Plataformas responsivas: Entenda o que são e como elas funcionam

O conceito de plataformas responsivas não é novo, mas está constantemente recebendo atenção à medida que o mercado de dispositivos móveis cresce e novas otimizações para esses modelos surgem.

Afinal, essa é uma adequação fundamental para a experiência do usuário e para uso em diferentes dispositivos, principalmente porque o tamanho e resolução de tablets e telefones celulares estão sempre mudando.

No passado, grande parte da Internet era acessada usando resoluções e navegadores muito semelhantes, unicamente por visores de computadores e laptops que pouco variavam de dimensão. Hoje, tudo mudou.

O acesso a sites por smartphones tornou-se muito comum e, em alguns casos, é até mais expressivo do que por computadores de mesa.

Nesse contexto, empresas que usam a internet para fazer vendas têm de se preocupar com a responsividade das páginas.

Saiba tudo sobre isso no texto a seguir, desde os conceitos gerais até as melhores formas de aplicar a técnica satisfatoriamente.

O que é um site responsivo?

O design responsivo é um método que garante que o site seja exibido de forma legível, independentemente do dispositivo em que é acessado.

Se o site não for responsivo, ele não poderá ser facilmente operado em diferentes dimensões de telas. 

Isso ocorre porque a navegação fica complicada ao aumentar o zoom na tela para ler o texto corretamente ou clicar em links ou elementos que ficam mal posicionados devido a inadequação do design.

Desse modo, as plataformas responsivas são essenciais para que a loja de livros infantil cristão, por exemplo, atenda com qualidade a todas as pessoas, independentemente de qual aparelho elas utilizarem para acessar a página, como:

  • Computador;
  • Smartphone;
  • Tablet;
  • Notebook.

Continue lendo para entender quais são os pontos fortes que um design responsivo desperta e como elaborar o design perfeito para os objetivos da empresa.

Entenda os benefícios das plataformas responsivas

Esse é um assunto bastante técnico, então é possível que você ainda não compreenda de forma específica como seu e-commerce depende da responsividade para ter sucesso.

Apontamos os principais pontos positivos do design plenamente funcional nos tópicos a seguir, acompanhe.

  1. Aumenta a visibilidade da empresa 

Sua empresa pode usar estratégias de marketing tradicionais para atrair um público local. No entanto, não há barreiras de visibilidade na Internet. 

Com o uso correto de ferramentas e de otimizações online você pode competir com empresas de todos os setores e tamanhos de forma mais justa. 

Ao desenvolver um site responsivo, seu negócio ficará visível não só para seus vizinhos, mas também para quem mora longe e pode saber que seu negócio existe e se interessar por interagir e adquirir com ele.

Afinal, os mecanismos favorecem páginas bem estruturadas e responsivas.

A ideia de um site é servir como uma vitrine ilimitada para divulgar os serviços da empresa de ar condicionado. Isso permite obter bons resultados não apenas em ambientes físicos, mas também em ambientes virtuais, alcançando diferentes públicos.

  1. Possibilita a aquisição de novos clientes

Sites responsivos podem atrair clientes em potencial para mais perto do seu negócio e reter sua atenção ao propor uma experiência de valor na página. Então, é possível expandir ainda mais seu público e base de clientes.

Sem uma plataforma responsiva, seu papel na aquisição de novos clientes é muito limitado.

Esta característica de sites permite que você promova seus negócios, produtos e serviços para pessoas do outro lado da cidade, e até mesmo em outras cidades.

  1. É essencial para o SEO

Sites responsivos são essenciais se você quiser ter uma boa classificação no Google. Isso ocorre porque os algoritmos atuais dos mecanismos de pesquisa priorizam esse tipo de site na classificação.

Os sites responsivos têm um desempenho melhor do que os sites que não se preocupam com a experiência móvel. Afinal, cada vez mais os dispositivos móveis são valorizados, tendo em visto o volume mais alto de uso dessas ferramentas para acesso online. 

Ao priorizar o site responsivo, o Google permite que a manutenção de elevadores forneça a melhor experiência de navegação possível em todos os tipos de dispositivos.

Se você tiver um único site que funcione em qualquer dispositivo, a estrutura de URL será a mesma. Isso também melhora a sua classificação e visibilidade do seu site, fortalecendo o endereço e cativando o público.

  1. Diminui a taxa de rejeição

Sites responsivos ajudam a reduzir o número de usuários que visitam sua página e saem sem interação alguma.

Isso está diretamente relacionado à experiência do usuário. Isso porque, se você não for bem-vindo ao visitar um site, ou não se sentir dessa forma, tende a fechar a página e desistir do que desejava fazer, procurando outro canal para sanar a dúvida.

É importante observar a taxa de rejeição do site. Se for alta demais, o Google considera seu conteúdo sem importância e pode reduzir o alcance e o ranqueamento.

Observe que, neste caso, seu site perderá a posição no ranking do mecanismo de pesquisa e o poder de autoridade. Assim, é importante manter essa taxa reduzida, atendendo as necessidades dos usuários.

  1. Viabiliza a adaptação a novos dispositivos

O design responsivo tem grandes vantagens ao apresentar o site em diferentes telas e dispositivos.

Isso porque você pode exibir o conteúdo de acordo com o tamanho da tela de forma facilitada, sem demandar diferentes designs.

Assim, o e-commerce de brindes personalizados aparecerá corretamente em todos os lugares, independentemente do tamanho da tela.  

Isso é ótimo porque, à medida que a tecnologia avança, os telefones celulares continuam a mudar de tamanho, as televisões crescem e também há relógios modernos com acesso à Internet.

Domínios responsivos proporcionam uma ótima experiência ao usuário em qualquer uma dessas situações. 

Saiba como ter um site responsivo

Investir em design responsivo demanda recursos e, acima de tudo, amplo conhecimento técnico.

As soluções digitais acerca da usabilidade são vastas e também mudam conforme o tempo passa.

Portanto, procure por um profissional especializado para ter acesso ao melhor serviço disponível. 

Em seguida, use essas dicas para desenvolver o melhor site para a venda de cordoalha de aço, ou qualquer que seja sua área de atuação e objetivo com a criação da página.

Priorize os dispositivos móveis

A maioria das pessoas começa a desenvolver sites para dispositivos de tela grande, como laptops e PCs.

Isso não está necessariamente errado, mas o método pode causar problemas na hora de otimizar seu site para usuários de dispositivos móveis.

A melhor maneira de fazer isso é começar já priorizando o mobile. Primeiro, crie um site bonito e totalmente funcional de alarmes monitorado para celulares, depois vá para a tela grande e realize os ajustes necessários.

Otimizar telas pequenas é mais difícil do que para telas grandes. Portanto, é inteligente já começar com a programação delas.

Preste atenção na aparência do seu site

Os primeiros 15 segundos são momentos importantes na internet, representando o tempo em que um usuário decide se quer ficar ou sair de uma página.

Portanto, você precisa causar uma boa impressão o mais rápido possível para projetar uma imagem positiva e manter a atenção do visitante.

Um bom conteúdo sobre filtros a vácuo atrai a maioria dos visitantes, mas é a aparência do site que o faz permanecer por mais de 15 segundos, de modo que possa conferir esse material.

Para auxiliar nesse processo, verifique se você desativou o formulário de autocorreção na página de login (preencher um formulário no celular costuma ser um problema), use botões e fontes grandes e redesenhe o pop-up para ser móvel, retendo esses usuários.

Posteriormente, você pode usar ferramentas de testes para ver se o site está corretamente otimizado para celular e qualificar ainda mais a experiência e se destacando nesse contexto.

Mantenha o site rápido

A velocidade de carregamento depende muito da qualidade de seus servidores e hospedagem.

Portanto, se você deseja criar um site de gestão de condomínios compatível com dispositivos móveis, precisa de um provedor de hospedagem que ofereça serviços rápidos e confiáveis.

Outra boa dica para otimizar a velocidade do seu site é limitar a quantidade de conteúdo que requer plugins adicionais para ser executado e ajustar a dimensão e posição de imagens.

Além disso, você também precisa otimizar a página inicial e, nesse caso, é necessário reduzir o número de postagens na página inicial (devendo estar entre 5 a 10 postagens cruciais).

Também exclua widgets desnecessários, remova plugins indesejados, inativos ou irrelevantes. Ou seja, mantenha tudo limpo e arrumado.

Em última análise, uma página inicial limpa e otimizada não apenas ficará bem em seu site, mas também carregará mais rapidamente e permitirá um melhor ajuste em tela menores.

Tenha boas referências

Não há necessidade de ser extremamente inovador. Contar com alguns exemplos práticos de sites responsivos que proporcionam uma ótima experiência ao usuário tornará seu trabalho muito mais eficiente e ágil. Mas tenha em mente: influência é diferente da cópia.

Logo, reúna referências como forma de despertar a criatividade e conhecer estratégias já bem sucedidas de webdesign – nada mais que isso.

Analise o tráfego atual

Antes de otimizar seu site, é uma boa ideia analisar o tráfego e os resultados que você já vem obtendo com o design atual.

Após a aplicação das alterações, você pode comparar as versões para avaliar o desempenho de ambas e obter uma visão mais objetiva, identificando os aspectos a serem melhorados e o que já está funcionando.

Aposte na flexibilidade

Ao criar um site, é importante saber que alguns layouts de designers são totalmente compatíveis com dispositivos móveis, enquanto outros não.

Portanto, você precisa estar atento à flexibilidade do layout para se adaptar aos dispositivos móveis. Isso define os elementos que existem nas versões desktop e móvel e a facilidade de adequação.

No entanto, alguns elementos podem ser importantes em ambas as versões. Como você pode ver, você também precisa prestar atenção à flexibilidade da imagem para se adaptar a diferentes tipos de telas.

Para fazer isso, você precisa ter certeza de que seu site responsivo possui uma ferramenta de imagem adaptável.

Isso ocorre porque a imagem pode ser redimensionada automaticamente com base no formato da tela de cada dispositivo para evitar que a imagem seja distorcida.

Conclusão

O webdesign, como você pode perceber, é parte integrante do posicionamento de uma empresa na internet e da qualificação do site perante o público e mecanismos de busca.

Nós apontamos os pontos principais das plataformas responsivas e seu impacto direto para o sucesso de uma marca na web, desde o significado disso até as vantagens e as maneiras de fazer.

Assim, atente-se às etapas de desenvolvimento e conte com profissionais para promover uma página de sucesso.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

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