Inbound marketing: saiba como atrair e converter o seu público

O inbound marketing é essencial nos dias atuais, já que o meio digital domina as formas de comunicação.

Para divulgar os seus produtos, conquistar o mercado e novos clientes e manter os antigos, é necessário entender e aplicar o inbound marketing nas estratégias do seu negócio.

Quer saber como utilizar essa forma de marketing nos seus negócios e atrair novos consumidores até a sua marca? Continue lendo e veja.

O que é inbound marketing?

O inbound marketing é uma estratégia de marketing voltada para a criação e compartilhamento de conteúdos específicos voltados para o seu público-alvo.

Ele tem como finalidade criar um vínculo e uma relação com os seus potenciais clientes e consumidores através de conteúdos que os interessam e que tenham relação com os seus produtos à venda.

Essa relação pode ser duradoura e muito vantajosa para a sua marca, criando uma relação além da compra com o seu cliente.

O inbound marketing é uma estratégia que visa atrair o seu consumidor através do conteúdo, ou seja, não é você que vai até o cliente, é ele que vai até você.

Por exemplo, se você é um fabricante de radiadores industriais, você pode realizar publicações voltadas ao meio industrial.

Você pode criar posts voltados para a funcionalidade e mecânica dos automóveis, quais cuidados o usuário precisa ter com o radiador do seu carro para que esse não lhe dê prejuízo no futuro e formas de manutenção do radiador em caso de má funcionalidade.

Através dessas postagens referentes ao seu produto de venda, os possíveis compradores do seu produto, ou seja, o seu público-alvo, são atraídos até você e o seu conteúdo.

Dessa forma, você atrai um público específico que já possui a intenção de adquirir o seu produto, realizando um marketing mais eficiente.

Vale ressaltar também que, ao realizar o inbound marketing, as pessoas interessadas no seu produto vão até você e podem até se tornar promotores da sua marca por gostarem tanto dessa forma de interação.

É por isso que esse tipo de marketing pode ser traduzido para “marketing de atração”.

Já em uma estratégia de marketing tradicional, onde você vai até o seu cliente, a sua interação com ele acaba sendo de interromper, o que cria uma relação de incômodo e força o seu consumidor a interagir com você contra a sua vontade, em propagandas forçadas.

Essa estratégia de marketing de chama outbound, e ao contrário do inbound, que é uma conexão mais constante com o consumidor, o outbound são propagandas e comunicações mais pontuais e periódicas, com períodos mais longos de intervalo entre elas.

A comunicação é unilateral, onde apenas a marca fala e o cliente pode apenas receber a informação, sem uma troca de interação.

É como, por exemplo, um vendedor de epóxi autonivelante para piso que pode realizar a sua divulgação através de propagandas e anúncios em redes sociais, em revistas, rádio e televisão, direcionados ao seu público, mas sem visualizar a reação dele.

Ambos os métodos funcionam, entretanto possuem essas diferenças. Contudo, já que ambos funcionam, será que o inbound marketing vale a pena?

Os benefícios do Inboud marketing

Possuir a habilidade de atrair clientes em potencial através da alimentação de conteúdo relevante é um dos grandes diferenciais do inbound marketing. Entretanto, esse não é o seu único benefício.

Alcance do público certo

Alcançar uma quantidade de pessoas para o seu negócio é fundamental para que se consiga vender mais. Entretanto, alcançar o público certo pode ser mais vantajoso ainda.

Ao utilizar o inbound marketing, é possível alcançar uma quantidade maior de pessoas. De acordo com a Content Trends 2017, empresas que utilizam o marketing de conteúdo como meio de divulgação alcançam cerca de 2,2 vezes mais visitas do que as que não o fazem.

Além disso, se alcança um público específico que já tem um interesse no seu produto e no seu conteúdo. Não são quaisquer pessoas que são atraídas pelo seu marketing, mas sim pessoas do seu segmento de atuação.

Por exemplo, se você realiza a venda de um cabo atox flexível, esse é um produto muito específico e, ao realizar o marketing de conteúdo, você alcança diretamente as pessoas interessadas nesse produto.

Aproximação com clientes

O nome marketing de atração foi dado a essa estratégia por ela utilizar o meio de transmissão de conteúdo específico e que de fato agrega conhecimento ou entretenimento ao seu cliente, fazendo com que ele queira consumir o seu conteúdo.

Dessa forma também, o seu público estará aberto a ouvir as suas recomendações e dicas, uma vez que o seu conteúdo o agrega, lhe dando um maior poder de persuasão.

Por exemplo, uma empresa que trabalha com a manutenção em válvula redutora de pressão pode criar postagens referentes ao melhor cuidado com essas válvulas, entre outros assuntos.

Assim, a marca se torna referência no mercado para os seus clientes, uma vez que sempre que precisarem de alguma informação referente a esse produto, eles irão te procurar.

Ciclo mais curto de vendas

O ciclo de venda é o tempo entre o primeiro contato com o cliente até a etapa da venda. Segundo a Martech 2017, 50,4% das empresas que adotam o inbound marketing possuem um ciclo de vendas menor que 30 dias.

Já as empresas que não utilizam essa estratégia, apenas 29,5% possuem um ciclo menor de um mês para efetuar as suas vendas.

Ao utilizar conteúdos específicos para o seu cliente, ele cria um laço com a sua empresa e uma relação de confiança, o que o leva mais facilmente à etapa de compra.

Ou seja, um fabricante de bobina de papel kraft, por exemplo, possui uma maior gama de clientes que efetuam a compra em menos de 30 dias caso ele utilize a estratégia de inbound marketing.

Diminuição de custos

Divulgar produtos custa caro. Entretanto, o inbound marketing é mais barato que os meios de divulgação tradicionais. Investir em anúncios ou alimentação de blogs na internet é mais barato que a contratação de anúncios para televisão, por exemplo.

Além disso, essa diminuição de custos também pode causar um aumento na qualidade de divulgações por atingir mais pessoas qualificadas.

Com um menor custo em divulgação e maior alcance de pessoas, é ainda possível investir em outras áreas do seu negócio que necessitam de maior custo.

Por exemplo, ao utilizar o método de inbound marketing na divulgação de uma fresadora laser cnc, é possível utilizar essa economia na compra de novos maquinários e melhorar o setor financeiro da empresa.

Mensuração de resultados em tempo real

Além de publicar conteúdos constantemente, também é fundamental o acompanhamento de seus resultados para conseguir entender quais conteúdos funcionam mais do que outros. No inbound marketing você consegue receber esse feedback de forma mais fácil e rápida.

Por exemplo, uma empresa de assistência técnica de redutores pode realizar muitas publicações em suas redes sociais, entretanto algumas recebem mais engajamento do que outras.

É possível identificar isso através de curtidas, comentários, compartilhamentos, entre muitas outras maneiras de se acompanhar o seu desempenho.

É importante identificar os assuntos de maior interesse do seu público para que se possa focar neles e engajar os seus clientes cada vez mais.

Como aplicar o inbound marketing na sua empresa?

O inbound marketing possui 4 atuações principais. São elas:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Venda;
  • Encantamento.

O processo de operação dessa estratégia é o que o faz ser útil, eficiente e de fácil aplicação.

Atração

A atração de clientes para o seu canal de conteúdo deve ser de um tráfego qualificado, ou seja, de pessoas com o perfil propenso a adquirirem o seu produto. 

Por esse motivo, o seu conteúdo disponível online deve ser relevante para que o seu público-alvo o procure. Isso pode acontecer através de marketing de conteúdo, blog, site, mídias sociais e SEO.

Conversão

O objetivo de atrair o seu público-alvo é de os converter em reais possibilidades de venda, ou seja, em leads. Isso ocorre ao utilizar formulários, páginas de captura de dados e pedir que eles comentem ou curtam as suas postagens, o famoso call to action.

Por exemplo, se você possui uma empresa que fornece aquecedor de ar industrial elétrico, você pode criar um blog com dicas e informações relevantes sobre o produto.

Feito isso, você pode oferecer algum conteúdo online grátis aos seus clientes, através das páginas de captura, como um manual de manutenção de aquecedores de ar, por exemplo.

Dessa forma, o seu cliente começa a adquirir o seu produto de forma gratuita e estará mais próximo de a adquirir de forma paga.

Venda

Nessa etapa é preciso analisar, entre os clientes capturados, quem já está na fase de compra, e isso acontece através de ofertas.

Está na hora de enviar uma boa promoção, usar gatilhos como urgência (o produto vai acabar em algumas horas) ou ótima oportunidade (está muito barato).

Essa é a fase em que o seu cliente já consome o seu produto em pequenas quantidades, basta agora uma boa oferta para que ele consuma o produto por inteiro. Essas ofertas podem ser feitas através de e-mails, capturados na segunda fase, por exemplo.

Encantamento

Após a venda, é necessário manter um bom relacionamento de pós-venda com o seu cliente para que ele compre mais produtos de você no futuro e até te indique para outras pessoas.

Esse é o inbound marketing, uma estratégia que visa um relacionamento com o cliente do começo ao fim e que atrai o cliente até você. Agora basta atrair o seu público-alvo até o seu negócio.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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