realizar uma pesquisa de marketing, é necessário seguir alguns passos essenciais, como definir o objetivo da pesquisa, escolher a amostra de participantes, elaborar o questionário e coletar os dados. 

Existem diversos métodos para coletar dados, como entrevistas pessoais, questionários online, pesquisas telefônicas e observação direta.

Uma empresa que deseja lançar um novo produto, como o tubo schedule 20, no mercado, pode se beneficiar desse tipo de ferramenta para entender melhor as expectativas dos clientes.

A empresa poderia realizar uma pesquisa coletando informações sobre as preferências dos consumidores em relação a produtos similares, identificando o público-alvo mais adequado e avaliando a aceitação do produto.

Além disso, a pesquisa de marketing também permite às empresas avaliarem o impacto de suas estratégias, identificando pontos fortes e fracos e ajustando suas abordagens de acordo com as necessidades do mercado. 

Por isso, é essencial que as empresas invistam em pesquisas para manter-se competitiva.

Como aplicar essa estratégia?

Para aplicar um sistema de informação de marketing em uma empresa, é preciso seguir alguns passos importantes, que podem ser resumidos em:

  • Determinar as métricas apropriadas;
  • Reunir as informações necessárias;
  • Processar os dados e gerar gráficos para encontrar tendências;
  • Levar as informações aos setores responsáveis, como vendas ou desenvolvimento;
  • Traçar novos planos de ação de acordo com esses dados.

De forma mais ampla, podemos olhar para essa estratégia com mais detalhes. O primeiro passo para a implantação é identificar os objetivos da empresa e o papel que o sistema de informação de marketing irá desempenhar nesses objetivos. 

Em seguida, é preciso definir quais informações serão coletadas, como elas serão coletadas e quem será responsável por essa tarefa.

Devendo lembrar que toda informação coletada é importante e deve ser estudada de forma cuidadosa, pois é isso que vai nortear o seu negócio.

Uma empresa que vende produtos de automação industrial, por exemplo, pode utilizar um sistema de suporte para coletar informações e destacar no mercado em que atua.

Isso pode incluir dados sobre as preferências dos clientes, preços praticados pelos concorrentes, entre outras métricas importantes. Um fornecedor de engate rápido pode, então, desenvolver novos produtos ou serviços, ajustar preços, segmentar o mercado, etc.

Ao aplicar um sistema de informação de marketing na empresa, é importante garantir que as informações coletadas sejam precisas, atualizadas e relevantes para os objetivos da empresa. 

Também é fundamental que a equipe responsável pelo sistema de informação de marketing seja treinada e capacitada para lidar com essas informações de forma eficaz.

Via de regra, o sistema de informação de marketing é um compilado organizado das informações que ajudam a empresa a definir seus próximos passos de acordo com os objetivos definidos pelas equipes de planejamento.

É com base nesse sistema que mudanças de todos os portes são implementadas, desde pequenos ajustes na comunicação, até a entrada em novos nichos ou um processo completo de rebranding.

Quando se trata de marketing, é sempre importante saber quais são os sentimentos que a marca evoca nos consumidores, como ela cria essa percepção e o quanto esses sentimentos influenciam positiva e negativamente as interações entre cliente e empresa.

Portanto, um olhar superficial para o mercado jamais terá o mesmo poder de transformação e construção de uma base de dados bem alimentada com informações atualizadas e analisadas a fundo.