Saiba quais são as principais ferramentas para empreendedores digitais

Os empreendedores digitais são aqueles que possuem um negócio online, que através da inovação e da internet, comercializam produtos ou serviços sem ter a necessidade de ter um espaço físico para isso. 

O principal objetivo do empreendedor digital é obter lucros e ter uma rotina de trabalho mais flexível, sem ficar preso a horários ou regras. Além disso, diferente dos negócios offline, o online não exige um alto valor de investimento.

Entre os motivos de investir no empreendedorismo digital, podemos destacar:

  • Negociações dinâmicas;
  • Menor custo com operações;
  • Facilidade do acesso a internet;
  • Crescimento do ambiente digital;
  • Menor custo de investimento inicial;
  • Facilidade de atingir muitas pessoas.

Para te ajudar nessa jornada de empreendedor digital, além de fazer um curso de empreendedorismo a distância, você também pode conferir as dicas de ferramentas para te ajudar no dia a dia que separamos a seguir. Confira! 

4 ferramentas e seus benefícios para o empreendedor digital

A internet faz parte da vida da maioria das pessoas hoje em dia. Ela nos mantém conectados, e ainda é uma ferramenta potente para realizarmos compras, pesquisar informações e fazer negócios.

Com um baixo valor de investimento, é possível utilizar novas estratégias e ferramentas para atrair novos consumidores e dar mais visibilidade para os negócios, divulgando de maneira assertiva seus produtos ou serviços, como um curso de gestão financeira online.  

O uso contínuo e crescente dos celulares potencializa e acelera o comportamento digital, fazendo com que as pessoas consumam cada vez mais através dos negócios online, devido a facilidade e o conforto de receber os produtos em casa.

Por isso, o investimento em tecnologia da informação é importante para potencializar e aprimorar a capacidade de processos e atendimentos dos negócios online. A seguir, confira 4 ferramentas que podem te ajudar.

  1. Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e fácil de usar que irá te ajudar a aumentar a visibilidade do seu negócio, mesmo que seja uma faculdade de administração hospitalar que oferece cursos online.  

Ao criar um acesso nessa ferramenta, a sua empresa poderá ser encontrada com maior facilidade na internet, inclusive no Google Maps e nas pesquisas realizadas através do buscador. 

A ferramenta também irá disponibilizar informações úteis para o seu cliente, possibilitando um espaço para que ele faça comentários e avaliações sobre o seu atendimento, o que é uma ótima oportunidade para atrair novos consumidores.

  1. Redes Sociais

O Facebook ainda é a rede social mais utilizada pelas pessoas e empresas, seguido pelo Instagram e pelo YouTube. 

Dessa forma, o Facebook e o Instagram são excelentes ferramentas para divulgar produtos ou serviços e receber feedback dos clientes.

Para que isso ocorra, é preciso ter um perfil profissional com informações verídicas e atualizadas, com conteúdos relevantes que despertem o interesse do usuário, imagens atrativas e um rápido retorno de resposta, ajudando o consumidor a conhecer o seu negócio.

A escolha de quais redes sociais utilizar vai depender das estratégias definidas pela empresa, do público-alvo e do alcance que pretende alcançar com o seu curso de gestão financeira, por exemplo.

  1. WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma ferramenta de comunicação muito utilizada pelos negócios online, principalmente pela facilidade de interação e a possibilidade de oferecer respostas rápidas para os clientes.

Entretanto, é preciso se atentar para utilizar a ferramenta de forma profissional, de maneira que as dúvidas e questionamentos dos clientes sejam respondidas de jeito ágil e respeitoso, oferecendo uma percepção positiva.

Apostar no recurso “listas de transmissão” pode te ajudar a fazer uma espécie de gestão de pessoas em startups,  pois ele possibilita o envio de uma única mensagem para vários contatos da sua agenda de uma vez só.

  1. Blog

O Blog também serve como uma ferramenta de comunicação dentro do cenário digital, seja de forma independente ou dentro de um site. Nele, você pode escrever sobre temas relevantes para o seu público-alvo, como forma de atraí-los para o seu negócio.

Porém, para utilizar essa ferramenta, é preciso investir dedicação e tempo, pois existe um mundo de informações na internet, e somente os conteúdos bem produzidos e envolventes irão garantir um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de busca.

Desse modo, para ser um bom empreendedor digital, não basta escolher uma plataforma digital e colocar o seu negócio no ar, é preciso investir em ferramentas e estudar as melhores estratégias para que tudo saia conforme o planejado.  
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

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