Quais são os principais minérios extraídos no Brasil

Você sabe quais são os principais minérios extraídos? A economia mundial se sustenta a partir de diversos setores. A indústria de mineração é um deles e consegue representar uma ótima forma de ganhos para países que possuem uma baixa ou média renda. 

Essa indústria favorece a criação de novos postos de trabalho, ajuda na redução da pobreza e fortalece o país, gerando mais qualidade de vida.

No Brasil, essa força na mineração acontece por meio da exploração de muitos minerais. Dentre os mais importantes podemos citar o alumínio, o ferro e o nióbio. Mas há outros que possuem grande relevância para determinadas indústrias, fora e dentro do país. 

Hoje, na nossa lista, iremos apresentar para você os principais minérios extraídos no Brasil. Eles correspondem a aproximadamente 98% do valor total da produção no país. Por esse motivo, vamos mostrar com mais detalhes a situação comercial de cada um.

Para mais notícias de mineração sugerimos que você acesse a Mineração Brasil, o maior site de notícias do Brasil.

Principais minérios extraídos

No entanto, antes de falarmos sobre os principais minérios extraídos, é fundamental saber que o Brasil é um dos vários países que apresenta crescimento nesse setor. Além disso, possui certos materiais apenas encontrados no solo brasileiro e isso viabiliza negociações mais inteligentes.

Atualmente, o investimento na área segue sendo dominado por Minas Gerais. No entanto, os últimos anos serviram para mostrar que o crescimento do setor pode acontecer a partir de outras esferas, como é o caso Pará. Há uma constante descoberta de novos minerais na região, o que favorece seu alto desenvolvimento.

Potencial para essa área o Brasil possui de sobra, porém, ainda mais importante que isso é saber viabilizar ações econômicas. O país ainda não é palco de grandes investimentos e a exploração mineral acaba sendo um atrativo que não vale a pena para diversos investidores estrangeiros. 

Bem, agora que já destacamos esse lado, vamos entrar ainda mais no contexto dos minérios disponíveis, acompanhe!

O alumínio

Sim! Um dos principais minérios extraídos é o alumínio. O Brasil é um dos maiores produtores de alumínio do mundo. Esse material passa por algumas etapas antes de se tornar o produto em questão. 

A primeira delas é a extração do minério de bauxita, seguida do refinamento desse minério, se tornando óxido de alumínio. Após isso, há a transformação dele no material principal.

Nesse campo, o Brasil se mostra em diferentes colocações no mundo. Primeiramente, na produção do alumínio em si, ele é o país que está em 11° colocação. Já quando o assunto é a fabricação de alumina, ele está atrás apenas da Austrália e da China.

Como se é de esperar, há grandes minas que geram um grande potencial para o Brasil. Duas empresas conseguem concentrar boa parte do domínio da exploração do material, essas são a Mineração Rio do Norte e a Paragominas. 

Ferro

Bem, você provavelmente sabe da importância do ferro para o Brasil. Não apenas por conta de seu valor para o mundo, mas a uma grande quantidade de minerais a ser explorada no Brasil. E podemos dizer “minerais” porque o ferro é obtido de diferentes maneiras.

Já na questão da exploração de empresas, a Vale sozinha consegue mostrar um desenvolvimento alto para tal exploração. 

O ferro está entre os principais minérios extraídos porque ele concentra quase 80% da extração de ferro no Brasil, com variações interessantes de acordo com o ano que é avaliado. 

Apesar da baixa na queda de produção de ferro no último ano, o número ainda é muito alto, chegando a ser superior a 80 milhões.

Não há muito o que se acrescentar a essa área. A exploração desse material é de suma importância para o país e por isso há muitas empresas que buscam trabalhar no segmento, apesar da Vale concentrar quase toda a produção em suas mãos.

Nióbio

Se há um mineral que merece destaque na nossa lista, com certeza o nióbio. Segundo informações do CPRM (Serviço Geológico do Brasil), o país possui uma das maiores capacidades para a produção de nióbio do mundo. Na verdade, cerca de 90% de toda a comercialização do mineral acontece a partir do Brasil.

Mas não é apenas isso que leva esse a ser um dos materiais mais queridos do Brasil. Cerca de 98% de todas as reservas de nióbio do mundo estão no país! Além disso, grande parte das minas são conhecidas, porém, ainda pouco exploradas.

Isso pode mudar drasticamente nos próximos anos, tendo em vista o crescimento da demanda pelo material, principalmente por países que buscam um melhor desenvolvimento tecnológico.

Níquel 

Esse é um material que apresenta um preço mais elevado, principalmente por conta das altas nos últimos anos. O Brasil consegue apresentar um grande potencial geológico para a exploração dele, além de ter condições suficientes para se tornar o maior comercializador do minério.

Graças as suas características únicas, hoje o níquel é o metal de base com maior desempenho. Com isso, é claro, o aumento em seu valor é muito nítido!

Ouro

A história do Brasil sempre esteve ligada com a produção de ouro. O material foi extremamente explorado durante a fase de “descobrimento” das terras no Brasil. 

E, apesar da grande quantidade de ouro levado para Europa, ainda há muitas jazidas no Brasil e hoje o país está na 11° primeira posição quando o assunto é reservas de ouro no mundo.

Para ter ideia do grande potencial do Brasil, no final do século XX ele ainda liderava a produção aurífera no mundo. Em média, o total da exploração do material no Brasil chega a 81 milhões de toneladas por ano!

Também existem certas empresas que dominam esse mercado. Ele está na mão de duas empresas em potencial, uma canadense e outra da África do Sul. 

Conclusão

Não dá para negar o potencial brasileiro na produção de determinados minérios. Graças a isso é claro que há uma ânsia por investimentos mais concentrados em diversas regiões. 

Vale lembrar também que diversos locais contam com uma poderosa capacidade mineral. Como esse é um setor primário na economia (que gera matérias primas), cada país irá lidar com suas reservas de forma diferente.

O ouro, o nióbio e outros materiais encontrados em abundância no Brasil, podem ajudar no crescimento financeiro do país. Principalmente por conta da grande quantidade e comercialização.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − 18 =