Vale a pena utilizar SMS como estratégia de negócios?

A criatividade implementada na divulgação de empresas e marcas, e os respectivos produtos e serviços, se utiliza de diferentes ferramentas, e o uso do SMS como estratégia de marketing pode ser uma maneira de expandir o alcance do público-alvo ideal. 

Dependendo do porte da empresa, principalmente para quem está iniciando no mundo dos negócios, ou tem como pretensão atender um mercado localizado, o orçamento pode ser limitado.

Por isso que o uso do SMS como estratégia de marketing é uma solução acessível e econômica, que pode ser empregada dentro de um planejamento de divulgação para leads, isto é, os clientes em potencial, e aqueles que já possuem relacionamento comercial com a empresa.

O que é SMS como estratégia de marketing?

O SMS (Short Message Service), ou serviço de mensagem curta, está presente na vida de usuários de celulares, mesmo antes de se tornarem smartphones e ganharem diversos aplicativos de comunicação. 

Por isso, muitas pessoas possuem familiaridade com esse tipo de ferramenta, e muitas empresas entendem o SMS como estratégia de marketing potencial para alcançar os mais diversos clientes que precisam de câmara fria, utilizando textos curtos e diretos.

Sendo assim, vale responder desde já sobre a validade do uso de SMS como estratégia nos negócios com uma afirmativa que possui várias justificativas e benefícios. 

As empresas podem enviar mensagens de texto para lead e clientes para aumentar o reconhecimento da marca, aumentar o engajamento e até mesmo gerar vendas.

Conexão com clientes via SMS como estratégia

Um dos principais benefícios do uso de mensagens SMS é que ele cria uma conexão pessoal e íntima com os clientes. 

Como empresa local ou independente, em particular, ter esse tipo de conexão com os clientes é de grande importância. 

Todo e qualquer empreendedor pode ter como meta construir relacionamentos com o público-alvo, além de apenas promover vendas. 

Com isso, a fidelidade à empresa, ou a marca em si, desenvolve-se, sendo fundamental para garantir o retorno dos clientes. 

Usuários abrem SMS sempre

Essa conexão se mostra eficiente quando se trata da taxa de abertura de SMS pelos usuários. Segundo dados apresentados pelo artigo publicado pelo Resultados Digitais, 98% das mensagens enviadas nesse modelo de comunicação são abertas. 

Quando comparado com outros meios de contato entre empresas e consumidores, esse número supera a e-mails e DMs (Direct Message), as mensagens diretas de redes sociais. 

Uma taxa de abertura é crucial para o sucesso de uma campanha de SMS como estratégia de marketing.

Por isso é preciso implementar, dentro de um planejamento publicitário de climatizadores evaporativos, o envio de SMS, a fim de garantir que um número tão grande do público tenha acesso às mensagens enviadas. 

Isso também reflete no ROI (Return Over Investiment), ou seja, no retorno sobre investimento, mesmo que o valor seja menor que em outras estratégias de marketing. 

Acesso imediato ao destinatário

Outra comparação que pode ser feita com o e-mail é o acesso imediato à mensagem enviada via SMS como estratégia de marketing. 

Em média, uma pessoa pode levar até 90 minutos para abrir ou responder a um e-mail. Quando se trata de SMS, a abertura da mensagem e leitura ocorre em até 3 minutos, segundo a Facilita Móvel. 

Mais uma vez, se prova que a rapidez e facilidade na construção de um relacionamento entre empresa de ar condicionado e cliente é melhor. 

Com uma rotina acelerada, as pessoas que esperam mais de 1h30 para ler podem se esquecer do que foi ofertado. No entanto, o envio da mensagem de texto proporciona um feedback instantâneo, o que proporciona um relacionamento mais rápido. 

Engajamento de clientes e fidelização

O SMS como estratégia de marketing é uma forma de comunicação envolvente, principalmente pelo fato de ser muito curto, conciso e direto ao ponto. 

Pelo formato imposto, as mensagens de texto não podem ser confusas e detalhadas. Quando se fala diretamente com os clientes, a empresa fornece ass informações mais relevantes e necessárias diretamente na ponta dos dedos. 

Os anúncios não são vagos, ou mesmo abertos à interpretação, deixando o destinatário decidir sobre o produto ou serviço que de como saber se a correia dentada está ruim voltadas para reposição ou substituição. 

Na verdade, a empresa está entregando a cada pessoa que recebe o SMS como estratégia de marketing informações diretas, e que são de relevância comercial. 

Essa mensagem permite a criação de uma via de comunicação com dois lados, sendo rápido e positivo entre a marca e a base de clientes. 

Custo-benefício do SMS como estratégia

As mensagens curtas são uma estratégia de comunicação particularmente econômica, podendo garantir que a empresa seja capaz de produzir altos retornos sobre gastos marginais. 

Quando o orçamento está apertado e a empresa tem fundos limitados, se houver, para investir em marketing, é crucial que se possa tirar o máximo proveito do valor monetário.

Inbound marketing como suporte crucial

O inbound marketing é crucial para quem utiliza o SMS como estratégia de divulgação de produtos e serviços, exatamente pelos 4 pontos em que se baseia:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Vender;
  • Reter, ou encantar.

O SMS como estratégia de marketing é baseado em permissão e funciona seguindo as etapas do inbound marketing, em que é preciso obter as informações dos clientes diretamente deles para ter em uma lista para enviar informações sobre cursos de gestão empresarial, por exemplo.

Isso significa que é possível captar detalhes adicionais sobre eles no momento de coletar dados demográficos, como idade, gênero, profissão e interesses. 

Essa é uma tática de marketing muito útil, permitindo garantir que seja enviado informações mais relevantes para os clientes. 

Da mesma maneira, permite melhor ROI e também significa que a empresa pode personalizar a mensagem de forma específica. 

Segurança de dados com base na lei

Um fato importante está relacionado à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Digitais), em que as informações dos clientes devem ser protegidas com base na legislação vigente. 

Tendo isso como princípio básico dentro de uma empresa, todo empreendedor ganha uma vantagem direta, pois significa que foi permitido aos clientes enxergar o lado humano da empresa que trabalha com locação de impressora laser colorida multifuncional para escritórios.

Dessa forma, as empresas passam a trabalhar na comunicação com os clientes de forma humanizada, com mensagens que reforçam o relacionamento, e mantém a segurança digital como um todo.

Com uma camada de detalhes, segundo as premissas da lei, ajuda a consolidar uma conexão pessoal, o que torna mais propenso que os clientes respondam de forma positiva às mensagens.

A fidelidade do cliente é realmente fundamental.

Frequência de mensagens deve ter equilíbrio

Mesmo com uma conexão eficiente com os clientes, uma taxa de abertura e retorno satisfatórios, uma empresa não pode se deixar levar, mesmo tendo o sentimento de que conhece, de fato, o público-alvo. 

Para não correr o risco de ter o número usado no SMS como estratégia de marketing, é preciso encontrar um equilíbrio quanto à frequência de envio de mensagem. 

Também vale lembrar que se trata de uma empresa, e ser profissional é muito importante, tanto na linguagem quanto no número de mensagens em um curto espaço de tempo. 

Na maioria das vezes, enviar mensagens publicitárias com muita frequência pode irritar os destinatários. Nesse caso, quanto menor o número de mensagens, melhor.

Pode ser que seja uma maneira econômica, e quem sabe, até mesmo mais eficiente de se comercializar produtos como caixas cartonagem personalizadas às empresas de empacotamento. 

Nesse caso, há uma linha tênue que toda empresa deve se equilibrar, e encontrar o número para que uma marca seja lembrada, mas de maneira positiva. 

Quem beneficia o SMS como estratégia de marketing?

O marketing por SMS pode beneficiar muitos tipos diferentes de negócios. 

Os sites e-commerce provavelmente se beneficiam mais do SMS marketing, pois permite notificar os clientes sobre ofertas promocionais, campanhas e confirmações de pedidos e envios. 

As empresas de viagens também se beneficiam do marketing por SMS. Eles podem notificar os clientes sobre atualizações de horários e alterações de voos, portões de embarque, cancelamentos, alertas meteorológicos urgentes e mudanças de assentos.

O SMS como estratégia de marketing também é usado para comunicação interna. 

Para as mais diversas empresas, de pequeno, médio ou grande porte, as mensagens SMS em massa podem transmitir informações importantes e notificar a equipe com urgência.

As empresas de serviços de assistência técnica notebook dell também se beneficiam do SMS. Elas podem notificar os clientes sobre os compromissos e confirmar horários com eles, seja para recepção do equipamento ou para relatar orçamento ou disponibilizar a entrega. 

Conclusão

A implementação do SMS com estratégia de marketing pode fazer parte de diferentes planejamentos de divulgação. 

Muitos empreendedores conhecem essa ferramenta, e mesmo assim evitam executá-la. Mas é a facilidade de acesso às mensagens e a comunicação curta que tornam o SMS como estratégia de marketing bem-sucedido. Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *