Principais regras da comunicação empresarial

A comunicação é importante para toda sociedade, mas quando nos referimos ao setor empresarial essa importância ganha um outro sentido, afinal para que uma empresa cresça e consiga seu espaço no mercado ela precisa ela precisa saber se comunicar.

Sem contar que devido ao avanço da tecnologia e da presença online desses empreendimentos, as empresas sentiram a necessidade de investir cada vez mais na comunicação empresarial.

O objetivo maior dessas ações é dar mais visibilidade e conseguir mostrar uma boa imagem, tanto para o mercado como para os seu clientes, pois é através de uma boa comunicação que a sua empresa consegue:

  • Fechar parcerias;
  • Manter suas operações funcionando;
  • Criar um bom ambiente de trabalho;
  • Saber se comunicar com os seus colaboradores.

Além disso, a comunicação nas empresas exerce um papel muito importante, pois garante que os funcionários realizem suas funções de acordo com as políticas e os objetivos da organização.

Por isso, se você possui um negócio, seja ele de projetos construção civil casas ou uma loja de roupas, é essencial entender como a comunicação empresarial pode auxiliar no crescimento do seu negócio.

Para saber mais sobre a comunicação empresarial e como ele pode ajudar no crescimento do seu negócio, continue lendo esse texto pois separamos as melhores informações sobre o tema.

Afinal, para exercer uma melhor comunicação na sua empresa, você precisa ter conhecimento sobre. Confira!

O que é comunicação empresarial e para que serve?

Antes de entender as regras sobre a comunicação empresarial, é importante compreender o seu conceito, podemos defini-la como uma relação de disponibilização de informações de uma empresa com os seus clientes e funcionários.

Quando falamos de comunicação empresarial, estamos nos referindo a:

  • Comunicação interna;
  • Planejamento estratégico de comunicação;
  • Assessoria de imprensa e relações públicas.

Ou seja, tudo que diz respeito à comunicação em uma empresa, pois todas elas se complementam e precisam ter a devida atenção.

Saiba que é pela comunicação empresarial que empresas de outsourcing em SP, por exemplo utilizam estratégias de comunicação, com o intuito de melhorar a imagem da marca e os resultados obtidos.

Sem contar que a comunicação empresarial também é responsável pela interação dos seus funcionários, que se comunicam de diversas formas, seja de maneira interpessoal, através de anúncios, vídeos institucionais, enfim.

A comunicação empresarial envolve um conjunto de procedimentos e técnicas que são adotadas pela empresa, para que seja possível transmitir informações sobre a instituição como:

  • Desempenhos;
  • Resultados;
  • Missão;
  • Objetivos;
  • Metas;
  • Projetos;
  • Processos;
  • Normas;
  • Procedimentos;
  • Instruções de serviços.

Entre outros aspectos, saiba que a comunicação empresarial faz parte de uma boa gestão, pois se feita da maneira certa consegue garantir um funcionamento com integração e clareza sobre a produtividade do empreendimento. 

Em outras palavras, a comunicação tem potencial para ser uma grande vantagem competitiva.

Pense que uma empresa que presta serviços de consultoria para cetesb, que tem uma boa comunicação com os seus funcionários, consegue ter um serviço de melhor qualidade, o que reflete nos seus clientes e na sua satisfação.

Tipos de Comunicação Empresarial

Como você pode perceber a comunicação empresarial é muito importante, saiba que existem vários tipos, cada um com as suas características, cabe a sua empresa entender e investir no modelo que mais condiz com a sua realidade. veja a seguir quais são elas.

Comunicação interna

Como o próprio nome sugere, a comunicação interna é direcionada aos profissionais que fazem parte da empresa, incluindo todos eles.

Essa é uma comunicação essencial para o desenvolvimento de qualquer negócio tenha você uma empresa de consultoria CIPA ou uma livraria, afinal a comunicação entre os setores, funcionários e gestores é fundamental para o bom funcionamento do negócio.

A comunicação interna é uma ótima ferramenta para disseminar a cultura organizacional de uma empresa, pois é através dela que:

  • Missão;
  • Visão;
  • Valores;
  • Objetivos;
  • Metas.

Serão transmitidos para todos os setores, fazendo com que os colaboradores entendam a mensagem e consigam desenvolver suas funções da melhor forma, essa comunicação pode ser feita através de avisos, ofícios, conversas, entre outros. 

Comunicação externa

A comunicação externa é voltada para o público-alvo da empresa, ou seja os clientes, investidores, stakeholders, leads, entre outros, ela é responsável por criar e desenvolver a imagem da empresa no mercado.

Dessa forma, quando uma empresa de monitoramento ambiental por imagens de satélites, por exemplo, realiza uma boa comunicação externa, consegue aumentar suas vendas, fidelizar seus clientes e ter uma imagem positiva no mercado.

Comunicação descendente

A comunicação descendente também pode ser conhecida como top-down, esse é um modelo de comunicação muito rígido, pois a sua tomada de decisão é centralizada nos cargos mais altos da gerência.

Por exemplo, quando uma empresa de sistema de controle de acesso exerce esse tipo de comunicação, as ordens costumam vir do alto executivo, conectando com os demais colaboradores.

Esse tipo de comunicação tem como objetivo principal direcionar e instruir os funcionários de uma empresa.

Comunicação ascendente

Esse tipo de comunicação é um pouco diferente do exemplo acima, pois diferente do modelo descendente a bottom-up como também é chamada toma forma nas bases hierárquicas. 

Por exemplo, quando uma empresa de licenciamento ambiental estadual MG, utiliza essa comunicação, os seus funcionários se comunicam e expõem suas opiniões referente às demandas, além de auxiliar nas decisões da empresa.

Comunicação horizontal

A comunicação horizontal é aquela que acontece entre os colaboradores de um mesmo nível hierárquico, é através disso que a relações são construídas, as pessoas se tornam colegas de trabalho e criam um ambiente saudável na empresa.

Essa comunicação é responsável pela fluidez das relações entre os funcionários, além dos compromissos diários com a empresa.

Comunicação circular

A comunicação circular é popularmente conhecida como comunicação sem nível, esse é um modelo bem comum nas pequenas empresas e entre os microempreendedores, ela ocorre pela quantidade de colaboradores que existem nesses lugares.

Sem contar que uma pequena empresa de pgr completo, por exemplo, conta com uma grade de funcionários que se conhecem entre si, dessa forma quanto maior for a proximidade entre os funcionários maior será a troca de informações entre eles.

Benefícios da comunicação empresarial

Saiba que manter a comunicação transparente faz muita diferença no seu negócio, ainda mais nos momentos de crise, onde os funcionários se sentem vulneráveis e com medo de que a empresa não os compreenda.

Por isso que manter a comunicação da sua empresa de maneira clara e objetiva, ajuda no progresso do negócio e nas funções de cada equipe, além de claro na imagem que você deseja passar para o público, os benefícios mais importantes são:

  • Melhorar o clima organizacional;
  • Fortalecer a cultura da empresa;
  • Diminuir os ruídos de comunicação;
  • Fortalecer a sua marca;
  • Proporcionar um diferencial competitivo.

Ou seja, uma empresa que consegue ter uma comunicação efetiva só sai ganhando e ainda consegue crescer no mercado, afinal ela saberá como se portar frente aos seus funcionários, clientes e principalmente no mercado.

Importância da comunicação empresarial

Como já dito a comunicação é essencial para a nossa sociedade, afinal foi através dela que as civilizações conseguiram se desenvolver ao redor do mundo, pense que sem se comunicar uma empresa não consegue ir muito longe.

Por isso é essencial trabalhar a comunicação empresarial em seu negócio, isso facilita a resolução  dos conflitos, além de centralizar todas as informações em um único lugar para manter o processo de vendas mais eficaz.

Afinal é através da comunicação que você consegue compreender o seu cliente, entender suas necessidades e com isso oferecer aquilo que ele precisa no momento e no canal certo.

Como vimos a comunicação empresarial, permite que todos os funcionários criem relações e se comuniquem entre si, tornando o trabalho mais eficaz e garantindo a fluidez de todos os processos.

É através da comunicação que você consegue conquistar novos clientes, seja através de campanhas ou informações que você disponibiliza sobre os seus produtos e serviços, sem uma boa comunicação sua marca permanece no anonimato. 

Como vimos a comunicação é uma ferramenta que faz parte da nossa rotina, seja uma pequena, média ou grande empresa ela precisa se comunicar, por isso é fundamental que você dê a devida atenção para essa prática. 

Uma comunicação empresarial bem feita, consegue projetar a sua empresa para o negócio, além disso é importante entender que tanto o perfil do consumidor como dos funcionários tem mudado, cabe a você adequar seu negócio para essa nova realidade.

Afinal as empresas que contam com uma boa comunicação, só têm a ganhar, seja entre os seus processos, referente ao mercado ou aos seus consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.