Saiba quais são as principais ferramentas para empreendedores digitais
Os empreendedores digitais são aqueles que possuem um negócio online, que através da inovação e da internet, comercializam produtos ou serviços sem ter a necessidade de ter um espaço físico para isso.
O principal objetivo do empreendedor digital é obter lucros e ter uma rotina de trabalho mais flexível, sem ficar preso a horários ou regras. Além disso, diferente dos negócios offline, o online não exige um alto valor de investimento.
Entre os motivos de investir no empreendedorismo digital, podemos destacar:
- Negociações dinâmicas;
- Menor custo com operações;
- Facilidade do acesso a internet;
- Crescimento do ambiente digital;
- Menor custo de investimento inicial;
- Facilidade de atingir muitas pessoas.
Para te ajudar nessa jornada de empreendedor digital, além de fazer um curso de empreendedorismo a distância, você também pode conferir as dicas de ferramentas para te ajudar no dia a dia que separamos a seguir. Confira!
4 ferramentas e seus benefícios para o empreendedor digital
A internet faz parte da vida da maioria das pessoas hoje em dia. Ela nos mantém conectados, e ainda é uma ferramenta potente para realizarmos compras, pesquisar informações e fazer negócios.
Com um baixo valor de investimento, é possível utilizar novas estratégias e ferramentas para atrair novos consumidores e dar mais visibilidade para os negócios, divulgando de maneira assertiva seus produtos ou serviços, como um curso de gestão financeira online.
O uso contínuo e crescente dos celulares potencializa e acelera o comportamento digital, fazendo com que as pessoas consumam cada vez mais através dos negócios online, devido a facilidade e o conforto de receber os produtos em casa.
Por isso, o investimento em tecnologia da informação é importante para potencializar e aprimorar a capacidade de processos e atendimentos dos negócios online. A seguir, confira 4 ferramentas que podem te ajudar.
- Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e fácil de usar que irá te ajudar a aumentar a visibilidade do seu negócio, mesmo que seja uma faculdade de administração hospitalar que oferece cursos online.
Ao criar um acesso nessa ferramenta, a sua empresa poderá ser encontrada com maior facilidade na internet, inclusive no Google Maps e nas pesquisas realizadas através do buscador.
A ferramenta também irá disponibilizar informações úteis para o seu cliente, possibilitando um espaço para que ele faça comentários e avaliações sobre o seu atendimento, o que é uma ótima oportunidade para atrair novos consumidores.
- Redes Sociais
O Facebook ainda é a rede social mais utilizada pelas pessoas e empresas, seguido pelo Instagram e pelo YouTube.
Dessa forma, o Facebook e o Instagram são excelentes ferramentas para divulgar produtos ou serviços e receber feedback dos clientes.
Para que isso ocorra, é preciso ter um perfil profissional com informações verídicas e atualizadas, com conteúdos relevantes que despertem o interesse do usuário, imagens atrativas e um rápido retorno de resposta, ajudando o consumidor a conhecer o seu negócio.
A escolha de quais redes sociais utilizar vai depender das estratégias definidas pela empresa, do público-alvo e do alcance que pretende alcançar com o seu curso de gestão financeira, por exemplo.
- WhatsApp Business
O WhatsApp Business é uma ferramenta de comunicação muito utilizada pelos negócios online, principalmente pela facilidade de interação e a possibilidade de oferecer respostas rápidas para os clientes.
Entretanto, é preciso se atentar para utilizar a ferramenta de forma profissional, de maneira que as dúvidas e questionamentos dos clientes sejam respondidas de jeito ágil e respeitoso, oferecendo uma percepção positiva.
Apostar no recurso “listas de transmissão” pode te ajudar a fazer uma espécie de gestão de pessoas em startups, pois ele possibilita o envio de uma única mensagem para vários contatos da sua agenda de uma vez só.
- Blog
O Blog também serve como uma ferramenta de comunicação dentro do cenário digital, seja de forma independente ou dentro de um site. Nele, você pode escrever sobre temas relevantes para o seu público-alvo, como forma de atraí-los para o seu negócio.
Porém, para utilizar essa ferramenta, é preciso investir dedicação e tempo, pois existe um mundo de informações na internet, e somente os conteúdos bem produzidos e envolventes irão garantir um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de busca.
Desse modo, para ser um bom empreendedor digital, não basta escolher uma plataforma digital e colocar o seu negócio no ar, é preciso investir em ferramentas e estudar as melhores estratégias para que tudo saia conforme o planejado.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.