Como os distúrbios alimentares afetam a saúde bucal?

Recentemente, cada vez mais as pessoas têm sofrido com distúrbios alimentares, problemas que afetam diversas áreas do corpo, como a mente e a saúde bucal.

Isso porque, diferente do que muitas pessoas imaginam, desnutrição, bulimia e anorexia aliados a comportamentos prejudiciais, como induzir o vômito, causam lesões graves nos dentes. 

Todos esses pontos podem afetar ainda mais questões de autoestima, o que muitas vezes são os principais motivos para o desencadeamento desses distúrbios alimentares. 

Dessa forma, nessas situações complicadas, é necessário se atentar e procurar acompanhamentos com profissionais de diversas áreas como médicos, psicólogos, nutricionistas e dentistas através de um consultório dentista, para que seja possível buscar a melhoria de todas as partes que possam ter sido prejudicadas pelo distúrbio. 

Quais os principais riscos para a saúde bucal uma pessoa com algum distúrbio alimentar?

Os distúrbios alimentares podem ser extremamente prejudiciais à saúde bucal. Isso porque, a falta de alimentação adequada, além de causar enfraquecimento dos dentes pode também desgastá-los. 

Em suma, o desgaste dentário acaba sendo desenvolvido, principalmente, devido ao hábito de vomitar.

Ao provocar o vômito e fazer isso de forma recorrente, os ácidos estomacais provocam o desgaste do esmalte dental de modo gradativo.

Embora inicialmente a parte que mais sofre seja a face interna do dente, progressivamente o ácido acaba danificando toda a sua superfície, fazendo um estrago na arcada dentária como um todo. 

Justamente por esse motivo que é preciso buscar por uma clínica dentista 24 horas em caso de distúrbios alimentares.

Além desse desgaste, devido a falta de alimentação, os dentes naturalmente acabam ficando mais fracos, questão que aumenta a probabilidade do paciente sofrer fraturas.

Além disso, todo esse cenário de acidez na boca ainda pode aumentar as chances do surgimento de cáries, inflamação das glândulas salivares e xerostomia (boca seca), assim como lábios rachados. 

No caso da anorexia, ocorrem alterações nas mucosas, que são geralmente vermelhas e frequentemente atróficas devido a deficiências nutricionais.

Por esse motivo, muitos pacientes acabam buscando por tratamentos estéticos como a lente dental, em casos de distúrbios alimentares, e pesquisando sobre a lente de contato dental quanto custa.

Como uma dieta equilibrada ajuda a manter uma boa saúde bucal?

Assim como qualquer outra parte do corpo, os dentes também necessitam de uma boa alimentação para se manterem fortes e saudáveis. 

Portanto, é necessário manter uma boa dieta para se manter saudável, até mesmo para a manutenção de uma saúde bucal correta. 

Nesse mesmo sentido, a falta de uma alimentação com ingredientes fundamentais, como vitaminas, cálcio, proteínas e etc, pode piorar ainda mais qualquer condição bucal. 

Sendo assim, alimentos que fazem mal como excesso de açúcar, carboidratos e glicose também aumentam a probabilidade de patologias bucais. 

Desse modo, na hora de buscar por uma dieta, através de profissionais como nutricionistas e nutrólogos, é preciso incluir na alimentação a gestão adequada de água, principalmente para pacientes que fazem uso de um aparelho transparente.

Isso porque a água é um fator fundamental para o corpo como um todo, bem como para a boca, que precisa estar úmida e realizar a produção saudável de saliva. 

A falta desse funcionamento pode causar diversas patologias, que por sua vez acabam desencadeando outras. 

Como o acompanhamento com um dentista pode ajudar a pessoa que possui distúrbio alimentar?

Um distúrbio alimentar requer muita atenção. Isso porque, o alimento e os nossos hábitos alimentares são fatores fundamentais para a saúde do corpo como um todo e a nossa longevidade. 

Justamente por isso que esses distúrbios podem afetar todas as partes do corpo, como órgãos vitais, saúde mental e bucal. 

Dessa maneira, o paciente vai precisar fazer um acompanhamento médico com diversos profissionais, inclusive com um dentista especializado em canal, por exemplo. 

Em resumo, o dentista poderá auxiliar em todo o tratamento bucal, podendo revigorar a saúde da boca para a construção de um sorriso novamente estético e saudável através de tratamentos como:

  • Limpeza;
  • Clareamento;
  • Reestruturação do sorriso com aparelhos;
  • Uso de lente dental. 

Esses tipos de tratamento por sua vez, muitas vezes acabam vindo após tratamentos de cáries, gengivites e qualquer outro fator que o paciente possa ter desenvolvido. 

Vale a pena reforçar que isso só dá certo caso o paciente faça outros acompanhamentos para sanar qualquer outro distúrbio alimentar de uma vez por todas. 

Sendo assim, além de conseguir um belo sorriso, é possível ajudar na saúde mental do paciente, uma vez que, ele faz parte da construção da autoestima. 
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

11 + onze =